Pré-venda da nova camisa do Inter! Compre agora
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
Celeiro de Ases: Relembre os principais momentos de 2024
19 de dezembro de 2024

Para o Celeiro de Ases, o ano de 2024 foi marcado por novos projetos, por momentos significativos na formação de atletas e cidadãos e pela aproximação das categorias de base com a equipe principal.

A temporada começou com um título inédito e invicto na Fam Cup Sub-17, conquistado no dia 30 de janeiro, na Arena Barueri. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o Inter derrotou o Red Bull Salzburg nos pênaltis e levantou o troféu da competição.

Invicto, inédito e Colorado! Foto: Abner Dourado

Logo no início de fevereiro, Gustavo Prado fez sua estreia no time profissional, marcando o início de uma série de integrações de jovens talentos à equipe principal. Em 1º de março, o Sub-17 protagonizou um grande clássico Gre-Nal pela Copa do Brasil da categoria, vencendo o rival fora de casa por 2 a 0 com gols de Gabriel Carvalho e Guilherme Barbosa, avançando às oitavas de final.

Gustavo Prado estreia no profissional, enquanto Gabriel Carvalho comemora gol em clássico Gre-Nal Sub-17. Fotos: Ricardo Duarte e Rafaela Frison

No dia 25 de março, Ricardo Mathias foi relacionado para sua primeira partida profissional, sendo o segundo atleta do Celeiro de Ases a atingir essa marca em 2024, após Gustavo Prado. Ao longo do ano, outros nomes como Gabriel Carvalho, Yago Noal, Evertow, Victor Gabriel e Lucca Drumond também integraram a lista de relacionados da equipe principal.

Em abril, o Sub-15 conquistou o título da Taça da Amizade ao vencer o Avaí por 2 a 1 em Roca Sales, encerrando a competição com uma campanha perfeita: seis vitórias, 14 gols marcados e apenas três sofridos.

De forma invicta, Celeiro conquistou o título da Taça da Amizade. Foto: Roger Duarte

No mês seguinte, em 15 de maio, a equipe Sub-20 retomou os treinamentos após uma pausa de 12 dias devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, causada por enchentes. O cenário devastador do Estado afetou o calendário de jogos da base colorada.

No dia 27 de maio, Fabricio Prado foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-15, sendo o primeiro atleta do Celeiro de Ases a ser chamado para representar o Brasil em 2024. Posteriormente, outros sete jogadores das categorias de base foram convocados para diferentes seleções brasileiras:

  • João Bezerra (Sub-15);
  • Henrique Menke (Sub-17);
  • Henrique Menke (Sub-20);
  • Gabriel Carvalho (Sub-20);
  • Gustavo Prado (Sub-20);
  • Ricardo Mathias (Sub-20);
  • Pedro Kauã (Sub-20);
  • Luis Otavio (Sub-20).

O CT Alvorada teve papel fundamental na temporada, recebendo os treinos do elenco profissional em junho, após o CT Parque Gigante ser afetado por enchentes.

No mesmo mês, Gabriel Carvalho e Lucca Drumond estrearam no time principal, consolidando a integração entre base e profissional. Cria do Celeiro desde os 9 anos de idade, Gabriel estreou em 16 de junho, em jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão.

Em agosto, o Sub-17 foi vice-campeão do Campeonato Gaúcho, garantindo vaga na Copa do Brasil de 2025. Ainda no mês de agosto, o Celeiro de Ases passou a disputar a Copa FGF, uma competição profissional que proporcionou mais minutagem e experiência aos jovens atletas.

Equipe colorada garantiu vaga na Copa do Brasil 2025. Foto: Rafaela Frison

Setembro trouxe iniciativas importantes para o desenvolvimento integral dos atletas. No dia 12, o projeto “Atleta Nota 10” premiou jovens que se destacaram no desempenho acadêmico, reforçando a integração entre esporte e educação. Outro marco de setembro foi a divulgação oficial do Projeto Atleta 360°, que busca aprimorar os atletas em três dimensões: técnica e tática, performance física e médica e desenvolvimento comportamental. O vídeo de apresentação do projeto destacou a abordagem multidisciplinar adotada pelo Internacional.

No dia 18, a torcida colorada compareceu em peso no CT Alvorada para apoiar a equipe Sub-20 no Gre-Nal da Copa FGF. Mesmo o Grêmio utilizando atletas profissionais, o Celeiro venceu o clássico por 2 a 1, com dois gols de Ricardo Mathias.

Torcida colorada apoiou o Celeiro na vitória. Fotos: Rafaela Frison

Em outubro, as crias do Celeiro brilharam na equipe principal. Ricardo Mathias marcou seu primeiro gol como profissional, no dia 5. Enquanto Luis Otavio fez sua estreia no time principal durante um clássico Gre-Nal, em que o Inter venceu por 1 a 0 no Beira-Rio.

Crias do Celeiro brilham na equipe principal. Fotos: Ricardo Duarte

Além disso, no mês dez de 2024, o Inter soltou o grito de bicampeão consecutivo da Copa Gramado Sub-16. Na finalíssima do torneio, o Celeiro de Ases derrotou, por 2 a 0, o Athletico-PR, após ter eliminado, nas semis, a equipe do Grêmio.

Celeiro é bicampeão da Copa Gramado! Foto: Rafaela Frison

Já em novembro, o Celeiro de Ases finalizou sua participação no Sul-Brasileiro BG Prime com o melhor desempenho entre os clubes participantes nas categorias de iniciação, que incluem as equipes Sub-10 a Sub-14. A competição resultou em um vice-campeonato para o Sub-10, título para o Sub-11, terceira colocação para o Sub-12, título invicto para o Sub-13 e terceira colocação para o Sub-14.

No último mês do ano, o foco do Celeiro já se vira para 2025, onde em janeiro disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copa Santiago Sub-17 e o Efipan Sub-15.

Sub-10 e Sub-13 levantam o troféu da BG Prime.
Créditos