Na tarde desta quinta-feira (14), na sala de coletivas do Beira-Rio, ocorreu a primeira edição do Inter Conecta, projeto onde o Conselho de Gestão do Sport Club Internacional e os executivos das áreas de finanças, operações, marketing e receitas, além do futebol masculino, feminino e de base, compartilharam um balanço das atividades de 2024 e apresentaram os planos para o próximo ano. Após as apresentações, a imprensa presente foi liberada para fazer perguntas na coletiva.
Dalton Schmitt, Vice-Presidente e representante do Conselho de Gestão do Clube
O Vice-Presidente e representante do Conselho de Gestão do Clube, Dalton Schmitt Junior, abriu a tarde de Inter Conecta ressaltando a importância da profissionalização dentro do Colorado, da busca por competitividade no futebol e do foco estratégico na ampliação das receitas e definição de estratégias para lidar com o endividamento a longo prazo.
Giovane Zanardo, CEO do Sport Club Internacional
O CEO do Clube do Povo falou sobre a base dos colaboradores e colaboradoras do Colorado, suas capacitações e como isso impacta no dia a dia e, principalmente, para a evolução alvirrubra dentro do mercado. "Temos profissionais com expertise em todas áreas e unificamos tudo isso em prol do Clube. Esse processo irá permitir uma evolução nos projetos estruturantes dentro do Inter."
Além disso, Giovane Zanardo também apresentou detalhes sobre as negociações com a Liga Forte União, ressaltando que: “Temos a Record, Google, YouTube e Amazon como parceiros. Isso mostra o tamanho do interesse na Liga Forte União. Estamos negociando também com a Globo e, quando estiver concluído o processo, todos terão conhecimento.”
Aldoir Pinzkoski Filho, Diretor de Finanças
Tratando assuntos como debêntures e a negociação com bancos, o Diretor Executivo de Finanças deixou claro que o Clube do Povo foi muito afetado financeiramente pela enchente, com gastos fora do orçamento em torno de R$90 milhões, resultado de questões como logística, perda de associados(as) e inadimplência, entre outros. Além disso, comentou sobre o resultado financeiro da temporada, que trará um desvio relevante, e a necessidade de capital de giro devido ao endividamento. Aldoir Pinzkoski também deixou claro que, em 2025, o Colorado poderá atingir com um marco positivo. “Os processos adotados nos farão ter um dos maiores superávits da história do Clube no futuro,” salientou.
Rodrigo Lucca, Diretor de Operações
O Diretor de Operações iniciou tratando de um assunto muito debatido: a reconstrução pós-enchente. O Beira-Rio foi afetado de maneira preocupante, mas o maior processo foi realizado no CT Parque Gigante, que perdeu toda a sua estrutura e precisou, inclusive, ter seus campos reconstruídos devido à catástrofe ambiental. "Todas as áreas do CT foram destruídas. Fizemos uma reconstrução completa, incluindo campos de futebol e toda a estrutura. Tivemos mais de 600 pessoas trabalhando para recuperar todo o patrimônio do Clube, que foi imensamente afetado durante o período."
Rodrigo Lucca ainda relembrou as atualizações recebidas para os jogos no Beira-Rio após o ocorrido. O processo de gerenciamento de jogos, o reconhecimento facial e a evolução técnica patrimonial e de TI também foram abordados. “Todas essas atualizações trazem mais conforto para os nossos torcedores e, além disso, redução de custos para o nosso patrimônio. Também buscamos parceiros para trazermos ainda mais tecnologias, como redução de energia elétrica, luzes de LED e recuperações dos nossos telões.”
Marcos Silveira, Diretor de Marketing e Receitas
Seguindo a tarde do Inter Conecta, Marcos Silveira, Diretor Executivo de Marketing e Receitas, apresentou os planos para o futuro das áreas de vendas, marketing, sócios, comunicação e Relacionamento Social, e falou sobre o mergulho feito para criar uma linha junto à Bain & Company - empresa especialista em consultoria de gestão com sede em Boston - sobre o que pode ser monetizado pelo Clube, buscando referências nos outros Clubes da Série A, na NFL e na NHL.
Outro ponto importante no discurso do Diretor Executivo de Marketing e Receitas foi sublinhar que tudo o que é feito no Colorado, seja em meio digital ou físico, tem o seu valor, consequência do alcance por paixão que o Inter pode proporcionar ao seu torcedor, conseguindo expandir o tempo de consumo e transformando a criação alvirrubra em uma potência de monetização. “Esse processo está sendo feito com base em uma integração dentro da minha vertical, que são Vendas, Marketing, Sócios, Comunicação e Relacionamento Social. Nós trabalhamos por estratégia e criamos um ciclo, uma abertura de semana para que possamos entender o que fizemos de errado e o que deu certo. A comunicação é o grande canhão que comunica todos os nossos ativos”.
Marcos salientou, também, a importância de se entender o valor do sócio, objetivo que se desdobrou na organização de uma pesquisa “mar aberto”, que gerou, estatisticamente, um retorno grande, e ajudou a direcionar e identificar quatro tipos de torcedores: fanáticos, leais, regulares e casuais. "O nosso chefe são os nossos fãs! Tudo que fazemos é pensando neles. Por isso, fomos atrás de descobrir o perfil de cada um. Fizemos uma pesquisa muito grande e sabemos que esse é um caminho para monetizarmos nosso conteúdo e atrair as marcas," comentou.
Luiza Parreiras, Gerente de Futebol Feminino
Luiza começou sua apresentação salientando as dificuldades enfrentadas no ano e como as Gurias foram impactadas. Entretanto, a Gerente de Futebol Feminino ressaltou a virada de chave que levou as Coloradas para as quartas de final do Brasileirão, além de comemorar o rendimento das categorias de base do Clube do Povo.
“Tivemos 13 atletas convocadas para a Seleção Brasileira, seguindo a tradição do Inter de revelar nomes, sendo referência na base. Tivemos o Mundial Sub-17 e Sub-20 e mandamos representantes para ambas as competições. Temos hoje cinco categorias e o plano de começar de maneira oficial as categorias de iniciação. Estamos no processo de entender, de diagnosticar e entender o que possuímos, o que necessitamos e como podemos fazer as mudanças necessárias, mas sem esquecer do futebol {…} Cerca de 30% do elenco profissional das Gurias atualmente é da base alvirrubra.” Luiza Parreiras
Parreiras fez questão de ressaltar a evolução vivida pelo futebol feminino como um todo. A Gerente comentou sobre a necessidade de algumas atualizações em equipamentos como: análise de desempenho, fisiologia e fisioterapia, que afetam diretamente o rendimento da atleta. “Buscamos ter investimento em pessoas e equipamentos, mas não só no elenco profissional. Em conversas com o Conselho de Gestão e a Diretoria, ficou claro que são pedidos para o setor como um todo e não só para as profissionais. Em 2025, com foco nas melhorias e mantendo o orçamento, saberemos melhor onde investir e trará mais segurança ao trabalho.”
Jorge Andrade, Diretor Executivo de Formação e Transição
Jorge Andrade citou detalhes sobre o organograma de profissionais da base e, principalmente, esmiuçou o planejamento realizado em Alvorada visando a potencializar os jogadores do Celeiro de Ases por meio de projetos como o Método 2×1, que foca nas categorias iniciais, a exemplo do Sub-6 e Sub-8, buscando ajudar os pequenos a desenvolverem coordenação motora e afins; e o Atleta 360º, símbolo da atenção com que o Clube passa aos atletas à mensagem de que não basta ser responsável dentro do campo, mas é também necessário evoluir como cidadão.
“Sobre o Método 2×1, temos percebido que a geração que está chegando entre 6 e 12 é a da “tela”. Tem um déficit motor em relação às passadas, por ficarem mais tempo nas telas. Os meninos que brincavam na rua, agora precisam treinar nos Clubes. A comissão técnica tem uma preocupação muito grande no processo de iniciação, inclusive, com bolas diferentes, como bola de borracha e de tênis e em gramados diferentes, como o sintético e o campo.” Jorge Andrade
O Diretor também exaltou a integração que o Celeiro de Ases vive com o profissional, exemplificada nos cinco jogadores que fazem parte do elenco fixo de Roger Machado, além de outros nomes que são chamados pelo comandante da equipe principal para completar treinos e adquirir experiência, visando a se preparar ainda melhor para o futuro e apresentar uma evolução mais rápida. Além disso, Jorge elogiou o comandante alvirrubro e o seu interesse por entender o que está acontecendo no CT Morada dos Quero-Queros.
“Tivemos oito jogadores convocados para as seleções de base. Inclusive com nomes com idade Sub-17, como o Gabriel Carvalho, Luis Otavio e Henrique Menke servindo ao Brasil Sub-20. (...) É a terceira semana seguida que o Roger vai na folga dele até o CT e passa o dia lá, perguntando sobre os jovens que estão treinando bem.” Jorge Andrade
André Mazzuco, Diretor Executivo de Futebol
O Inter Conecta teve até conexão com Miami! O Diretor Executivo de Futebol, André Mazzuco, participou de maneira on-line do evento, uma vez que está representando o Clube do Povo no SoccerEX, evento tradicional do meio do esporte. Na sua apresentação, o profissional comentou a importância de integrar todos os setores do futebol (Celeiro, Gurias e Masculino) como forma de estabelecer um ciclo e metas, visando a unificar as integrações.
Mazzuco discursou sobre o bom momento vivido dentro das quatro linhas, com uma fundamental arrancada de resultados, e a respeito da importância de se entender o momento e já pensar no próximo ano, para que, na futura temporada, sejam mantido os resultados consistentes e buscadas coisas maiores.
“Estamos aproveitando esse momento com o Roger e a comissão técnica, mas estamos pensando em como qualificar o elenco para a próxima temporada. Fazemos um trabalho forte que pode nos levar a algo mais substancial dentro dos nossos projetos no Clube.” André Mazzuco
O Diretor falou sobre o orgulho de ter o Celeiro de Ases ativamente presente no profissional. Não só pelo fator desportivo, mas também pensando no longo prazo, com o poder de revenda que torna os atletas 'crias da casa' um ativo importante para lucros futuros ao Colorado.
“Faço todos os elogios aos profissionais da base. Conseguimos nos aproximar ainda mais, é muito orgulho para nós termos nomes do Celeiro no profissional. O Gabriel Carvalho, Ricardo Mathias, Gustavo Prado, o Luis Otavio e o Anthoni, fazem parte de um grande processo de desenvolvimento e evolução.” André Mazzuco
Ivandro Morbach, Vice-Presidente do Conselho de Gestão
Finalizando a parte das apresentações do evento, Ivandro Morbach, Vice-Presidente do Conselho de Gestão do Colorado, destacou os três pilares da gestão alvirrubra: profissionalização, transparência e conexão com a torcida. O dirigente também fez questão de elogiar a sintonia entre a torcida e o elenco e destacar a importância desta união para o alto escalão da Academia do Povo.
“Sem a torcida, não existe Sport Club Internacional. O foco do nosso trabalho é gerar orgulho ao torcedor e fazê-lo sair emocionado em uma tarde de domingo. (...) Temos a certeza que estamos no caminho certo, da profissionalização e chamamos a torcida para vir, junto conosco, montar o Sport Club Internacional do futuro.” Ivandro Rodrigo Morbach
Após as apresentações, os participantes concederam uma entrevista coletiva aos jornalistas presentes.