A origem do Sport Club Internacional está ligada à integração entre povos de diferentes nacionalidades. Diferente de outros clubes da capital gaúcha da época, voltados principalmente a descendentes de alemães, o Inter surgiu acolhendo diversas etnias. Sua fundação foi conduzida diretamente pelos irmãos Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe, que chegaram a Porto Alegre por volta de 1908, em meio à efervescência do futebol no Brasil.
A região da Ilhota, antigo bairro humilde e de forte influência cultural, foi berço do futebol colorado. O campo da Rua Arlindo, atual Praça Sport Club Internacional, abrigou os primeiros treinos da equipe colorada. Posteriormente, o local sediaria partidas da Liga da Canela Preta e revelaria um dos maiores craques do futebol brasileiro, o lendário Tesourinha. Em função das constantes enchentes que assolavam o bairro, o Clube se viu obrigado o trocar de sede, migrando, em 1910, para o Campo da Várzea, atual Parque da Redenção.
A estadia no Bonfim, junto a alunos do Colégio Militar, não durou muito e, em 1912, o Inter alugou a Chácara dos Eucaliptos. Era uma alameda com frente para a Rua da Azenha, no início da José de Alencar, o primeiro local de jogos exclusivo do Inter. Ali foi iniciada a primeira senda de vitórias do Clube do Povo, que venceu o Campeonato Citadino, em sequência, de 1913 e 1917.