NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: tudo sobre a decisão no Maracanã

Dia de decisão! O Clube do Povo visita o Flamengo, a partir das 16h deste domingo (21/02), em partida da 37ª rodada do Brasileirão. A uma vitória do título nacional, o Inter busca, no Maracanã, o Tetra do país. Confira entrevista da Rádio Colorada com Bruno Pet, analista tático carioca, projetando o confronto. Abaixo, você encontra todas as informações sobre o duelo.


Transmissão


Domingo especial na Rádio Colorada! A emissora oficial do Clube do Povo estará ao vivo a partir das 13h30, com a apresentação de Portões Abertos estendido que contará com entrevistas de ídolos do passado alvirrubro. A Jornada Esportiva, que também será transmitida no Canal do Inter no Youtube, começa às 15h30, e será sucedida, ao soar do último apito, pelo Vestiário Vermelho. Acompanhe a Mais Vermelha no FM 95.5* ou via Site e App do Inter!

Faça aqui o download do APP do Inter para Android;

Clique para fazer o download do APP do Inter para IOS;

Participe da jornada através do InterZap: (51)99189-4124

*Transmissão no FM começará às 15h

As redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) contarão com o mais completo minuto a minuto da internet, recheado de imagens compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, Rede Globo e Premiere anunciam transmissão.


Vamo, Colorado!


Colorado encerrou semana de preparativos intensos

O Clube do Povo já está no Rio de Janeiro. A delegação colorada embarcou para a capital carioca no início da tarde deste sábado (20/02), horas após o último treino preparativo para o duelo contra o Flamengo. No CT Parque Gigante, Abel Braga comandou exercícios técnicos e promoveu atividade recreativa.

No Maracanã, o Inter estará desfalcado de Victor Cuesta, zagueiro que recebeu o terceiro amarelo na última rodada. Zé Gabriel, Uendel, Patrick e Leandro Fernández, por outro lado, voltam a ficar à disposição. A lista de pendurados para a partida conta com os defensores Rodinei e Matheus Jussa, os meias Marcos Guilherme e Boschilia, e o atacante Abel Hernández.

Abel conta com baixas e retornos importantes para escalar o Inter

Recheada de treinamentos, a semana alvirrubra contou com entrevistas de Marcelo Lomba, Edenilson e Patrick. Primeiro a falar do trio, o goleiro destacou, em conversa com a Mídia colorada, os principais alicerces da campanha do Clube do Povo no Brasileirão, elogiando a mescla entre atletas jovens e experientes que Abel Braga produziu. Assista:

Já o Pantera concedeu coletiva na última quinta-feira (18/02), quando compartilhou o que espera do confronto do Maracanã. O meio-campista definiu a partida como um final de Campeonato para o Inter, e projetou duas equipes que buscarão incessantemente a vitória no Rio de Janeiro. Veja:

De sua parte, Edenilson conversou de maneira exclusiva com a Mídia do Inter neste sábado (20/02). O papo, realizado após o treino e antes do embarque para o Rio, analisou o aguardado duelo do Maracanã. Confira a entrevista de um dos capitães do elenco colorado:


Arbitragem


Raphael Claus apita, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Neuza Ines Back, trio de São Paulo. O quarto árbitro será Grazianni Maciel Rocha, do Rio de Janeiro, enquanto o VAR fica a cargo do também paulista Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.


Rival


Flamengo busca a liderança no Maracanã/Foto: Alexandre Vidal, Flamengo

Atual campeão brasileiro, o Flamengo chega para o duelo deste sábado embalado por bom momento no Nacional. Dono de cinco vitórias e um empate nas últimas sete partidas que disputou, o Rubro-Negro vive momento de afirmação no Campeonato. O desempenho positivo, de acordo com Bruno Pet, passa muito pelo crescente repertório que o time tem apresentado sob o comando de Rogério Ceni.

“O Rogério, quando ele chega, dizia ter a ideia de recuperar o futebol do Flamengo de 2019. Não com a pretensão de jogar no mesmo nível, mas de estratégia mesmo, de formação. Então, ele iniciou no 4-4-2, mas depois fez algumas modificações, com frequência até, voltando para o 4-2-3-1. Essas variações têm sido importantes, porque são leitura do técnico, que identifica o que o jogo está pedindo, o que pode render melhor contra o adversário.”

Bruno Pet
Rogério Ceni é o atual comandante rubro-negro/Foto: Alexandre Vidal, Flamengo

Terceiro comandante rubro-negro na temporada, Ceni foi contratado para o lugar de Domènec Torrent, técnico que assumiu o time após a saída do português Jorge Jesus. Logo após a chegada do ex-goleiro, o Flamengo acumulou tropeços em competições eliminatórias, insucessos que geraram certa desconfiança da torcida para com Rogério. De acordo com Bruno, porém, as recentes atuações mostram uma clara evolução no trabalho do treinador.

“O Rogério tem evoluído muito. O início, com eliminação em Libertadores, em Copa do Brasil, foi muito complicado para ele, e a torcida ainda tem muito ranço em cima. Mas a gente não pode negar que as coisas estão evoluindo nessa reta final. O Flamengo recuperou, justamente com o Rogério, o bom nível de desempenho.”

Bruno Pet
Espanhol Domènec antecedeu Rogério no comando do Urubu/Foto: Alexandre Vidal, Flamengo

Uma das grandes inovações de Ceni na equipe rubro-negra foi o deslocamento de Willian Arão, volante, para a função de zagueiro central. O atleta, contudo, é dúvida para este domingo, consequência de fratura no segundo dedo do pé esquerdo. Caso o defensor não tenha condições de ir a campo, Gustavo Henrique deve ser o escolhido para a vaga, mudança que Pet entende como relativamente prejudicial para a saída de bola flamenguista.

“Hoje o Flamengo está fazendo uma saída de bola com três jogadores. O Filipe Luís abre pela esquerda, o Arão pela direita, e o Rodrigo Caio fica centralizado. Apesar de perder na construção, eu acredito que não vá ser tão importante o desfalque do Arão porque os dois jogadores mais importantes são os caras abertos. Entrando o Gustavo Henrique, o Rodrigo Caio inverte e o Gustavo fica no meio, menos exigido.”

Bruno Pet
Willian Arão é peça-chave no time de Ceni/Foto: Alexandre Vidal, Flamengo

O recuo de Arão permitiu que Ceni escalasse mais um jogador de criação no meio de campo. O escolhido para a função foi Diego, que tem sido um dos destaques do atual Flamengo. O camisa 10 é responsável pela abertura do meio de campo ao lado de Gerson, dupla que reflete a obsessão rubro-negra pela posse de bola e controle da partida.

“Dentro do elenco, o Diego é uma liderança por exemplo. É o primeiro a chegar nos treinos, último a sair. Mas a importância dele também é na questão tática. É um cara que tem um passe bom, que sabe virar o jogo, ditar o ritmo do meio-campo. Eu fico preocupado com a questão da imposição física, mas existem pontos positivos em ter o Diego contra o Internacional.”

Bruno Pet
Diego é um dos capitães rubro-negros/Foto: Alexandre Vidal, Flamengo

A dúvida na zaga é a única do Flamengo para a partida deste domingo. Assim, a provável escalação rubro-negra conta com Hugo; Isla, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabi. Quanto a desfalques, além da provável ausência Arão, Ceni já sabe não poderá contar com Michael, fora devido a corte no pé.

Com cinco gols nos últimos cinco jogos, Gabi é uma das armas cariocas/Foto: Alexandre Vidal, Flamengo

Situação de tabela


O Inter pode encerrar o domingo campeão do Brasil. Para tanto, precisa vencer o Flamengo, no Maracanã, por qualquer diferença. Empate no Rio de Janeiro mantém o Colorado, atual líder com 69 pontos, na ponta, enquanto triunfo rubro-negro permitiria aos adversários deste domingo, que hoje somam 68, a tomada da liderança.

Na rodada passada, Inter superou Vasco por 2 a 0

Após empatar em 1 a 1 com o Palmeiras, na noite da última sexta-feira (19/02), o São Paulo não tem mais chances de título no Brasileirão. O clássico ocorreu no Morumbi, e integrou a 34ª rodada do Campeonato. Agora, apenas Clube do Povo e Urubu podem conquistar o Nacional. Confira os oito primeiros da tabela:

PJVEDGPGCSG
1 – Internacional69362097603327
2 – Flamengo68362088654520
3 – São Paulo633617127573918
4 – Atlético-MG623618810594316
5 – Fluminense603617910524111
6 – Palmeiras573615129503416
7 – Grêmio563613176523913
8 – Santos533614111151483
Rodrigo Dourado e Thiago Galhardo marcaram na vitória colorada na 36ª rodada

Estatísticas


É jogo de gente grande! Mais do que duelo entre líder e vice, o confronto deste domingo envolve o quinto mandante, com aproveitamento de 63%, e o segundo melhor visitante, dono de oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas longe do Beira-Rio. Quarto ataque mais positivo fora de casa, com 26 gols em 18 jogos, o Inter enfrenta a quarta linha de frente local, autora de 33 tentos.

Partida promete correr movimentada do início ao fim

Os bons números ofensivos encontram diferentes justificativas em cada time. Enquanto o Flamengo, de acordo com números do ge.com, é o terceiro mandante que mais finaliza, média de 16,9 vezes por jogo, o Inter ocupa a nona colocação como arrematador visitante, cerca de 10,9 por partida. Na eficiência, porém, o cenário é invertido, visto que o Clube do Povo é o time mais letal fora de casa – um gol a cada 7,5 chutes. De sua parte, o Rubro-Negro é décimo no critério entre locais, cobrando 9,2 tentativas para mandar uma às redes.

Defensivamente, o Inter tem os melhores números como visitante. Dono de média de 0,89 gol sofrido por jogo fora de casa, o Clube do Povo é também quem menos permite finalizações, 9,4, e o sexto mais resistente, exigindo 10,6 arremates para ser vazado. Com retaguarda que já ofereceu 22 tentos quando mandante, 13ª no critério, o Flamengo é o quinto time que mais impede chutes visitantes, apenas 9,6 por jogo, mas possui a terceira pior marca em firmeza, superado a cada 7,8 tentativas.

Duelo para lutar por cada centímetro de grama!

Palco


Endereço mais tradicional do futebol brasileiro, o Estádio Jornalista Mário Filho, popularmente conhecido como Maracanã, foi inaugurado no dia 16 de junho de 1950, ano em que sediou final de Copa do Mundo. Palco também da decisão do Mundial de 2014, já recebeu públicos na casa das duas centenas de milhares de pessoas. Hoje, passadas inúmeras reformas, tem como capacidade máxima 78.838 torcedores e torcedoras.

A imponência do Maracanã/Foto: RioTur

Histórico


Inter e Flamengo já se enfrentaram 101 vezes até hoje. Dono de 36 vitórias, o Clube do Povo leva vantagem no equilibrado histórico do confronto, que também conta com 35 triunfos cariocas e 30 igualdades. Ocorreram, até hoje, 142 gols colorados, 10 a mais do que os rubro-negros.

Inter, de Dourado, venceu o Flamengo, no Maracanã, em 2015

Primeiro turno


Poucas partidas na temporada foram tão movimentadas quanto o duelo entre Inter e Flamengo no primeiro turno do Brasileirão. Integrante da 18ª rodada do Campeonato, o confronto, disputado no dia 25 de outubro, foi encerrado com empate de 2 a 2. Abel Hernández, aos sete, e Thiago Galhardo, aos 24 da etapa inicial, marcaram os gols do Clube do Povo, enquanto Pedro e Everton Ribeiro, este no último lance do embate, balançaram as redes para os visitantes de então.

Sempre unido, grupo colorado buscará os três pontos no Maracanã