Patrão do Sul, o Internacional conquistou o 46º Gauchão de sua história no embalo de uma campanha praticamente impecável. Em 12 jogos, os comandados de Roger Machado somaram 9 vitórias e 3 empates, desempenho que consagrou o Clube do Povo campeão invicto do Rio Grande pela terceira vez no Século XXI. Relembre, jogo a jogo, a caminhada do Colorado no Estadual!
Empate na estreia

O Clube do Povo estreou como visitante no Gauchão de 2025. Em Bagé, Alan Patrick abriu o placar diante do Guarany. Ainda no primeiro tempo, porém, os donos da casa viraram o escore. Também antes do intervalo, Clayton e Bruno Gomes precisaram ser substituídos, lesionados. No lugar da dupla, Victor Gabriel e Pablo entraram.
Contratado para o Celeiro de Ases no início de 2024, Victor Gabriel chegou ao Inter como lateral-esquerdo, mas se adaptou, ainda na categoria Sub-20, à função de zagueiro. Exatamente nesta posição, o jovem conquistou sua vaga para não mais largar. Comprovando o impacto imediato que exerceria no Colorado, o camisa 41 marcou, logo no recomeço de partida, o último gol da estreia vermelha. Guarany 2, Inter 2.


Data: 22 de janeiro de 2025;
Local: Estrela D'Alva;
Placar: Guarany 2 x 2 Internacional;
Gols do Inter: Alan Patrick e Victor Gabriel.
Bernabei volta e La Máquina brilha

A estreia do Inter como mandante também representou o primeiro duelo com nível de Série A de Brasileirão para a equipe de Roger Machado em 2025. Apoiado por mais de 21 mil colorados e coloradas, o Clube do Povo foi a campo reforçado por Alexandro Bernabei, argentino contratado em definitivo no dia 19 de janeiro e que realizara breve pré-temporada antes de voltar aos gramados. O grande nome da vitória sobre o Juventude, entretanto, foi Rafael Borré!


Nos acréscimos da etapa inicial, Borré sofreu pênalti, assumiu a responsabilidade da cobrança e colocou o Inter em vantagem. Já aos 19 minutos do segundo tempo, o centroavante colombiano recebeu assistência espetacular de Alan Patrick e, cara a cara com o goleiro, definiu no canto. Fim de papo: Colorado 2 a 0!

Data: 25 de janeiro de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Internacional 2 x 0 Juventude;
Gols do Inter: Rafael Borré (2x).
Carbonero estreia e marca

No Estádio do Vale, o Colorado visitou o São José-POA para a disputa da terceira rodada do Gauchão. Cedo no primeiro tempo, o adversário teve um jogador expulso após entrada violenta em Alan Patrick, e o Inter, em superioridade numérica, assumiu em definitivo as rédeas da partida. O placar, todavia, permaneceu zerado até os últimos minutos da etapa final.
Em busca da vitória, Roger Machado já havia devolvido o Inter a campo, depois do intervalo, com Valencia ao lado de Borré. Aos 35, Enner até balançou as redes, mas o lance foi anulado, após consulta ao VAR, por toque na mão do atacante. Oito minutos mais tarde, Daronco foi chamado ao monitor e indicou, corretamente, pênalti para o Inter. Alan Patrick cobrou e marcou!


O gol tranquilizou os ânimos e abriu os caminhos para a segunda vitória consecutiva do Inter. Aos 48, o colombiano Johan Carbonero, estreante da noite, recebeu assistência de calcanhar de Alan Patrick, fez o contorno na risca da grande área e bateu de chapa, no canto, para fechar a conta. Mais três pontos para o Colorado!

Data: 29 de janeiro de 2025;
Local: Estádio do Vale;
Placar: São José 0 x 2 Internacional;
Gols do Inter: Alan Patrick e Carbonero.
Bernabei decide

Adversário fechado, Inter pressionando e milagres do goleiro. O duelo com o Avenida carregou os elementos típicos de um confronto de Gauchão no Beira-Rio. Na luta contra a parte debaixo da tabela, os visitantes abdicaram de jogar e valorizaram cada bola parada ao máximo no objetivo de esfriar o Colorado. Somente Bernabei, aos 16 da etapa final, conseguiu furar a retranca adversária. De canhota, o argentino contou com desvio na defesa para superar Rodrigo Mamá e assegurar o 1 a 0 alvirrubro!

Data: 02 de fevereiro de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Internacional 1 x 0 Avenida;
Gol do Inter: Bernabei.
Três gols, três pontos

Depois de quatro partidas disputadas praticamente com a mesma escalação, Roger movimentou o elenco para a quinta rodada, e o grupo colorado mostrou sua qualidade para bater o Brasil-RS por 3 a 0. Rogel, nos acréscimos do primeiro tempo, teve faro artilheiro para aproveitar escanteio batido da esquerda e iniciar a festa da torcida!

Logo aos dois minutos da etapa final, Vitinho dominou na meia-direta, cortou para a canhota e, apesar de esta não ser sua perna dominante, arriscou da entrada da área. Rasteiro, o chute fugiu do alcance do goleiro Wellington e morreu na bochecha da rede. O gol foi o primeiro marcado pelo atacante, contratado no início da temporada, com a camisa vermelha.
O último gol da noite foi o primeiro de Valencia em 2025. Lançado por Ronaldo, Pablo, lateral do Celeiro de Ases, surgiu com liberdade dentro da área e, à esquerda da marca do pênalti, cruzou rasteiro. De carrinho, Enner antecipou o goleiro e garantiu o 3 a 0. Responsável por levar o Inter aos 13 pontos na tabela, a vitória também fez o Clube do Povo encerrar a rodada com a melhor campanha geral do Gauchão.
Data: 05 de fevereiro de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Internacional 3 x 0 Brasil-RS;
Gols do Inter: Rogel, Vitinho e Valencia.
Ficou barato

O Inter fez por merecer melhor sorte, mas o primeiro Gre-Nal do ano foi encerrado com pontos divididos. Disputado na Arena, o clássico 444 presenciou amplo domínio do Clube do Povo, que não converteu em gol as diversas chances criadas tanto no primeiro tempo quanto no começo do segundo. Já aos 20 minutos da etapa final, o VAR enxergou pênalti no mínimo duvidoso para o rival, e a infração, depois de confirmada pelo juiz, resultou em gol de Braithwaite. Logo depois da saída no meio de campo, veio a resposta vermelha: Alan Patrick cobrou escanteio pela direita, Fernando emendou um testaço e o Colorado empatou: 1 a 1!
Data: 8 de fevereiro de 2025;
Local: Arena;
Placar: Grêmio 1 x 1 Internacional;
Gol do Inter: Fernando.
Classificação antecipada
Somado à vitória do Juventude sobre o São José, o empate no Gre-Nal 444 obrigava o Inter a vencer o São Luiz, em Ijuí, para retomar a liderança geral do Campeonato Gaúcho. No 19 de Outubro, o Clube do Povo visitou adversário que somava 32 jogos (e mais de dois anos) de invencibilidade como mandante, e precisou suar para conquistar os três pontos.
O relógio indicava apenas 12 minutos quando Vitinho, após pressão bem-sucedida do Inter em cima da saída de bola adversária, conduziu até a entrada da área e abriu o placar em bonito chute de perna esquerda. A vitória parecia tomar forma, mas Rafael Goiano, aos 31, empatou de cabeça e adicionou tempero ao embate no Noroeste do Rio Grande.
O São Luiz voltou melhor para o segundo tempo, exigindo que Roger, mais uma vez, colocasse sua ousadia à prova no Gauchão. Percebendo as dificuldades do Inter para criar, o comandante substituiu Vitinho e Ronaldo por Valencia e Wanderson, e o Clube do Povo precisou de apenas cinco minutos para marcar depois das trocas.
Aos 21, Borré cruzou para Valencia, que dominou no peito, fintou o zagueiro e bateu com estilo. Bucha! Três minutos depois, Enner foi lançado por Alan Patrick, atraiu a marcação para fora da área e aguardou a ultrapassagem de Wanderson. Na hora certa, o camisa 13 acionou o companheiro de ataque, que soltou a bomba para as redes.
Com a vitória em Ijuí, o Clube do Povo chegou aos 17 pontos na tabela, retomou a melhor campanha da primeira fase do Gauchão e também assegurou, com uma rodada de antecedência, sua vaga para as semifinais como primeiro colocado do Grupo B. Na última partida classificatória, o Inter teria a missão de defender a liderança geral e, com isso, confirmar a vantagem do mando de campo no jogo de volta dos mata-matas.
Data: 12 de fevereiro de 2025;
Local: 19 de Outubro;
Placar: São Luiz 1 x 3 Internacional;
Gols do Inter: Vitinho, Valencia e Wanderson.
A melhor campanha é colorada!
O intenso temporal que caiu em Porto Alegre comprometeu boa parte do primeiro tempo da partida entre Inter e Monsoon. Entre poças d'água e paralisação do árbitro, valiosos minutos foram perdidos, literalmente, por água abaixo, mas isso não impediu que o Clube do Povo resolvesse sua vida antes mesmo do intervalo.
Aos 34, Borré fez o pivô e deixou a bola limpa para Bruno Henrique. Sem precisar do domínio, o camisa oito bateu forte para vencer o goleiro e marcar o primeiro. Dois minutos depois, Victor Gabriel lançou Carbonero, que invadiu a área e tentou a assistência para Enner. Preocupado com o equatoriano, Arthur afastou de qualquer maneira e mandou contra o próprio patrimônio: 2 a 0.
No segundo tempo, coube ao Inter administrar o confronto e garantir o triunfo por 2 a 0. Com a vitória, a missão de atingir a melhor campanha da fase classificatória estava cumprida. Junto dela, o Clube celebrava duas boas notícias. Primeiro, a vantagem do mando de campo no jogo de volta da semifinal. Depois, o valioso tempo para se preparar para enfrentar Caxias. Pela primeira vez desde o início do Gauchão, Roger Machado teria uma semana livre para treinar com a equipe. Os mata-matas estavam por vir!
Data: 15 de fevereiro de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Internacional 2 x 0 Monsoon;
Gols do Inter: Bruno Henrique e Arthur (contra).
Vantagem em Caxias
Dentro de campo, o Inter abriu as semifinais do Gauchão com três desfalques de peso: Borré, Wesley e Alan Patrick. Já nas arquibancadas, o Clube do Povo contou com um reforço decisivo para enfrentar o Caxias. Dividido meio a meio, o estádio Centenário teve seu setor visitante invadido por milhares de colorados e coloradas, que empurraram o time de Roger Machado em busca da vitória. A partir do segundo tempo, a cantoria das arquibancadas resultou em bolas na rede!
Aos 21 da etapa final, Bruno Henrique lançou Braian Aguirre pela direita. Espetado no limite da linha lateral, o argentino puxou a marcação e encontrou espaço para assistir Vitinho. Pressionado por um marcador, o atacante deixou o rival no chão antes de finalizar com a canhota e chegar a três gols no Gauchão!
Cinco minutos depois de abrir a conta, Vitinho ampliou. Mais uma vez, o Inter tramou pela direita. Desta vez, o penúltimo passe foi de Aguirre, enquanto a assistência teve a assinatura de Bruno Henrique. Em velocidade, o artilheiro da tarde partiu rumo à linha de fundo e, mesmo sem ângulo, encontrou espaço para marcar o segundo. Com a vantagem de 2 a 0, o Clube do Povo poderia perder por até um gol de diferença, na volta, que ainda assim estaria classificado à final do Rio Grande!
Data: 22 de fevereiro de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Caxias 0 x 2 Internacional;
Gols do Inter: Vitinho (2x).
Virada no Gigante!
No sábado de carnaval, quase 30 mil pessoas marcaram presença nas arquibancadas do Beira-Rio e jogaram junto com o Inter na partida de volta da semifinal do Gauchão. Decidido a reconduzir o Colorado à final estadual, o público não se deixou abalar com o gol visitante, marcado às vésperas do intervalo, e, como recompensa, foi brindado com um segundo tempo de gala da Academia do Povo.
Aos sete da etapa final, Valencia sofreu pênalti depois de cruzamento de Braian Aguirre. Quatro minutos mais tarde, o equatoriano pôde fazer a cobrança e igualar o escore: 1 a 1. No embalo da festa pelo empate, Vitinho garantiu a virada. Aberto na esquerda, Bernabei recebeu ótimo passe de Victor Gabriel e passou rasteiro para o goleador do Inter marcar o segundo. Festa no Gigante!
De pé em pé, envolvendo a marcação e criando espaços na base da qualidade técnica, o Inter chegou ao terceiro (e último da noite) aos 33 minutos. Lançado em profundidade por Vitinho, Aguirre não precisou do domínio para cruzar pelo chão. Livre na pequena área, Valencia cumprimentou de pé esquerdo para marcar. Estávamos na final!
Data: 01 de março de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Internacional 3 x 1 Caxias;
Gols do Inter: Valencia (2x) e Vitinho.
Passeio na Arena
Apoiado por estádio cheio, o Grêmio bem que tentou pressionar nos primeiros minutos do Gre-Nal 445, mas esbarrou em uma atuação impecável do Clube do Povo. Do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo reservas, desfalques e reforços, todos estiveram em sintonia no lado vermelho. Sem falar na torcida, claro, que apesar da desvantagem numérica (eram dois mil colorados contra 50 mil adversários) conseguiu tomar conta do som ambiente da Arena. E precisava ser assim para o Inter abrir vantagem na decisão estadual!
À medida em que o ritmo mandante enfraquecia, o Inter começou a impor seu estilo de jogo. Pouco a pouco, o perde-pressiona encaixou, as ultrapassagens fluíram, os dribles apareceram... e o primeiro gol foi marcado! Depois de corte parcial da defesa, Fernando lançou Aguirre. Pela direita, o argentino encontrou Vitinho, que deixou seu perseguidor deitado antes de ganhar a área e tocar por baixo. Na primeira trave, Bruno Henrique não conseguiu definir. No segundo poste, Carbonero dominou, engatilhou e guardou. Golaço!
Três minutos depois do gol de Carbonero, Alan Patrick encontrou as redes. Ao melhor estilo toco y me voy, Bernabei tabelou com Johan, recebeu a devolução na esquerda e cruzou rasteiro. Valencia, Vitinho e Bruno Henrique também estavam na área, atraindo a atenção da zaga, mas foi o capitão nascido para brilhar em Gre-Nais quem surgiu desapercebido e emendou com o pé direito. Inter 2 a 0!
Na etapa final, os dois times criaram chances. Voltado ao ataque, o Grêmio incomodou, principalmente, nas bolas aéreas. Gustavo Martins, na melhor chance rival, finalizou com bloqueio de Victor Gabriel. Ao mesmo tempo, o Inter deu trabalho nos contragolpes, e Wesley, nos acréscimos, tirou tinta do poste de Volpi. O placar estava definido - e a vantagem também!
Data: 08 de março de 2025;
Local: Beira-Rio;
Placar: Grêmio 0 x 2 Internacional;
Gols do Inter: Carbonero e Alan Patrick.
INTER GRANDE DO SUL
A TAÇA FICOU COM O MAIOR CAMPEÃO - E ÚNICO OCTA! - DO RIO GRANDE! Pela 46ª vez na história, o Clube do Povo conquistou o título gaúcho. Neste domingo (16/03), o Colorado contou com gol de Enner Valencia para empatar o Gre-Nal 446 por 1 a 1, garantir o placar agregado de 3 a 1 e conquistar o título invicto do Estadual de 2025!
Data: 16 de março de 2025, Local: Beira-Rio, Placar: Internacional 1 x 1 Grêmio, Gol do Inter: Enner Valencia.