Em entrevista coletiva realizada no Beira-Rio, na noite desta quinta-feira (25), o novo comandante colorado foi apresentado à torcida. Ramón Díaz estará na casamata alvirrubra, ao lado de seu auxiliar Emiliano Díaz, já no confronto diante do Juventude, no sábado (27), às 18h30, no estádio Alfredo Jaconi.
Antes a apresentação oficial, o presidente Alessandro Barcellos falou sobre os motivos que trouxeram o argentino multicampeão para Porto Alegre:
"A liderança incontestável, sua capacidade de aglutinação, geração de confiança nos grupos que comandou. Estes são alguns dos elementos que nos levaram a tomar essa decisão. A montagem de equipes equilibradas, aproveitando sempre as virtudes dos elencos que trabalhou, isso também foi um grande fator determinante."
O vice-presidente de Futebol, José Olavo Bisol, trouxe a visão do início de um novo ciclo dentro do departamento de futebol. "Chegamos a conclusão de que Ramón era nosso treinador. Foi o único que procuramos e fizemos ofertas formalmente. Conseguimos fazer o negócio em um tempo importante para nós. Estamos muito felizes, confiantes, por toda a trajetória que traz o Ramón, junto ao Emiliano."
Finalizando as falas de apresentação da comissão técnica, o diretor Executivo André Mazzuco salientou a sinergia encontrada logo nas primeiras reuniões e comentou sobre o desafio de estar na beira do campo já no final de semana, em Caxias do Sul.
"É uma comissão técnica que vem nos agregar em muitos valores dentro do Clube, integrando uma estrutura organizada que já possuímos. Temos um jogo no sábado, não é tarefa fácil, mas nossa missão é acolher da melhor forma e o mais rápido possível."
Começando a fase de perguntas da imprensa, Ramón Díaz falou sobre a felicidade de chegar ao Clube do Povo e já projetou o que a massa alvirrubra pode esperar do time em campo.
"Quero agradecer ao Clube a possibilidade de voltar ao Brasil. Fico muito feliz de estar aqui, em uma equipe super organizada, com a estrutura necessária de trabalho para um treinador. Gostamos de desafios, é um Clube importante para nós, queremos que a equipe seja protagonista e intensa, sendo o que gostamos e o que a torcida espera.
Na sequência, Emiliano Díaz ressaltou a importância do trabalho, tanto para dinâmica do time, quanto para o crescimento individual dos jogadores.
"Acho que a única forma de dar a volta após não ter o resultado é o trabalho. Recuperar o anímico trabalhando muito, incluindo o psicológico da equipe, mas sobretudo dar uma ordem clara relacionada a função que cada um deva cumprir."
Quando perguntados sobre a possibilidade imediata de mudanças, Ramón Diaz ressaltou suas propostas de jogo e detalhou seu primeiro treinamento com o elenco colorado. "Teremos que conseguir que a equipe seja equilibrada, tanto defensivamente, quanto ofensivamente. Minha característica é tratar de sempre ser ofensivo, mas vamos tomar todos os cuidados necessários para que o time não sofra. Já no início do treino de hoje, vi diferente, felicitei os jogadores pelas suas atitudes."
Sobre a sua chegada a Porto Alegre, o argentino de 66 anos falou sobre o peso da camisa do Inter, salientando o significado de estar aqui.
"Precisamos ser protagonistas nesse tipo de equipe, por conta da infraestrutura , da história. Vamos preparar a equipe animicamente e tecnicamente, e também, preciso do apoio da nossa gente, eles são fundamentais para qualquer equipe."
O Colorado treina nesta sexta-feira (26), pela manhã, antes de viajar para o embate contra o Juventude, pela 25ª rodada do Brasileirão.