NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Gurias Sub-16 enfrentam São Paulo na luta por vaga na final do Brasileirão

Gurias querem o bicampeonato/Foto: Adriano Fontes, CBF

Sextou com semifinal para as Gurias Coloradas Sub-16! A partir das 11h desta sexta-feira (02/07), elas decidem contra o São Paulo, em Sorocaba-SP, cidade-sede do Brasileirão da categoria, uma vaga na grande decisão nacional. Atual campeão do torneio, o Inter superou os grupos invicto, e segue forte em busca do bicampeonato.

A semifinal do Brasileirão Sub-16 será disputada em jogo único. Líderes do grupo A, as Gurias avançaram para as eliminatórias com a segunda melhor campanha da primeira fase. De sua parte, o São Paulo se classificou como o líder de terceira maior pontuação. Até aqui, o Inter venceu os três jogos que disputou, além de marcar sete gols e sofrer três.

Inter está 100% no Brasileirão Sub-16/Foto: Adriano Fontes, CBF

Impecável, a campanha das comandadas de David da Silva tem duas goleadoras. Tainá Maranhão, jogadora integrada desde o início da temporada ao grupo principal, e Gaby Tomé já marcaram dois gols para as Gurias. Clarinha, Bruna Wink e Berchon, todas recentemente convocadas para a Seleção Sub-17, completam a artilharia colorada.

O São Paulo somou sete pontos nas três rodadas da primeira fase. Integrante do grupo C, o Tricolor teve a mesma pontuação do vice-líder Corinthians, mas ficou na frente pelo saldo. A equipe, que venceu Ferroviária e Kindermann-SC, além de empatar com o Timão, já marcou 12 gols, nove a mais do que os sofridos. Duda, com quatro tentos, é a artilheira da equipe paulista.

O duelo entre Gurias Coloradas e são-paulinas será transmitido por Eleven Sports e SporTV. Quem avançar enfrenta, na grande final, Corinthians ou Minas Brasília, que também duelam nesta sexta, mas às 15h. Em 2020, o Inter levantou a taça exatamente após superar a equipe brasiliense. A decisão está marcada para as 15h de domingo. Qualquer empate no tempo normal dos confrontos eliminatórios leva a decisão para os pênaltis.

Gurias levantaram a taça em 2020/Foto: Adriano Fontes, CBF

Duelo de rivais

O embate de Inter, campeão de 2020, e São Paulo, vencedor em 2019, envolve duas das categorias de base mais vencedoras do Brasil nos últimos anos. Como seria de se esperar para um choque de protagonistas, Gurias Coloradas e tricolores somam uma rica história de enfrentamentos recentes – cujos finais foram felizes para o Clube do Povo.

Sub-18 eliminou o São Paulo no último mês de março/Foto: Mariana Capra

Em 2019, Tricolor e Clube do Povo decidiram o Brasileirão Sub-18. Vencedor na ida por 1 a 0, o Colorado segurou heroico 1 a 1 no Pacaembu, em partida que contou com pênalti defendido pela goleira Mayara, para levantar a taça do torneio da categoria, que voltou a presenciar encontro das duas equipes no início deste ano.

May fez história no Pacaembu/Foto: Mariana Capra

Semifinalistas do Nacional Sub-18, Gurias e São Paulo iniciaram em Porto Alegre a luta por vaga na decisão do país. Após vencer por 3 a 1, o rival tinha a vantagem do empate para o jogo da volta, mas não resistiu ao faro de artilheiro de Mileninha, que postergou o duelo às penalidades. Na marca da cal, Gabi Barbieri, goleira colorada, brilhou, e o Inter, merecedor, avançou.

Gabi Barbieri também foi decisiva diante das paulistas/Foto: Mariana Capra

Em relação ao duelo mais recente, as duas equipes contam com remanescentes. Pelas Gurias, Mai, Berchon e Maranhão participaram do último Brasileirão Sub-18. No São Paulo, Ana Carolina e Duda são as caras conhecidas dentro de campo, enquanto Thiago Viana também comanda a equipe Sub-16. Vale lembrar que, na categoria adulta, Clube do Povo e Tricolor se enfrentarão, no próximo mês de agosto, nas quartas de final do país.

Mai (E) é uma das remanescentes/Foto: Mariana Capra