NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Multicampeã Rosana conversa com base das Gurias Coloradas

A multicampeã Rosana conversou, na tarde desta quarta-feira (3/6), com as equipes Sub-18, Sub-16 e Sub-14 das Gurias Coloradas, dando sequência à programação de palestras que têm feito parte do dia a dia das categorias de base. A conversa durou cerca de uma hora e ocorreu de forma online.

Atualmente atleta do Palmeiras, Rosana teve passagens pelo Inter em 2002 e em 2017, sendo campeã gaúcha vestindo as cores vermelho e branco duas vezes. Além disso, já atuou no futebol internacional e pela Seleção Brasileira, e tem incontáveis títulos no currículo.

Eu aprendo muito mais do que ensino.

Foi de suma importância pra mim!

Rosana

“Foi muito legal ter esse bate-papo com as meninas, é sempre uma troca de experiências. Eu sempre falo que eu aprendo muito mais do que eu ensino, mas poder tirar algumas dúvidas e agregar na vida delas é muito importante. Me senti muito feliz, muito útil, em poder compartilhar um pouco da minha história e agregar valor na vida dessas meninas. Foi de suma importância para mim também”, conta Rosana.

A atleta falou sobre os obstáculos que enfrentou no início da carreira, o preconceito por ser mulher e jogar futebol e o início entre os meninos. Revelou, ainda, como encontrou sua posição, e contou que aprendeu desde cedo a trabalhar os fatores extracampo, como a alimentação.

Rosana também destacou a importância de trabalhar juntos corpo e mente, da diferença que a concentração mental faz em um jogo, confidenciou como desenvolveu a habilidade de ambidestra e falou sobre as passagens por Inter e Seleção Brasileira. A craque ainda abordou seu perfil de liderança, a rivalidade Gre-Nal, suas conquistas mais importantes e o futebol feminino em outros países do mundo em que já jogou, além de comemorar o crescimento da modalidade.

“Teve uma grande importância pra mim e para todas as atletas o bate-papo com a Rosana. É sempre importante para nós poder ouvir e transformar em algo positivo, tomar como inspiração tudo o que ela falou e tentar colocar em prática as dicas que ela deu em relação a comportamento, a questões mentais, que a gente precisa trabalhar o psicológico. Tudo o que ela falou a gente conseguiu adquirir bem e foi de suma importância para que a gente possa evoluir e crescer. Quero agradecer a ela por esse momento, por esse bate-papo e por compartilhar a sua história e a sua carreira, e dizer que a gente ficou muito feliz de escutar todas as dicas e prometemos colocar em prática tudo o que ela propôs, porque ela foi uma atleta muito vencedora e todas nós queremos isso também, então a gente vai seguir como exemplo”, relata Layssa, atacante da categoria Sub-18.