NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: tudo sobre a partida de ida das semifinais do Gauchão

É mata-mata para o Clube do Povo! O Inter abre as semifinais do Gauchão neste domingo, às 16h, diante do Juventude. Confira entrevista da Rádio Colorada com Bruno Mucke, repórter da Rádio Caxias, projetando o duelo. Abaixo, encontre todas as informações sobre a partida, que ocorre na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.


Transmissão 📻

Dona da jornada mais vermelha da internet, a Rádio Colorada estará ao vivo a partir das 15h deste domingo, e estenderá sua programação por mais de uma hora após o encerramento da partida. Dona de completos pré e pós-jogo, além de narração legitimamente torcedora, a emissora do Clube do Povo pode ser acompanhada através de Site e APP do Inter. Confira os horários:

AtraçãoPlataforma
13hVelhas SúmulasInternet e App do Inter
14h30Raio-X
(Juventude x Inter –
Semfinal/Gauchão)
Internet e App do Inter
15hPortões Abertos
(Juventude x Inter –
Semfinal/Gauchão)
Internet e App do Inter
16hJornada Esportiva
(Juventude x Inter –
Semfinal/Gauchão)
Internet e App do Inter
18hVestiário Vermelho
(Juventude x Inter –
Semfinal/Gauchão)
Internet e App do Inter

As redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) apresentarão o mais completo minuto a minuto da internet. Na TV, a RBS e o Premiere anunciam transmissão.


Vamo, Colorado! 💪

Inter treinou na tarde deste sábado/Foto: Ricardo Duarte

O Colorado finalizou na tarde deste sábado (1º/05) os preparativos para o duelo na Montanha dos Vinhedos. Iniciado na última quarta-feira (28/04), com atividades regenerativas para os atletas que golearam o Deportivo Táchira-VEN, o período de treinos que antecedeu o embate com o Juventude contou com três dias de trabalho, além de folga na quinta.

Miguel Ángel Ramírez encerrou a preparação com fortes atividades no gramado do CT Parque Gigante. O comandante aproveitou o último dia de treinos para definir os 11 nomes que iniciarão a luta por vaga na final estadual. Após a atividade, o elenco embarcou rumo à Serra, onde chegou na noite de sábado.

Capitão do Clube do Povo, Rodrigo Dourado analisou o embate com o Papo em coletiva concedida na sexta-feira passada (30/04). O volante, que marcou gol na última rodada da primeira fase do Gauchão, quando o Inter superou o Esportivo por 5 a 0, destacou as dúvidas da equipe a respeito do estado do gramado em Bento Gonçalves, mas reforçou que o Colorado estará pronto para encarar qualquer adversidade.

“É um jogo difícil. A equipe do Juventude é bem qualificada, e não sabemos quais as condições que vai nos apresentar o campo. Temos que ir preparados para qualquer coisa. O professor, hoje, já nos falou a forma de jogar do adversário, e temos mais dois dias para nos preparar o máximo e conseguir um bom resultado lá em Bento.”

Rodrigo Dourado

Cria do Celeiro, promovido aos profissionais em 2012 e titular desde 2015, o camisa 13 também ressaltou o desejo do grupo em conquistar o Gauchão. Maior campeão do Rio Grande do Sul, o Inter já levantou a taça estadual em 45 ocasiões. Nenhuma delas, contudo, nas últimas quatro temporadas.

“A gente sempre bate nessa tecla antes dos jogos, que o Gauchão é importante, e precisamos ganhar esse ano. Acho que temos um bom elenco, um bom grupo e um bom time para brigar pelo título. Esperamos chegar muito forte nesta fase final. Sabemos que tem a Libertadores no meio do caminho, mas nos preparamos para chegar nessa carga e suportar bem.”

Rodrigo Dourado

A véspera de confronto também contou com manifestação de atleta colorado. O lateral-direito Heitor conversou de maneira exclusiva com a Mídia do Inter neste sábado (1º/05), e analisou os desafios que o Juventude pode oferecer na Montanha dos Vinhedos.

“O Juventude é um time, a gente sabe, que vem de um acesso para a Série A. É um time que vem em construção, mas muito forte, que quer se consolidar. Vai ser um jogo muito difícil. É um clássico gaúcho de anos, mas a gente vai para conseguir um grande resultado, para trazer para o jogo de volta.”

Heitor

Cria do Celeiro, o jogador também comentou sua adaptação ao sistema de jogo de Miguel Ángel Ramírez. Autor de lindo gol na vitória de 6 a 1 sobre o Aimoré, na penúltima rodada, o lateral revelou que já atuara, na base colorada, em função similar à cobrada pelo comandante espanhol.

“É um modelo de jogo que eu já estava um pouco acostumado. Tinha jogado de volante, antes, no Sub-17, e no Sub-20 jogávamos com o lateral por dentro. Já estou acostumado e, como falei, espero contribuir e aproveitar a oportunidade quando ela vier.”

Heitor


Arbitragem 🧑‍⚖️

Douglas Schwengber da Silva apita, auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel e Maíra Mastella Moreira. VAR: Rodrigo Nunes de Sá. Quarto árbitro: Marcus Vinicius Gonçalves dos Santos.


Regulamento 🧮

Yuri marcou na rodada passada do Estadual/Foto: Ricardo Duarte

Após encerrar a fase classificatória na segunda colocação, dono de 23 pontos, o Inter teve definido o Juventude, terceiro com 17, como adversário nas eliminatórias estaduais. A luta por vaga na decisão não conta com saldo qualificado, e a ordem dos mandos da final dependerá, também, da pontuação obtida pelos classificados nas semifinais.

Inter x JuventudeFinalGrêmio x Caxias
Com cinco gols, Thiago Galhardo é o artilheiro do Inter na temporada/Foto: Ricardo Duarte

Rival 🆚

O Juventude vive franca ascensão na temporada. Após abrir o Estadual com três derrotas nas primeiras quatro rodadas, o Alviverde construiu sólida caminhada nos sete jogos seguintes, período no qual conquistou quatro vitórias, dois empates e uma derrota. A crescente jaconera, de acordo com Bruno Mucke, passa diretamente pelas modificações vivenciadas pelo time ao longo das últimas semanas.

“Alguns jogadores com nível de Série A chegaram, outros foram contratados para elenco, e, acima de tudo, o time entendeu o estilo do Marquinhos Santos. Ele chegou com muito cuidado, muita cautela, até que optou por trocar. Daí em diante, começou a ter resultados positivos. Mudou a característica do time, que hoje está em evolução, mas ainda baixa.”

Bruno Mucke
Grupo alviverde conviveu com mudanças ao longo do Estadual/Foto: Fernando Alves, EC Juventude

As contratações, inclusive, são um capítulo à parte no início de temporada alviverde. Desde o início do Gauchão, a equipe foi reforçada por um total de oito nomes, montante que engloba desde atletas que não foram inscritos no Estadual até jogador já dispensado. Positivamente, o grande destaque, na opinião do repórter da Rádio Caxias, é um meio-campista: Guilherme Castilho.

“O Castilho é um jogador de intensidade, muito preciso na troca de passes, de bons lançamentos, e forte na bola parada. Um atleta ‘box-to-box’. Ele se apresenta em uma área para defender, e na outra para atacar. Ano passado ele tinha sido destaque do Confiança-SE na Série B do Brasileiro.”

Bruno Mucke
Guilherme Castilho, com a bola, é um ponto forte do Papo/Foto: Fernando Alves, EC Juventude

O polivalente atleta, porém, não enfrentará o Inter neste domingo. Suspenso após receber o terceiro cartão amarelo, Castilho integra a lista de desfalques do Juventude, que também conta com o zagueiro Cleberson, fora pelo mesmo motivo. Sem Guilherme, Marquinhos Santos tem o desafio de manter a dinamicidade do meio de campo alviverde.

“O Juventude jogava com João Paulo e Elton, e o Elton, que jogou muitas vezes no Inter como um segundo volante, não tem mais aquela vitalidade de se apresentar na área, que o futebol pede hoje em dia. Nas últimas rodadas, o Marquinhos encontrou o time tirando ele e colocando o Castilho como segundo. Isso pesou para uma melhora no desempenho.”

Bruno Mucke
Marquinhos Santos assumiu o Papo no início da temporada/Foto: Fernando Alves, EC Juventude

À exceção das baixas, o adversário deve manter, diante do Inter, a espinha de escalação que tem sido titular nas últimas rodadas. Assim, os prováveis 11 iniciais do Papo são: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Forster e Alysson; João Paulo, Elton (Matheus Jesus/Bochecha) e Wescley; Marcos Vinicios, Matheus Peixoto e Capixaba.


Palco 🏟️

Montanha dos Vinhedos é a casa do Esportivo/Foto: DVG, Site Esportivo

Casa do Juventude, o Alfredo Jaconi convive com reformas estruturais desde o início da atual temporada, realizadas com vistas à Série A do Brasileirão. Desta forma, o Alviverde tem mandado suas partidas na Montanha dos Vinhedos, estádio do Esportivo. Localizado em Bento Gonçalves, a cerca de 48km do endereço jaconero, o palco da partida deste domingo, inaugurado em 2004, conta com capacidade para quase 13 mil pessoas.


Boas lembranças de Bento 😍

Nilmar (11) garantiu a taça em 2004/Foto: DVG

Pouco mais de um mês após sua inauguração, a casa do Esportivo sediou o Gre-Nal 359, correspondente à final da primeira fase do Gauchão. Encerrados com igualdade de um gol para cada lado, os 90 minutos de partida foram sucedidos por mais meia-hora de prorrogação. Nesta, o Inter contou com gol de Nilmar, aos sete do segundo tempo, para garantir a vitória. Festa vermelha em Bento!


Últimos encontros ⏱️

Nilmar (E), Fernandão (C) e Índio (D) comemoram no histórico 8 a 1 de 2008

O Juventude foi o primeiro adversário do Inter na temporada 2021. No último dia 1º de março, o Clube do Povo, comandado por Fábio Matias, estreou no Gauchão com vitória de 1 a 0 sobre o Papo. Guilherme Pato, na etapa inicial, marcou o gol da vitória colorada.

Gurizada fez bonito na abertura do Estadual/Foto: Ricardo Duarte

O último duelo disputado entre Inter e Juventude com mando rival ocorreu no dia 23 de janeiro de 2020. No Alfredo Jaconi, Thiago Galhardo, de pênalti, marcou o único gol na vitória colorada, resultado que marcou também a estreia do Clube do Povo na temporada passada. O tento, é claro, foi o primeiro dos atuais 28 de Thiagol com a camisa vermelha.

Cena repetida 28 vezes: Galhardo festejando gol pelo Colorado!/Foto: Ricardo Duarte