NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Copa Kirin: o primeiro brilho em território japonês

Ruben Paz, o craque do torneio/Foto: Masahide Tomikoshi/@tphoto2005

Muito antes da conquista do planeta, já aprontávamos no Oriente. Mundialmente respeitado após dominar o Brasil nos anos 70, em 1984 o Clube do Povo foi convidado para a disputa da VI Copa Kirin, competição amistosa realizada no Japão e conquistada, há exatos 36 anos, pelo Colorado.

Após vitória sobre a Seleção Universitária do Japão e empate contra a Irlanda na primeira fase, o Inter avançou para as semifinais do torneio na primeira colocação do Grupo A. O adversário na luta por vaga na decisão foi o Toulouse, da França, despachado com arrasadora goleada por 4 a 1.

A final do torneio foi disputada em 5 de junho, no Estádio Nacional de Tóquio, contra a Seleção da Irlanda. Para o confronto, Otacílio Gonçalves, comandante colorado, mandou o Inter a campo com Gilmar no gol; Winck, Aloísio, Mauro Galvão e André Luís na zaga, Ademir Kaefer, Jajá, depois Dunga, e Ruben Paz no meio; Paulo Santos, Silvinho e Milton Cruz, depois Beretta, no ataque.

Iniciada a partida, todas as atenções estiveram voltadas para o show de Ruben Paz. Genial, o ídolo camisa 10 deu assistência milimétrica para Milton Cruz empatar ainda no primeiro tempo e, na etapa final, virou o jogo marcando verdadeira pintura. Inter 2 a 1, uruguaio eleito o craque do campeonato e a taça era nossa!