Patrimônio
Beira-Rio
Inaugurado no dia 6 de abril de 1969, o Beira-Rio passou por grande processo de modernização visando à Copa do Mundo de 2014. As obras do projeto, denominado ‘Gigante Para Sempre’, começaram em março de 2012, e duraram cerca de dois anos, período suficiente para a casa dos colorados ser adaptada às exigências e padrões internacionais do futebol estipulados pela FIFA.
Mais confortável e seguro, o Gigante sediou cinco partidas do Mundial do Brasil, e serve, desde sua reabertura, realizada na véspera de completar 45 anos, sendo motivo de orgulho para todos os colorados e brasileiros. Remodelada, nossa casa oferece a todos grande acessibilidade, além de diversos serviços em sua estrutura, tanto interna quanto externa.
Estruturalmente, a inovação que mais chama atenção é a cobertura, composta por 65 módulos intertravados entre si, totalizando estrutura de, aproximadamente, 4.700 toneladas de aço. Construída em estrutura metálica, soma 36m de altura e 53m de comprimento, e tem suas membranas confeccionadas em PTFE (Politetrafluoretileno), material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil.
Saltando aos olhos, ainda, sobressai-se a iluminação cênica, capaz de colorir o Beira-Rio nas mais variadas cores. O sistema adota 910 projetores de 41 watts, distribuindo 14 refletores por folha de cobertura. É desta forma que o Gigante consegue se adaptar a qualquer cenário imaginado, encantando toda a população gaúcha.
Outro motivo de orgulho para a torcida colorada é o gramado do Beira-Rio. Conhecido há mais de 50 anos por oferecer um verdadeiro tapete aos atletas que desfrutam da oportunidade de disputar uma partida em suas instalações, o Gigante tem como grama permanente a Bermuda Tifgrand, enquanto, no inverno, planta-se a Azevem.
O sistema de drenagem do campo é a vácuo, capaz de garantir condições de jogo até mesmo debaixo de chuvas intensas. De sua parte, a irrigação opera com 15 reservatórios de 12 mil litros, totalizando reserva de 180 mil litros para o sistema de distribuição hidráulica, que conta com 24 aspersores para irrigar o gramado.
Gigante, o templo colorado foi construído para figurar entre os maiores do país, posto que até hoje, vivendo sua quinta década de história, ocupa. Ao todo, o Beira-Rio comporta público de até 50.848 pessoas, que contam, além das arquibancadas, com 71 camarotes dispostos no nível 4 do estádio, 39 tribunas com com dois lounges e 55 camarotes superiores com capacidade para 18 pessoas cada. O setor sem cadeiras, inaugurado no primeiro trimestre de 2019, comporta 5.000 torcedores. Em caso de emergência, todo o Estádio tem capacidade para ser evacuado em menos de 8 minutos, atendendo à recomendação da FIFA.
Os mais nostálgicos certamente guardam, entre suas inúmeras recordações do Beira-Rio, diversas lembranças da antiga ‘goleira do placar’, situada no lado sul do Gigante. Foi ali, por exemplo, que Tinga marcou o segundo gol da decisão da Libertadores 2006. Figueroa, em 1975, também naquele recorte de grama subiu para marcar o tento colorado e fincar nossa bandeira além do Mampituba. Na atualidade, são dois os placares eletrônicos existentes no estádio, os quais oferecem imagem da melhor qualidade para a torcida alvirrubra em suas dimensões de 12,16m por 6,72m.
À altura da imponência dos placares está a potência dos refletores do Beira-Rio. Capaz de tornar as cores mais vibrantes e evitar quaisquer sombras, a iluminação de jogo adota 404 projetores de 2.000 watts de potência cada, assim figurando entre os padrões mais elevados existentes no mercado.
Quem também conta com atendimento de excelência no Gigante é a mídia, que conta com 16 cabines de imprensa, sendo 12 dessas menores, e outras quatro para televisão. Além destas, existe ainda um espaço para posicionamento das câmeras de jogo.
Nem tudo no Beira-Rio, contudo, é novidade. Da estrutura original do Estádio foram preservadas toda a arquibancada superior e a parede de contenção da inferior. A antiga marquise, localizada no lado mais próximo ao Rio, e o popularmente conhecido “boné”, ao lado da Padre Cacique, foram mantidos, com alterações, para abrigar os skybox e o CCO (centro de comando de operações). Assim, apesar de intensas as transformações físicas impostas ao Gigante em nada abalarão uma certeza compartilhada por todos os colorados e coloradas: a alma de do Beira-Rio permanece intacta. Este templo é único, mágico. É a nossa casa.
CT do Parque Gigante
Desde julho de 2012, o grupo profissional do Inter treina no CT do Parque Gigante. Localizado às margens do Guaíba, com acesso pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), o Centro de Treinamento possui estrutura completa para a preparação dos jogadores.
Com área 36.188,30m², o espaço comporta dois campos nos padrões oficiais da FIFA, academia de musculação, sala de fisioterapia, sala médica/enfermaria, sala de fisiologia, refeitório, vestiário completo, piscina térmica, caixa de areia, salas administrativas/reunião, sala de serviço social, sala de imprensa e estacionamento. Além de tudo isso, os atletas colorados ainda têm o privilégio de treinar junto à orla do Guaíba, em um dos lugares mais bonitos de Porto Alegre.
Quer conhecer mais sobre o CT do Parque Gigante? Então faça um tour pela galeria de fotos!
Academia
Enquanto fortalecem a musculatura nos diversos e modernos aparelhos existentes na academia do CT, os atletas podem contemplar a bela paisagem do Guaíba.
Sala de Fisioterapia
É aqui que os jogadores realizam atividades fisioterápicas quando estão com alguma lesão. A sala possui todos os equipamentos necessários para o tratamento dos jogadores.
Refeitório
Depois dos treinos, os jogadores fazem um lanche neste espaço para repor as energias gastas durante as atividades. As refeições são preparadas na cozinha industrial existente no local. O cardápio, com dieta balanceada, é especialmente elaborado pela nutricionista do Clube, que também conta com uma sala específica no CT.
Vestiário
Com estrutura similar à do vestiário do Estádio Beira-Rio, este espaço dispõe de chuveiros, banheiros, armários pessoais para cada atleta e rouparia.
Sala funcional
Sala de reuniões
Auditório
Parque Gigante
Situado em uma área privilegiada de Porto Alegre, junto à Orla do Rio Guaíba e com uma abundante área verde, o Parque Gigante é a área de lazer oferecida aos(às) sócios(as) do Sport Club Internacional. O Parque foi fundado no dia 20 de janeiro de 1983 e, a partir de 29 de novembro de 1992, foi batizado com o nome de Ephrain Pinheiro Cabral, homenageando o ex-presidente do Clube, autor do projeto de doação do terreno onde está situada esta magnífica área de lazer.
Com uma área de 13 hectares, a área dispõe das seguintes instalações:
– Galpão Crioulo com capacidade para 200 pessoas;
– Salão de festas para 95 pessoas;
– Quiosques coletivos com churrasqueira e caixas térmicas;
– Quiosques individuais com churrasqueiras;
– Espaço Kids;
– Piscinas ao ar livre;
– Piscina térmica semiolímpica;
– Quadra poliesportiva;
– Quadras de tênis de saibro;
– Áreas de lazer;
– Amplo estacionamento;
– Amplos vestiários;
– Bicicletário;
– Chuveiro ao ar livre;
Atendimento Parque Gigante |
Segunda a sexta: 8h30 às 12h e 13h às 17h30 Sábado: 9h às 13h Telefone: (51) 3230-4664 WhatsApp: (51) 98114-6363 E-mail: pgigante@internacional.com.br |
> Mais informações sobre o Parque Gigante
Gigantinho
Ginásio de esportes Gigantinho
O Gigantinho foi palco de inúmeros eventos e shows. Confira as atrações nacionais que passaram pelo ginásio do Inter: Belo, Calypso, Dead Fish, Dr. Sin, Elba Ramalho, Elis Regina, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Jota Quest, Legião Urbana, Mamonas Assassinas, O Rappa, Paralamas do Sucesso, Raimundos, Rita Lee, Roberto Carlos, Roupa Nova, Sandy e Junior, Secos e Molhados, Sepultura, Shaaman, Titãs, Tuatha de Danann, Ultraje a Rigor, Victor & Leo e Xuxa, além de eventos como o Fórum Social Mundial, Fórum Mundial de Educação e visita o Papa João Paulo II, em 1980.
Muitos shows internacionais também foram atração no Gigantinho: A-Ha, Avril Lavigne, B. B. King, Bad Religion, Ballet Bolshoi, Bill Halley, Black Sabbath, Circo de Moscou, Deep Purple, Destruction, Disney on Ice, Echo & the Bunnymen, Eric Clapton, Evanescence, Genesis, Hanson, Harlem Globetrotters, Hillsong United, Holiday On Ice, Iron Maiden, Judas Priest, Lauren Harris, Living Colour, Mark Knopfler, Mudhoney, New Order, Nightwish, Oasis, O Mágico de Oz, Pearl Jam, Rage, Ramones, Ray Conniff, RBD, Red Hot Chili Peppers, Rick Wakeman, Roxette, Carlos Santana, Scorpions, Skid Row, The 69 Eyes, The Australian Pink Floyd, The Cure, The Hellacopters, The Offspring, Van Halen e Whitesnake.
CT Morada dos Quero-Queros
Localizado em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o Centro de Treinamento do Internacional foi inaugurado oficialmente em maio de 2012, sendo reinaugurado em setembro de 2021, após reforma. O local é a casa dos atletas das categorias de base e da Escola Rubra. O espaço conta com toda a infraestrutura necessária para garantir a melhor formação de craques colorados.
O alojamento é equipado com 20 quartos com capacidade para quatro pessoas, banheiro, ar-condicionado e televisão. Para as atividades, o CT tem quatro campos de futebol profissional, oito vestiários, academia moderna, piscina térmica e departamento médico. Há também um campo oficial de grama sintética.
Mesmo fora do complexo Beira-Rio, os jogadores da base têm a mesma equipe de profissionais dando o suporte para suas atividades, como nutricionistas, médicos, assistentes sociais e fisioterapeutas. Além disso, o CT possui refeitório, auditório para palestras e, claro, área de lazer para os momentos de descontração em grupo. Uma estrutura que representa apenas o primeiro passo do que o Clube planeja para o futuro, um CT próprio e completo para todos os profissionais do futebol.
Infraestrutura do CT |
Quatro campos oficiais de futebol Um campo oficial de grama sintética Dois campos para a Escola Rubra Oito vestiários Academia Departamento médico Departamento de fisioterapia Departamento de nutrição Departamento de serviço social Vinte quartos equipados com quatro camas, banheiro, ar-condicionado e TV Refeitório Auditório Sala de lazer |
CT de Guaíba
No ano de 2009, o Sport Club Internacional iniciou as primeiras tratativas com as autoridades do Município de Guaíba para prospecção de uma área para construir seu Centro de Treinamento. A área em questão situa-se em posição estratégica para o Clube, localizada junto à divisa entre os municípios de Guaíba e de Eldorado, na Estrada do Conde, na margem oposta do Lago Guaíba, praticamente em linha reta em relação ao Complexo Beira-Rio e Parque Gigante.
Assembleia do RS aprova concessão
Dez anos depois, no dia 5 de novembro de 2019, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou o projeto de concessão definitiva da área na qual o pretende-se erguer um CT que contemple espaço para formação de atletas integrada – logo, atendendo o Futebol Profissional e as Categorias de Base. A validação do projeto de lei foi aclamado após amplo debate entre várias bancadas, por 38 votos favoráveis contra quatro contrários. O debate recebeu importante incremento em abril de 2019, quando o Clube do Povo entregou ao governo do Rio Grande do Sul o detalhamento das contrapartidas pela permissão para utilizar o terreno em Guaíba. A partir destas, o Colorado gaúcho, reforçando seu caráter não apenas enquanto formador de grandes atletas, mas sim cidadãos, compromete-se a reformar, adequar e ampliar escolas selecionadas pela Secretaria de Educação.
Governador sanciona projeto de lei e Estado faz doação definitiva
No dia 27 de novembro de 2019, o governador Eduardo Leite sancionou o o projeto de lei 409/2019 que autorizava a doação. Quase um mês depois, em 26 de dezembro, o Internacional tornava-se o dono oficial do terreno de mais de 736 mil metros quadrados no município de Guaíba, em ato de doação realizado na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).
A partir de então, o Inter dá importante passo na direção da captação de recursos que vislumbra, além da construção do Centro de Treinamento de excelência, transformar a área em um complexo de educação e lazer, que possa ser, também, desfrutado pela população gaúcha. O projeto envolve a construção de 14 campos de dimensões oficiais, um miniestádio com capacidade para cinco mil pessoas, um prédio com ligação interna para abrigar tanto profissionais quanto base, contando, inclusive, com hotelaria, e um campo coberto de grama sintética. Ainda existirá um Centro de Eventos, que contará com restaurante e Loja do Inter anexas.
Capela Colorada
A Capela Nossa Senhora das Vitórias realiza as missas dominicais sempre a partir das 11h15, celebrada pelo padre Leandro Chiarello. Os batizados são realizados aos sábados, sempre às 11h, enquanto que os casamentos ocorrem conforme agendamento, desde que não seja em dia de jogo. A capela está localizada em frente ao portão 1 do Gigante da Beira-Rio.
Contato: leandrochiarello@uol.com.br
O templo colorado passou por uma série de reformas com obras de remodelação em 2007. No interior do local, foram reformados os banheiros, a sacristia, o altar e o salão. Todo o ambiente, com capacidade para 100 fiéis, recebeu climatização com ar condicionado e uma cúpula de vidro em vermelho. Para um maior conforto dos visitantes, poltronas individuais substituíram os bancos. A reinauguração ocorreu no dia 18 de setembro de 2007, quando o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, celebrou uma missa no local.
Ambiente confortável aguarda os visitantes
Um pórtico com o formato de uma cruz foi construído na entrada da Capela, que ainda contará com uma loja de artigos religiosos. As paredes internas e externas foram pintadas, e algumas delas receberam revestimento de mármore e granito. Um projeto de paisagismo foi realizado ao redor da Capela com ajardinamento.
Batizado Colorado
Os batizados são realizados aos sábados, na Capela Nossa Senhora das Vitórias, sempre às 11h, enquanto que os casamentos ocorrem conforme agendamento, desde que não seja em dia de jogo. Aos domingos, às 11h15, ocorre a missa. A capela está localizada em frente ao portão 1 do Gigante da Beira-Rio e o estacionamento é isento para sócios em dia e pago para visitantes.
Centro de Eventos
O Centro de Eventos Presidente Arthur Dallegrave é um espaço que o Internacional concebeu para a realização de eventos de todos os portes. O local pode ser utilizado para convenções, jantares, banquetes, comemorações, shows, festas de casamentos e aniversários, eventos tradicionalistas, apresentação de empresas e corporações, e entre outros.
Contato: (51) 3230-4669
A ideia do Centro de Eventos surgiu da necessidade de utilizar espaços ociosos do Complexo Beira-Rio para captação de recursos. Quando o projeto foi iniciado previa-se a criação de um espaço destinado a cultivar o tradicionalismo colorado, no entanto, houve alterações. Mesmo assim, o DTG Lenço Colorado está utilizando o local.
Localizado entre o Gigantinho e o Estádio Beira-Rio, o Centro de Eventos tem uma área construída de 2.650 metros quadrados. Somados aos mais de 2.000 metros quadrados de paisagismo externo com jardinagem e pavimentação, totalizam mais de 4.000 metros quadrados. A capacidade total é de 800 pessoas sentadas e 1 mil de pé.
Ambientes
A entrada do Centro de Eventos possui um pórtico coberto, onde manobristas podem estacionar os carros dos convidados que acessarem o local através de uma área de recepção, onde há chapelaria, banheiros, fraldário e banheiros para deficientes físicos. Uma lareira ao lado de um grande painel produzido com pastilhas de vidro do artista plástico Érico Santos ilustra o primeiro ambiente. Em frente ao painel há três pequenos ambientes temáticos. Um bar ainda compõe o espaço.
As telhas do Centro de Eventos são de cerâmica e revestidas em sua parte interna por palhas Santa Fé, um material colonial e isolante térmico. Os pisos são de concreto ao estilo conhecido como solarium.
Dois jardins de inverno com espaço verde servem como ferramenta de iluminação solar. Um espaço rústico com assoalho de madeira de Ipê foi criado como palco e para danças no segundo ambiente do andar térreo. Há ainda um bar, banheiros, camarins e sala de som com ‘house mix’.
Uma ampla cozinha de conceito industrial foi totalmente planejada para grandes eventos e podendo ser utilizada para banquetes. Existe ainda uma churrasqueira com capacidade para oitenta espetos. Um forno combinado e um fogão industrial são utilizados para a preparação das refeições que podem ser alçadas ao mezanino através de um compartimento. Com 420 metros quadrados, o mezanino possui uma lareira, dois banheiros, um fraldário e um bar. No terceiro pavimento há uma área destinada a administração.
Tecnologia
Nove televisões de plasma de 42 polegadas estão espalhadas em locais estratégicos em diferentes ambientes. Todo o local é totalmente climatizado com 14 aparelhos de ar-condicionado do tipo split. Para os eventos, existem 12 caixas de som com 4000wats de potência no espaço.
O paisagismo externo foi realizado com ajardinamento de plantas ornamentais e palmeiras. Foram plantados 180 metros quadrados de grama. Quando há um evento é realizada toda uma iluminação temática nos jardins.
Doações
Aproximadamente 30% da obra foi realizada através de contribuições dos Consulados do Internacional e de sócios do clube.
Números |
2650 metros quadrados de área construída 2000 metros quadrados de área externa O local tem capacidade para abrigar 800 pessoas sentadas e 1 mil de pé Seis banheiros Três bares Dois fraldários Dois camarins Dois vestiários para funcionários Duas lareiras Dois jardins de inverno Chapelaria Banheiro para deficientes físicos Churrasqueira com oitenta espetos |