
O Sport Club Internacional carrega com orgulho o título de Clube do Povo, e o povo é o mundo em que vivemos. Por isso, assumimos um papel ativo na luta por um futuro mais sustentável — dentro e fora das quatro linhas.
Concientes da responsabilidade que temos, nos orgulhamos de trabalhar diariamente com 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para Agenda 2030 que guiam nossas iniciativas. São eles:
O Beira-Rio, nossa casa, também é palco de inovação ambiental.
O Estádio Beira-Rio, tem CERTIFICAÇÃO LEED SILVER, que é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações, criado pelo órgão norteamericano U.S. Green Building Council. Além de benefícios ambientais, como a adoção de medidas que apoiam o combate às mudanças climáticas, a certificação traz ao empreendimento diversas outras vantagens, como, por exemplo, diminuição do custo operacional, valorização do imóvel, modernização da edificação, melhoria na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes.
A cobertura foi projetada de tal forma a permitir grande incidência solar no gramado, reduzindo a necessidade de iluminação complementar para a regeneração do gramado.

Cobertura
A cobertura do Beira-Rio é feita em materiais opacos que refletem a incidência solar reduzindo a temperatura interna da construção, utilizados nos módulos da estrutura e com propriedade translúcida utilizado entre módulos.
O sistema de captação de água da chuva, nas 22 das 65 membranas que recobrem o Estádio, são destinadas para duas cisternas com capacidade total de 300m, equivalente a 300.000 litros de água, e são reutilizadas nos vasos sanitários do estádio.
Sanitários
O Estádio possui 450 mictórios secos, que não utilizam acionamento de descarga de água e geram uma economia de 105.000 litros de água por jogo, considerando uma média de público de 30.000 torcedores, sendo 70% do sexo masculino.
Em 2024, o Beira-Rio recebeu 737.436 torcedores e devido ao sistema de mictórios secos, a economia foi de 2.581.026 litros de água ou 2.581,02 m3*
Os gramados do Beira-Rio, CT Profissional e CT da Base possuem iniciativas sustentáveis que unem proteção ao meio ambiente e performance, sendo o principal considerado um dos melhores do Brasil.
Em 2024, foram compostadas mais de 8 toneladas (188m3) de aparas de grama que deixaram de ir para aterros sanitários.
A rega do gramado acontece através da captação de água de um poço tubular profundo outorgado pelo Departamento de Recursos Hídricos/SEMA, evitando a adição do cloro e outros tratamentos de água, sendo o ideal para o tratamento do gramado e colaborando com a redução de todos os processos de tratamento.
A Central de Resíduos opera dentro do complexo do estádio e realiza o manejo correto, ou seja, a triagem, pesagem e embalagem de 100% dos resíduos sólidos gerados em eventos, jogos e no dia a dia do Clube.
Este trabalho é operado por catadores cooperativados que vendem o material, convertendo a renda para a cooperativa.
Os resíduos perigosos e os da saúde, também tem a destinação adequada. Apenas os rejeitos e restos de alimentos vão para aterros.
Em 2024, foram recicladas, na Central de Resíduos do Inter, mais de 36 toneladas de resíduos secos.
Importante salientar que, para cada resíduo coletado e reciclado, é deixado de extrair recursos do meio ambiente, economizando água e evitando a liberação gases de efeito estufa (GEE).
Evidenciando nossa busca constante por processos mais limpos, em 2024 renovamos nossa Certificação da Gestão de Resíduos Sólidos, o que faz do Inter, modelo de operação, sendo o único clube de futebol das Américas a ter duas certificações.

Presente no Mercado Livre de Energia desde o início de 2019, o Estádio Beira-Rio simboliza a preocupação ambiental com a iniciativa que contabiliza os gases de efeito estufa (GEE) que deixaram de ser emitidos graças à compra de energia renovável no Ambiente de Contratação Livre (ACL).
De janeiro a dezembro de 2024, 186,889 toneladas de dióxido de carbono foram evitadas na atmosfera.

Com a finalidade de promover a mobilidade urbana, com uma opção limpa de transporte e desafogamento do trânsito, o SCI disponibiliza aos seus colaboradores e torcedores, 3 áreas com bicicletários (P7, P2 e sunset), totalizando 300 vagas em locais visíveis e acessíveis.

Em 2025, todos os jogos do Internacional no Campeonato Gaúcho tiveram suas emissões de carbono totalmente neutralizadas. Foram compensadas 24 toneladas de CO2 equivalente, por meio de créditos de carbono certificados e reconhecidos internacionalmente, registrados na UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima).

Como iniciativa de desenvolvimento sustentável e social, uma cooperativa de catadores gerenciada por mulheres, a ASCAT, atua na coleta seletiva e triagem dos resíduos gerados no Beira-Rio, Gigantinho, Parque Gigante e Centros de Treinamento - Profissional e Base, gerando trabalho e renda, beneficiando até 50 colaboradores diretos, sendo destes, 30 mulheres, que são chefes de família.

Em 2023, o Internacional lançou o uniforme 3 com o conceito focado em ressaltar as iniciativas relacionadas a sustentabilidade que levaram o Clube a ser reconhecido nacional e internacionalmente como pioneiro no tema.
Nesta coleção, os uniformes foram feitos 100% de poliéster reciclado.
