NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Série ‘A bola da vez’ do Museu do Inter: origem da bola

Você já parou para pensar sobre a origem da bola de futebol? Quais foram os caminhos percorridos por esse objeto tão familiar?

Desde a antiguidade existem inúmeros registros sobre jogos com bola. Para te contar um pouco sobre a história e algumas curiosidades que envolvem esse objeto, preparamos uma série especial, a qual denominamos de ‘A bola da vez’.

Para iniciar a trajetória, retornamos ao período Greco – Romano, onde arqueólogos encontraram mosaicos e afrescos que retratam práticas esportivas envolvendo bola. Os romanos praticavam um jogo muito popular chamado Harpastum. Diferente do futebol que conhecemos, nesse jogo era permitido o uso das mãos e dos pés.

A bola utilizada no Harpastum era pequena, seu tamanho seria semelhante ao tamanho de um punho fechado (veja a imagem). Não há registros que indiquem os materiais certos utilizados na sua fabricação, mas possivelmente essa bola era feita de bexiga de porco com um revestimento de couro.

Já aqui nas Américas, os maias e astecas também praticavam um jogo muito semelhante ao futebol, a diferença era que não utiliza os pés, mas, os quadris, as coxas e os braços para jogar a bola.

A bola usada nesse jogo era pequena e feita de borracha. O látex utilizado era extraído das seringueiras nativas das florestas tropicais do México. O látex era queimado e endurecido com a seiva da ipomea.

Chamado “pok ta pok” pelos maias e “ullamaliztli” pelos astecas, este jogo não era apenas um entretenimento, mas sim, um ritual onde uma das equipes era sacrificada em honra ao Sol.

Nos dias atuais a tradição do jogo de bola de seus antepassados foi mantida um campeonato próprio para esse esporte foi criado, a Copa Peninsular Pok-ta-Pok no México.

Fonte:

SILVEIRA, João Pedro. Futebol no tempo dos Romanos: o Harpastum. Disponível em: https://www.zerozero.pt/text.php?id=5351. Acesso em 12 ago 2020.

DOMINGUES, Joelza Ester. Jogo de bola: Combate mortal. Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br/jogo-de-bola-combate-mortal/. Acesso em 12 ago 2020.

SILVA. Sidney Barbosa da.  A evolução da bola de futebol. Disponível em: https://www.campeoesdofutebol.com.br/evolucao_bola_futebol.html. Acesso em 12 ago 2020