
Em jogo eletrizante no SESC Protásio Alves, as Gurias Coloradas buscaram o empate por 2 a 2 nos instantes finais do Gre-Nal desta segunda-feira (19/08), após estarem perdendo por 2 a 0, e venceram a final Brasileirão Sub-17 de 2024 nos pênaltis! Os gols do Inter, que conquistou o bicampeonato da competição, foram marcados por Piauí, dona de atuação destacada, e Milenna, aos 44 minutos da segunda etapa. Nas penalidades, Camilly brilhou pelo Clube do Povo, defendendo duas batidas das adversárias.

A partida começou com muita intensidade no SESC. Logo no primeiro minuto, após bate e rebate na área colorada, Maria aproveitou a confusão para marcar o primeiro gol do Grêmio. Aos 10, Stephanie criou boa oportunidade ao dar dois dribles curtos e arriscar um chute da entrada da área, mas a bola não encontrou a meta. Pouco depois, Laura cruzou da esquerda e Katguria cabeceou com perigo, mas a goleira adversária fez a defesa.

O Inter não deixou de pressionar, e, aos 39 minutos, Gabi Inácio arrancou em velocidade, mas foi puxada pela camiseta, resultando em um cartão amarelo para a defensora adversária. Na cobrança da falta, o perigo não foi ampliado. Assim, o primeiro tempo terminou sem novas alterações no placar. As Gurias precisariam buscar a virada na etapa final.
Quem voltou a movimentar o escore, porém, foi o Grêmio. Aos dois minutos, a defesa colorada vacilou, Helô roubou a bola pela esquerda, avançou até as proximidades da área e mandou por cima de Camilly. Elas tinham dois. A gente? Nenhum (por enquanto!).

Aos 17 minutos, em uma jogada polêmica, a bola ficou viva na área adversária e o ataque colorado reclamou pênalti, mas a arbitragem ignorou o possível toque de mão de Ana Saadi. A pressão das Gurias só surtiu efeito no minuto 35, quando Pietra ganhou a disputa na entrada da área e finalizou com bloqueio. A bola, então, tomou altura e morreu nos pés de Piauí. Cara a cara com a goleira Josi, a goleadora finalizou duas vezes para marcar o primeiro gol do Inter no confronto.

Logo depois do gol, Milenna ousou cobrar falta, nas cercanias do meio de campo, direto na meta visitante. Venenosa, a batida explodiu no travessão. Já aos 44 minutos, após uma sequência de três escanteios, Duda Abreu encontrou a mesma Milenna, que subiu mais alto do que todo mundo e, de cabeça, empatou o jogo para o Internacional.

Com o empate no tempo regulamentar, a partida foi decidida nos pênaltis. Na marca da cal, brilhou a estrela da goleira Camilly. Irmã gêmea de Milenna, a arqueira defendeu duas batidas adversárias. Do lado do Inter, Aninha, a própria Millena, Duda Abreu e Laura converteram. Por 4 a 2, as Gurias Sub-17 venciam as penalidades e conquistavam o Brasil!

Ficha técnica:
Internacional (2)(4): Camilly; Lara (Duda Abreu), Milenna, Sarah e Laura; Pietra, Katguria e Stephanie (Gi Bet); Aninha, Gabi Inácio (Alemoa) e Piauí. Técnico: David da Silva.
Grêmio (2)(2): Josi; Allyne, Crisana, Ana Saadi e Ana Vidal; Giovana, Sofi (Fê Cardoso) e Manu Borba (Laura Cardoso); Gisele, Maria (Rafa Robinson) (Yasmin) e Helô (Rayssa). Técnico: Rubens Franco.
Gols: Piauí, aos 35’/2ºT, e Milenna, aos 44’/2ºT (I). Maria, a 1’/1ºT, e Helô, aos 3min/2ºT (G).
Cartões amarelos: Katguria e Milenna (I). Ana Vidal e Maria (G).
Arbitragem: Tainan Bordignon Somensi (SC), auxiliada por Estefani Andriati Estrela da Rosa (RS) e Ariela Duarte Silveira (RS).
Estádio: SESC Protásio Alves.