
O Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional realizou, no último dia 17 de fevereiro, suas primeiras sessões plenárias em 2025. Reunidos no Salão Nobre, conselheiros e conselheiras participaram de Sessão Extraordinária, que apreciou a proposta do Conselho de Gestão de reajuste das mensalidades dos associados, e Ordinária, destinada à apresentação do planejamento para 2025 da vice-presidência de Futebol.
A Sessão teve início com questão de ordem apresentada pelo Conselheiro Vitor Hugo Loreto Saydelles, que defendeu estar o Conselho Deliberativo impedido de apreciar a matéria, face à previsão contida no artigo 55 do Regimento Interno. A questão de ordem foi rejeitada pelo Presidente do Conselho, Gustavo Juchem, com fundamento no disposto no artigo 29, inciso XI, do Estatuto do Clube.
Seguiram-se exposições sobre o tema, do Diretor Executivo de Marketing e Receitas do Clube, Marcos Silveira, e do Diretor Executivo de Finanças, Aldoir Pinzkoski Filho. Em seguida, manifestaram-se a respeito os Conselheiros Mathaus Tronquini Neto, Rafael Peter Fernandes, Tiago Bergonsi Turra, Emílio Papaleo Zin, Raphael Pereira De Abreu, Cauê Vieira, Mauri Luiz Da Silva, Welington Ricardo Machado Da Silva, Luiz Claudio Portinho Dias, Ary Faria Marimon Filho, Roberto Teixeira Siegmann e Luiz Fernando Salvadori Záchia.
Realizada votação, a proposta de atualização das mensalidades associativas apresentada pelo Conselho de Gestão (reajuste médio de 25,43%) foi aprovada por 187 votos, contra 58 votos em proposta alternativa apresentada pelos Conselheiros Mauri Luiz da Silva e Ediane Nedel (reajuste linear de 9,1%) e 10 votos em proposta defendida pelo Conselheiro Luiz Cláudio Portinho Dias (de não reajustamento das mensalidades), além de 5 abstenções.
Após pronunciamento do Presidente do Sport Club Internacional, Alessandro Barcellos, a rejeição de questão de ordem apresentada pelo Conselheiro Mauri Luiz da Silva e o esclarecimento de questão levantada pela Conselheira Vânia Damin acerca da votação anterior, foi votada a emenda apresentada pelo Conselheiro Cristiano Gimenez Franco, que propunha a majoração do valor da mensalidade da modalidade Carteira Vermelha de R% 175,00 para R% 195,00. A proposta foi rejeitada por 202 votos a 16, tendo havido ainda 4 abstenções.
Seguiu-se a apresentação da vice-presidência de Futebol, realizada por José Olavo Bisol, vice-presidente da pasta, André Mazzuco, Diretor Executivo, Andrés D'Alessandro, Diretor Esportivo, Felipe Dallegrave, Diretor de Futebol - Gestão e Jurídico, e Luiza Parreiras, Gerente de Futebol Feminino. Em suas manifestações, os gestores do futebol colorado fizeram um resumo dos avanços construídos ao longo de 2024 e projetaram resultados e metas para 2025.
Confira como os 263 conselheiros e conselheiras presentes à Sessão votaram em relação às propostas de recomposição das mensalidades associativas:
Reajuste das Obrigações Sociais - Nominata:







Votação da Emenda - Nominata:






Lista dos Conselheiros(as) NÃO votantes presentes na sessão.
* Presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Juchem, impedido de votar na forma regimental.


