Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
Conselho Deliberativo aprova as finanças de 2024
28 de abril de 2025

Durante votação realizada na Sessão Ordinária desta segunda-feira (28/04), o Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional aprovou sem ressalvas as finanças do Clube no período de 2024. Além da apreciação do Relatório do Conselho de Gestão e exame e votação do Balanço Geral do exercício de 2024, os 236 conselheiros e conselheiras que estiveram reunidos no Salão Nobre do legislativo colorado também trataram da aprovação das Atas das Sessões Extraordinária e Ordinária do último dia 17 de fevereiro e do debate de Assuntos Gerais do Inter.

O primeiro ato da Sessão Ordinária foi a aprovação, por unanimidade, das Atas das Sessões de fevereiro, as quais trataram, respectivamente, da atualização das obrigações sociais do Clube e da apresentação, por parte da vice-presidência de Futebol, do planejamento para 2025. Na sequência, o presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Juchem, indeferiu dois pedidos encaminhados por conselheiros e conselheiras de adiamento da reunião desta segunda-feira (28/04). Ato contínuo, teve início o debate acerca do Balanço Geral do Exercício de 2024.

As contas do Internacional na temporada passada foram apresentadas por Aldoir Pinzkoski Filho, Diretor Executivo de Finanças do Clube, que revisitou o planejamento traçado nos últimos meses de 2023 para o ano de 2024. O profissional destacou os reflexos da maior enchente da história do Rio Grande do Sul no orçamento colorado, originalmente construído com o objetivo de tornar o elenco alvirrubro ainda mais competitivo nos cenários brasileiro e sul-americano, e revelou que o impacto total da tragédia climática nos cofres vermelhos foi de 86,2 milhões de reais, dos quais 18,9 milhões foram recuperados por meio de negociações com CBF e seguradora do Beira-Rio e do combate à inadimplência dos sócios e sócias.

O Diretor Executivo de Finanças sublinhou que os danos da enchente foram mitigados graças a diversas ações conduzidas ao longo do ano, com destaque para a valorização dos ativos que compõem o elenco profissional masculino colorado, o engajamento da torcida, que gerou receitas sociais maiores do que as registradas em 2023, mesmo com os quase três meses sem jogos no Beira-Rio, e os esforços empreendidos com o objetivo de reduzir despesas e custos. Ainda, Aldoir Pinzkoski compartilhou os pareceres emitidos tanto pelos Auditores Independentes contratados pelo Inter quanto pelo Conselho Fiscal do Clube.

Presidente do Conselho Fiscal do Internacional, Lorival Cardoso Magnus sucedeu Aldoir Pinzkoski Filho e procedeu com a leitura do parecer emitido pelo órgão, que opinou favoravelmente à apreciação das demonstrações contábeis do exercício de 2024. Concluídas as apresentações, 12 conselheiros, previamente inscritos, puderam fazer seus apontamentos a respeito do tema. Foram eles: Mauri Luiz da Silva, Paulo Rogério dos Santos, Vânia Damin, Alexandre Baraldi Tonin, Giovani Dagostim, Paolo Vittorio Marramarco, Raphael Pereira de Abreu, Luciana Paulo Gomes, Luis Dagoberto Paganella, Charlon Fantinel, André Luis Martins Miola e Roberto Teixeira Siegmann.

Os questionamentos encaminhados pelos 12 conselheiros e conselheiras foram respondidos pelo CEO Giovane Zanardo. Ato contínuo, o presidente Alessandro Barcellos fez um rápido pronunciamento em defesa da união dos diferentes movimentos que compõem o Conselho Deliberativo, argumentando que essa será fundamental para o Clube superar os ainda presentes desdobramentos da catástrofe ambiental de 2024.

Concluídas as falas referentes ao exame do Balanço Geral do exercício de 2024, Gustavo Juchem deu início à votação, que ocorreu de maneira nominal e por meio do aplicativo do Conselho Deliberativo. O resultado do pleito foi:

  • Aprovação das contas: 131;
  • Aprovação com ressalvas: 52;
  • Reprovação: 14;
  • Abstenção: 34.

CONFIRA OS VOTOS DE CADA CONSELHEIRO(A) NO BOTÃO ABAIXO:

Último tópico da noite, os assuntos gerais contaram com inscrições dos conselheiros Paulo Centin Dornelles, Roberson Soares, Fábio André Pereira e Luis Dagoberto Paganella. Posteriormente, o conselheiro José Aquino Flôres de Camargo também encaminhou uma pergunta ao presidente Alessandro Barcellos. Entre os assuntos elucidados pelo mandatário alvirrubro, figuraram temas como o Celeiro de Ases - cujos questionamentos também foram esclarecidos por Álvaro Rosa Lopes, Diretor das Categorias de Iniciação e Escola Rubra -, as Gurias Coloradas, as ações de marketing protagonizadas pelo Inter durante as enchentes de 2024 e os movimentos nacionalmente realizados em nome da criação de uma Liga unificada de clubes do Brasil.

No encerramento da Sessão Ordinária, Gustavo Juchem parabenizou o Clube pela expressiva marca de 150 mil sócios e sócias atingida na última quarta-feira (23/04) e pelo título estadual de 2025. Durante toda a noite, a taça Gauchão esteve presente no Salão Nobre do Conselho Deliberativo para que os conselheiros e conselheiras pudessem tirar suas fotos ao lado do troféu.