Pré-venda da nova camisa do Inter! Compre agora
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
1960
Beira-Rio
Ver linha do tempo

Após quase duas décadas de domínio regional, o Inter estava pronto para alçar voos mais altos. Um título nacional parecia distante para um clube fora do grande eixo, mas o desafio exigia mais do que um time talentoso: era preciso uma estrutura grandiosa. Assim, o projeto do tão sonhado Gigante da Beira-Rio começou a tomar forma e se tornar realidade. Ao mesmo tempo, dentro de campo, o Colorado começava a expandir seus horizontes e conquistar novos territórios.

Apesar dos escassos recursos financeiros, direcionados em sua grande parte à construção do Beira-Rio, o Inter montou uma excelente equipe, contando com o talento de garotos como Bráulio, Dorinho e Pontes. Logo na primeira participação em competição nacional, no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Inter fez grande campanha chegando até a fase final, na qual acabou ficando com o vice-campeonato perante ao Palmeiras de Ademir da Guia. No ano seguinte, o Colorado repetiu a dose e o título escapou por pouco, ficando atrás apenas do Santos de Pelé. O Colorado começava a ocupar seu espaço entre os maiores clubes do Brasil.

Foram três décadas no lendário Estádio dos Eucaliptos, que apesar da mística e conservação, não comportava mais o tamanho do Clube. Em 6 de abril de 1969, o Inter finalmente inaugura o Gigante da Beira-Rio. Na partida de estreia, vitória por 2 a 1 sobre o Benfica de Eusébio, principal time europeu daquela década. Com apenas 18 anos, o ídolo Claudiomiro eternizou seu nome na história ao marcar o primeiro gol do Estádio.