Pré-venda da nova camisa do Inter! Compre agora
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
Museu do Inter inicia série de eventos que homenageiam mulheres negras gaúchas ao longo de novembro
4 de novembro de 2025

O Museu do Inter recebeu nesta terça-feira (4) a primeira edição do “Trajetórias – Vozes que Inspiram o Presente e Constroem o Futuro”. A iniciativa, que ocorrerá durante o mês de novembro, homenageia mulheres negras gaúchas que atuam nas áreas de educação, cultura, liderança, arte e justiça social.

A primeira edição contou com a presença de Pérola Sampaio, psicopedagoga clínica e institucional, Ana Tércia Lopes Rodrigues, contadora e professora, Vanessa Mulet, pedagoga empresarial, e Irlanda Gomes, professora e escritora. Elas estão entre as personalidades retratadas no livro “Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras”, de Carlos Penna Rey, pesquisador, escritor e jornalista. A obra documenta e exalta a presença negra no estado.

Fotos: Leandro Monks / Internacional

Na abertura do evento, a primeira palestrante foi Ana Tércia Lopes Rodrigues, professora de Ciências Contábeis e Atuariais da UFRGS. Ela falou sobre o conhecimento como uma ferramenta de libertação para pessoas de baixa renda. Durante sua fala, ela também relembrou sua trajetória como torcedora do Inter, citando as vezes em que atravessava a cidade para assistir aos jogos no estádio.

“Num mês tão emblemático como novembro, em que se celebra o dia da consciência negra, mas que na verdade a gente celebra o mês todo. Porque essa causa que nós... Eu não vou nem dizer que nós defendemos, mas sim que nós vivenciamos na nossa jornada, na nossa trajetória. Que é de enfrentar as adversidades, enfrentar as dificuldades, enfrentar a exclusão. E daí a gente num espaço como o Beira-Rio, que eu sempre vivenciei na minha vida, e perceber o engajamento do Museu do Inter com essa causa é muito gratificante”, afirmou Ana Tércia.

O evento Trajetórias ocorrerá durante todas as terças-feiras de novembro, com encontros que apresentam histórias que inspiram, atravessam gerações e abrem caminhos.

Para o mediador do evento, Gabriel Garcia, apresentar o evento do Trajetórias foi extremamente importante.

“São histórias e trajetórias em que elas puderam abrir sentimentos e experiências que talvez elas não tiveram a oportunidade de trazer para outras pessoas, mas que colocaram no livro e puderam compartilhar hoje conosco”, afirmou.