NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Dia do Torcedor Colorado: Charuto, a personificação do Clube do Povo

Enquanto Carlitos, Tesourinha e companhia orquestravam a sinfonia dentro de campo, nas arquibancadas do Eucaliptos havia um irreverente torcedor que dava um show à parte. “Um colorado em estado puro”, como definira Luis Fernando Verissimo. Nesta sexta-feira (17/12), se comemora o Dia do Torcedor Colorado, e nada mais justo do que celebrar a personificação do Clube do Povo: o eterno Charuto.

Figura muito popular em Porto Alegre, Charuto habitou assiduamente o Eucaliptos entre os anos 1930 e 50. Apesar da embriaguez que por vezes o abatia no segundo tempo, torcia fervorosamente enquanto podia: “CO-RO-RA-DO!”, repetia, alheio ao que ocorria no gramado.

Trabalhador humilde e bem quisto entre a torcida, costumava ter sua entrada bancada pelos demais. Quando isso não ocorria, usava de uma técnica avançada para driblar o porteiro e ingressava no estádio de costas, fingindo estar de saída – como se fora o próprio Saci.

O mítico torcedor-símbolo partiu em 1952, mas sua figura atravessa os tempos como um personagem popular do futebol gaúcho e representante folclórico do Clube do Povo – a genuína alegria de seu coração. Salve, eterno Charuto!