Aránguiz é apresentado na volta para casa: “estou muito feliz”
O príncipe está em casa! Depois de oito anos no futebol da Alemanha, o chileno Charles Aránguiz retorna ao Clube do Povo com contrato assinado até 30 de junho de 2025. Oficialmente apresentado nesta Sexta-feira Santa (07/04), o meio-campista, que reassumirá a camisa 20 do Internacional, compartilhou, durante coletiva concedida na sala de imprensa do Beira-Rio, sua alegria por voltar à equipe que defendeu entre os anos de 2014 e 2015.
“Posso dizer que quando chegou a direção do Inter, foi algo que não pensei muito. Conheço esse Clube, estavam me dando muitas condições para poder voltar, pessoal e familiarmente. Assim, por sorte, tudo aconteceu, e estou muito feliz por tomar essa decisão.
Charles Aránguiz
Vice-presidente de Futebol do Inter, Felipe Becker destacou os esforços empreendidos pelo Clube para contratar Aránguiz. Desde que deixou o Beira-Rio, em agosto de 2015, Charles defendia o Bayer Leverkusen, onde se transformou em ídolo. Ao mesmo tempo, o meio-campista também seguiu como figura carimbada nas convocações da Seleção do Chile, com quem já conquistou duas Copas América.
“É um prazer trazer de volta para casa o Aránguiz. Volta com ainda mais experiência e mais potencial para nos ajudar. Foi um esforço muito grande da nossa direção, do presidente, que foi à Alemanha e conversou com o jogador. Os nossos executivos do futebol também. É um jogador que vai trazer muita qualidade e vai ajudar muito o nosso elenco, com certeza.”
Felipe Becker
Inicialmente, Aránguiz havia firmado, ainda em fevereiro, um pré-contrato com o Inter. O vínculo entraria em vigor no próximo mês de julho, mas, diante dos esforços do próprio atleta, o Colorado conseguiu antecipar sua liberação. O desembarque antes do esperado foi celebrado pelo diretor executivo William Thomas, que elucidou os próximos passos que serão tomados antes da reestreia de Charles, que atualmente se recupera de uma lesão na panturrilha.
“A iniciativa do atleta e do Clube, o entendimento nosso do quão importante era antecipar esse prazo. Também conseguimos regularizar a situação com a finalidade de inscrevê-lo em todas as competições oficiais que temos. A partir de agora, ele inicia toda a avaliação junto ao nosso Departamento Médico, e vamos fazer esse processo de uma forma cuidadosa, passando o máximo de segurança para que ele volte a brilhar dentro do campo.”
William Thomas
A lesão na panturrilha também foi o assunto que abriu a coletiva de Aránguiz. Questionado pela imprensa, o chileno disse estar se sentindo bem, mas evitou estipular qualquer prazo para retornar aos gramados, deixando clara sua confiança no Departamento Médico do Inter.
“Estou bem, fisicamente e psicologicamente estou muito bem, na última etapa do processo de recuperação. Agora, com o corpo médico, os profissionais daqui, estamos montando um programa para não cometer algum erro no progresso e, daqui a pouco, estar com o grupo, o mais forte possível, para ajudar em toda a temporada. Essa é a ideia: não temos uma pressão de voltar logo, sabemos que temos tempo, mas estamos todos muito satisfeitos. Assim, esperamos, daqui a pouco, estar com o grupo.”
Charles Aránguiz
Charles desembarcou em Porto Alegre na manhã da última quinta-feira (06/04), e já teve seu primeiro contato com o elenco do Inter. Entusiasmado com o que viu, o chileno projetou a sequência de temporada do Clube do Povo, que já vive calendário bastante movimentado devido às iminentes estreias na Copa do Brasil e no Brasileirão (além, é claro, do começo da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores).
“O grupo me recebeu bastante bem. Gente muito humana, muito humilde. Vi um grupo muito trabalhador. Venho assistindo às partidas sempre, e vejo muita união. No último ano, esteve lutando pelos primeiros lugares. Então, agora, em uma temporada de Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, a ideia é manter a maior quantidade de jogadores em grande nível para estar à disposição do treinador e dar o melhor a cada partida.”
Charles Aránguiz
Em sua primeira passagem pelo Inter, Aránguiz conquistou dois títulos estaduais e participou de campanhas destacadas no Brasileirão de 2014, encerrado na terceira colocação, e na CONMEBOL Libertadores de 2015, quando o Clube do Povo avançou até a semifinal da América. A boa impressão deixada em Porto Alegre, contudo, não satisfaz o meio-campista, que retorna ao Colorado com grandes ambições para 2023.
O Inter é muito grande. Sempre há pressão. Para um esportista, ter objetivos como Libertadores, Copa do Brasil e Brasilierão é um projeto ambicioso. Por isso, o grupo tem que estar forte, unido, para ter uma mentalidade desde aqui até a última rodada da melhor forma possível. Todos queremos conquistar títulos, todos os esportistas querem atingir coisas importantes, e cada jogador que está no Inter vem com esse objetivo.
Charles Aránguiz