NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: todos os detalhes sobre o Gre-Nal 425

O Inter está de volta! Distante dos gramados desde o dia 15 de março, quando superou o São José-POA por 4 a 0, o Clube do Povo enfrenta, nesta quarta-feira (22/07), o Grêmio, em duelo da quarta rodada do returno do Gauchão. Marcada para as 21h30, a partida ocorre no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, com mando de campo colorado. Para ficar por dentro de tudo sobre o Gre-Nal 425, confira, abaixo, o Raio-X da partida!


Vamo, Colorado!

Com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus, o Departamento de Futebol do Internacional suspendeu suas atividades em 17 de março, menos de 48 horas depois da vitória colorada sobre o São José, pela terceira rodada do Gauchão. A medida perdurou até maio, quando, em consonância ao decreto 20.562, publicado pela Prefeitura de Porto Alegre, o Clube do Povo retomou os treinamentos. Inicialmente, no dia 4, os atletas do grupo profissional foram submetidos a avaliações médicas no CT Parque Gigante. No dia seguinte, tiveram início os exercícios físicos, que se tornaram, ao lado de atividades técnicas individualizadas, rotina para o elenco alvirrubro. O cenário foi alterado na terça-feira da semana passada (14/07), com o começo de um novo estágio de trabalhos, agora táticos e coletivos.

Dono da melhor campanha do Gauchão 2020, o Inter lidera, com sete pontos conquistados em três partidas disputadas, o Grupo A do returno estadual. Além do triunfo no Passo d’Areia, o Clube do Povo também superou, no dia 8 de março, o Brasil de Pelotas. Realizada no Beira-Rio, a jornada frente ao Rubro-negro contou com dois gols de Patrick, definitivos para a vitória alvirrubra. Antes disto, em 29 de fevereiro, o Colorado empatou, fora de casa, em 1 a 1 com o Caxias.

O último treinamento da equipe com vistas ao Gre-Nal 425 foi realizado na tarde desta terça-feira (21/07), no CT Parque Gigante. Eduardo Coudet comandou atividades técnicas e táticas, ajustando os detalhes do time para a retomada do futebol. Na temporada, o Clube do Povo ostenta aproveitamento superior aos 71%, construído através de nove vitórias e cinco empates em 15 confrontos realizados. Ao todo, o Inter marcou 23 gols e foi vazado apenas sete vezes – deste total, três tentos ocorreram em uma única partida!


O Rival

Assim como o Clube do Povo, o Grêmio encerrou sua preparação para o clássico nesta terça-feira (21/07). A equipe da zona norte também foi a campo pela última vez no dia 15 de março, quando bateu o São Luiz de Ijuí, em Porto Alegre, por 3 a 2. Ao todo, o time tricolor soma 9 pontos no returno, liderando o Grupo B do torneio.


Fisicamente distantes…

O Gre-Nal 425 terá como sede o Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O local foi escolhido após a Prefeitura de Porto Alegre vetar, na última sexta-feira (17/07), a realização de jogos na capital gaúcha. Atendendo às orientações dos órgãos responsáveis, o clássico será disputado com portões fechados, de forma a evitar a aglomeração de pessoas e combater a propagação do novo coronavírus. O Inter subiu a Serra ainda na noite desta terça (21/07), e já se encontra concentrado em solo caxiense.

Inter, de Guerrero, já está concentrado em Caxias do Sul


… mas lado a lado no sentimento

A torcida colorada não é conhecida como Maior e Melhor do Rio Grande por acaso. A força do povo vermelho nas arquibancadas sempre fez a diferença, empurrando o Inter rumo a feitos relevantes conquistados em quaisquer plagas, distantes ou não. Nesta quarta, todavia, nosso apoio será distinto. Afinal de contas, para que nossas rotinas e o próprio futebol voltem a funcionar normalmente, é fundamental respeitar as medidas de distanciamento social estabelecidas pelas autoridades. A pandemia de Covid-19 impacta na vida de todos, direta ou indiretamente.

Estaremos, portanto, distantes. Mas, é claro, jamais separados. Nesta quarta-feira, vista o seu manto e coloque a bandeira do Clube do Povo na janela. Manifeste nosso amor, vibrando de sua casa, o local mais seguro e responsável para apoiar o Colorado. Juntos, levaremos nosso apoio até Caxias e, com ele, buscaremos mais uma vitória em Gre-Nais. Pra cima deles, Inter!


Arbitragem

Daniel Nobre Bins apita, auxiliado por Rafael Alves e Mauricio Pena. Quarto árbitro: Anderson Farias.


Transmissão

Dona da jornada mais vermelha da web, a Rádio Colorada promete mais um show de cobertura para o clássico desta quarta-feira, garantindo que você não perca nenhum detalhe do Gre-Nal 425. As redes sociais do Clube do Povo (@scinternacional no Twitter, Instagram e Facebook) também acompanharão o duelo, oferecendo o mais completo minuto a minuto, repleto de imagens compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, RBS e Premiere anunciam transmissão.


Estádio (e região) de boas lembranças

A supremacia colorada em Gre-Nais é conhecida por todos. No próximo mês de setembro, o Clube do Povo completa 75 anos de hegemonia no maior clássico do país. Ao todo, nas estatísticas, o Inter tem 156 vitórias, 23 a mais do que o rival. Segundo resultado mais recorrente, o empate já ocorreu em 135 ocasiões. O que nem todos sabem, contudo, é a importância exercida pelo interior gaúcho na consolidação dos números alvirrubros no histórico do clássico.

Até hoje, 11 clássicos foram disputados no interior do Rio Grande do Sul. O primeiro ocorreu no dia 7 de setembro de 1962, em Rio Grande, quando o Estádio Aldo Dapuzzo sediou o único triunfo gremista na região, conquistado por 2 a 1. Dois anos depois, Vanderlei marcou, para o Inter, o gol solitário de duelo realizado nos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Encerrando o século XX aparece uma dupla de igualdades sem gols, iniciada em 1965, na Baixada Rubra, campo antecessor ao Centenário, e finalizada em 1992, no erechinense Colosso da Lagoa.

Logo na abertura do atual século, o Inter assumiu a dianteira no retrospecto. Em 2004, no exato dia em que completava 95 anos de história, o Clube do Povo contou com gols de Edinho e Nilmar para, de virada, superar o Grêmio e levantar a taça da primeira fase do Gauchão, decidida na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Nilmar voltou a brilhar em 2009, marcando o da vitória, também por 2 a 1, em clássico realizado no Colosso da Lagoa, em Erechim. Na ocasião, D’Alessandro abrira o placar. O mesmo palco recebeu, na temporada seguinte, novo Gre-nal, também válido pelo Estadual e vencido pelo Colorado, desta vez com tento de Alecsandro.

O último dos quatro clássicos já realizados em Erechim foi jogado no ano de 2013. Ainda no primeiro tempo, Forlán abriu o placar, enquanto Damião ampliou na etapa final, que também contou com tento de honra para os gremistas. Três semanas depois, vencemos nossa primeira em Caxias. No Centenário, o uruguaio camisa 7 voltou a balançar as redes e, acompanhado de Moledo, garantiu novo triunfo por 2 a 1.

O estádio que servirá de palco para o Gre-Nal desta quarta-feira recebeu mais um clássico em 2013, seu segundo no ano, encerrado com empate de 2 a 2. Por fim, em 2014 conquistamos o Gauchão, 43º de nossa história, após goleada por 4 a 1 sobre a equipe da zona norte de Porto Alegre. Na ocasião, D’Alessandro, Alan Patrick e Alex, este duas vezes, marcaram no Centenário e garantiram o sétimo triunfo colorado no interior.