Pré-venda da nova camisa do Inter! Compre agora
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
1970
Tri Nacional
Ver linha do tempo

Foi na década de 1970 que o Internacional mostrou definitivamente quem era a maior força do sul do Brasil. O novo Estádio Beira-Rio correspondeu à expectativa da fanática torcida e foi palco para uma época dourada no Clube do Povo, que cravou sua bandeira no topo mais alto do futebol nacional. Foram três títulos brasileiros, um deles invicto – feito jamais igualado, assim como o octacampeonato gaúcho, conquistado entre 1969 e 1976. Uma década de craques como Falcão, Figueroa, Valdomiro, Carpegiani, Jair e muitos outros.

Em 1975, com uma emocionante vitória sobre o Cruzeiro, no Beira-Rio, o Colorado colocou a primeira estrela de ouro no peito. O único gol da final foi marcado pelo ídolo Elias Figueroa, o famoso ‘Gol Iluminado’. Em cruzamento de Valdomiro, o chileno saltou para cabecear sob um solitário facho de luz no Gigante, efervescente em festa. O Inter era campeão brasileiro pela primeira vez na sua história! Este foi, também, o primeiro título nacional de uma equipe gaúcha.

No ano seguinte, o desafio era permanecer no topo. O time manteve a base vitoriosa e deu sequência ao domínio nacional com um incrível aproveitamento de 84% – recorde ainda vigente no Brasileirão. Após grande campanha, a conquista do bicampeonato veio em cima do Corinthians. A vitória por 2 a 0 foi construída em duas cobranças de falta de Valdomiro. Na primeira, o artilheiro Dadá aproveitou o desvio na barreira e subiu de cabeça para abrir a conta. O segundo veio com o próprio camisa 7, em arremate certeiro, que beijou o travessão antes de quicar dentro do gol. O Beira-Rio explodia em festa para o bicampeão – o Brasil era vermelho novamente!

O Tri veio de maneira especial: sem conhecer o sabor da derrota. A equipe do técnico Ênio Andrade disputou 23 partidas na competição e não foi derrotada em nenhuma. Ao todo, foram 40 gols marcados e somente 13 sofridos, em uma trajetória espetacular jamais vista. A histórica campanha invicta foi repleta de grandes desafios, superando tradicionais equipes do futebol nacional, mas os adversários entravam em campo sabendo que seriam derrotados por Falcão e companhia. A final foi a síntese perfeita da campanha colorada: duas vitórias sobre o Vasco da Gama de Roberto Dinamite, no Maracanã e no Beira-Rio. No Rio de Janeiro, mesmo desfalcado, dois gols de Chico Spina selaram a vitória colorada por 2 a 0. Na volta, Jair e Falcão garantiram o placar de 2 a 1. O Gigante explodia de alegria e o Inter reinava absoluto no futebol brasileiro.