NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Saiba mais sobre os adversários do Inter na CONMEBOL Sul-Americana

Colorado sonha com o Bicampeonato da CONMEBOL Sul-Americana/Foto: Ricardo Duarte

Realizado na sede da CONMEBOL, o sorteio da fase de grupos da Sul-Americana de 2024 colocou as equipes do Delfín-EQU, Belgrano-ARG e Real Tomayapo-BOL no caminho do Clube do Povo. Campeão do torneio em 2008, o Inter também já sabe que sua estreia na competição ocorrerá na primeira semana de abril. A seguir, conheça mais sobre os adversários colorados:

Delfín-EQU

Os equatorianos fizeram grande campanha no último Clausura, encerrado na quarta posição, e assim garantiram a sexta colocação na tabela anual de seu país e a vaga na CONMEBOL Sul-Americana de 2024. Fundado em 1989, o Delfín está sediado na litorânea cidade de Manta e costuma mandar seus jogos no Estádio de Jocay, onde o Inter empatou por 1 a 1 com o Emelec, no ano de 2015, em partida da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Delfín fez boa campanha no Clausura de 2023/Foto: DVG/Delfín

Desde agosto de 2022, os cetáceos são comandados por Guillermo Duro, argentino de 55 anos de idade. No elenco, um dos nomes mais destacados é José Angulo, atacante vencedor da CONMEBOL Sul-Americana de 2023 com a LDU. Aos 29 anos, o equatoriano ainda ostenta, em seu currículo, passagens por Independiente del Valle, com quem foi vice-campeão da Libertadores de 2016, e Barcelona de Guayaquil.

Para chegar aos grupos da CONMEBOL Sul-Americana, o Delfín precisou disputar a fase preliminar, na qual enfrentou o Deportivo Cuenca. Fora de casa, os cetáceos venceram por 5 a 2, gols de José Angulo, duas vezes, Ignacio Gariglio, Braian Oyola e Guillermo Fratta (contra).

Na atual edição do Apertura, o Delfín é 10º colocado. Passadas três rodadas, os comandados de Guillermo Duro somam uma vitória e duas derrotas, além de dois gols marcados e quatro sofridos. Na última vez que foram a campo, os cetáceos bateram o Técnico Universitário, em Manta, por 2 a 0. Elordi e Mariano Miño marcaram os gols do jogo.

Panorama do Estádio de Jocay/Foto: DVG/CONMEBOL

Belgrano-ARG

Fundado em 19 de março de 1905, o tradicional Club Atlético Belgrano garantiu vaga na CONMEBOL Sul-Americana após atingir a 11ª colocação na tabela geral da Argentina em 2023. Prestes a disputar o torneio continental pela quarta vez na história, o Pirata sonha em superar a campanha de 2016, quando avançou até as oitavas de final da competição.

Pirata vive um começo de ano turbulento/Foto: DVG/Belgrano

O começo de temporada, porém, não é positivo em Córdoba. Vice-lanterna do grupo B na Copa de la Liga Argentina, o Pirata venceu somente um dos 11 jogos que disputou em 2024. O desempenho custou o emprego de Guillermo Farré, que pediu dispensa da casamata celeste depois do empate de 2 a 2 com o Central Córdoba, na terça-feira passada (12/03).

Dentro de campo, boa parte das esperanças da torcida do Belgrano está depositada em Matías Suárez. Depois de cinco anos consecutivos no River Plate, onde marcou 40 gols e deu 30 assistências ao longo de 133 partidas, o camisa sete acaba de iniciar sua terceira passagem no Pirata. Além dele, Lucas Passerini, de 29 anos, é outro atacante que merece atenção especial dos adversários celestes.

O fator local também é uma arma forte do Belgrano. Atualmente, o Pirata divide seus jogos como mandante em dois estádios: o mundialista Mario Alberto Kempes, com capacidade para 57 mil pessoas, e o Gigante de Alberdi, capaz de abrigar até 34 mil torcedores e torcedoras.

Gigante de Alberdi é o grande alçapão do Pirata/Foto: DVG/Belgrano

Real Tomayapo-BOL

Caçula do grupo C, o Real Tomayapo acaba de completar 25 anos de história. Fundado em fevereiro de 1999, o Verdolaga é um clube da cidade Tarija, situada a quase 900km de distância da capital La Paz e 1.850 metros acima do nível do mar. A CONMEBOL Sul-Americana será a primeira competição continental da história da equipe, que encerrou o Campeonato Bolliviano do ano passado na sexta posição.

Real Tomayapo estreia em competições continentais/Foto: DVG/Real Tomayapo

Comandado pelo argentino Cristian Arán, o Tomayapo avançou para os grupos da Sul-Americana após eliminar o Jorge Wilstermann na fase preliminar. Dentro de casa, os verdolagas venceram a disputa por pênaltis, depois de empate sem gols no tempo normal, pelo placar de 4 a 3.

A nível nacional, o Real Tomayapo acaba de estabelecer um feito histórico. Na quarta-feira passada (19/03), o futuro adversário colorado conquistou sua primeira vitória sobre o The Strongest. Dentro de casa, a equipe contou com dois gols de Matías Noble para triunfar por 2 a 0.

Verdolagas venceram o Strongest na semana passada/Foto: DVG/Real Tomayapo

O Real Tomayapo contará com uma casa renovada para receber a CONMEBOL Sul-Americana. O Estádio IV Centenario convive, desde o início de 2024, com intenso processo de reformulação promovido pela Secretaria de Obras Públicas do Governo Autônomo Departamental de Tarija. Atualmente, o palco pode abrigar públicos de até 15 mil espectadores.

Estadio IV Centenario, em Tarija/Foto: DVG/OneFootball