NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Libertadores: saiba tudo sobre o próximo adversário colorado

Em busca de vaga na fase de grupos da Libertadores, o Clube do Povo enfrenta, a partir das 21h30 desta quarta-feira (19/02), o Tolima, em confronto que abre a terceira fase preliminar do torneio. Tendo como sede a cidade de Ibagué, na Colômbia, a partida corresponde aos primeiros 90 minutos de duelo dotado de contornos decisivos. Afinal de contas, quem se classificar do embate entre Inter e Deportes integrará a Chave E, que já conta com América de Cali, Grêmio, Universidad Católica. Confira, abaixo, tudo sobre o adversário de mais uma jornada continental do Colorado.

O Clube

Fundado no dia 18 de dezembro de 1954, logo de seu surgimento o Deportes Tolima exibiu intensa e curiosa relação com o futebol argentino. Formado majoritariamente por hermanos, o primeiro elenco de ‘Los Pijaos’ a disputar campeonatos oficiais, na temporada de 1955, chegou a utilizar o fardamento do Racing, de Avellaneda, enquanto procurava por uma camisa própria.

Hoje, passados 65 anos de sua fundação, a equipe se encontra devidamente consolidada no cenário colombiano, possuindo, mais do que uniforme e atletas reconhecidos por todo o continente, vistosa sala de troféus, em muito encorpada no século XXI. Atualmente, o Tolima ostenta três títulos da elite nacional, sendo dois Campeonatos, vencidos em 2003 e 2018, e uma Copa, erguida em 2014.

Libertadores

Nesta temporada o Tolima disputa sua segunda Libertadores consecutiva. Classificados para o torneio após encerrar o ano de 2019 na terceira colocação geral do campeonato colombiano, os adversários colorados deste meio de semana estrearam no certame continental na segunda fase preliminar. O adversário na ocasião foi o Macará, do Equador, em duelo encerrado com o 2 a 0 no agregado, escore construído através de dois triunfos pelo placar mínimo, gols anotados por Leandro Campaz.

Em 2019, integrando o Grupo G ao lado de Boca Juniors, Athletico e Jorge Wilstermann, o Tolima somou 8 pontos em seis rodadas, encerrando o chaveamento na terceira colocação, a um ponto dos paranaenses. Não foi diante do time curitibano, contudo, que os colombianos tiveram o mais marcante de seus encontros contra equipes brasileiras. Pelo contrário, a lembrança mais famosa de duelos entre ‘Los Pijaos’ e brazucas aconteceu ainda no início dos anos 10, mais precisamente em 2011. Enfrentando, na Pré-Libertadores, o Corinthians de Paulinho, Ralf, Chicão e Ronaldo, o Deportes segurou importante igualdade sem gols em São Paulo para depois aplicar irretocável 2 a 0 em sua casa e, assim, avançar à fase de grupos do torneio.

Momento

O Tolima foi a campo pela última vez na sexta-feira passada, dia 14 de fevereiro. Em partida da quinta rodada do Apertura, a equipe visitou o Rionegro Águilas. Encerrado com igualdade de 1 a 1 no marcador, o confronto teve em Andrey Quiñonez o artilheiro de ‘Los Pijaos’, que seguraram a frente do marcador até os 46 da etapa final, mas deixaram o triunfo escapar em gol de Andrés Rentería. Na ocasião, o técnico Hernán Torres mandou sua equipe a campo com Montero; Vásquez, Quiñones, Mosquera e Banguero; Henao, Gordillo, Campaz, Cataño e Andrey Quiñonez; Rojas.

Sede

O Deportes Tolima é um clube de Ibagué, principal cidade do departamento de Tolima, na Colômbia. Tratado como a ‘capital da música’ no país, o município se encontra a mais de 200km de Bogotá e aproximadamente 1.200m acima do nível do mar.

Presidente da Colômbia na segunda metade do século XIX, Manuel Murillo Toro é homenageado com o nome de batismo do estádio do Tolima. De capacidade para cerca de 30 mil torcedores, o campo foi inaugurado em 1955, à época com lugares para pouco menos de cinco mil pessoas. Para esta quarta-feira (19/02), a previsão é de casa cheia, inclusive devido a promoções na venda de ingressos para a torcida da casa.