Pré-venda da nova camisa do Inter! Compre agora
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
FECI inaugura Bazar do Povo com espaço de corte e costura para geração de renda
9 de setembro de 2025

A Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI) inaugurou, nesta segunda-feira (8), o Bazar do Povo, um espaço pensado para apoiar as crianças e famílias atendidas pela instituição. O bazar oferece roupas, sapatos e acessórios com valores sociais, sendo uma ferramenta de acolhimento e cuidado com quem mais precisa.

Além do bazar, também foi inaugurado um espaço de corte e costura e uma lavanderia, que vão funcionar como apoio à geração de renda das famílias acompanhadas pela FECI. A ideia é que mães, pais e responsáveis possam aprender, produzir e até comercializar seus produtos, fortalecendo sua autonomia e criando oportunidades de trabalho e sustento.

Essa estrutura foi viabilizada por meio do Projeto Varejo Social RS, uma parceria com o Instituto Lojas Renner, que oferece qualificação e apoio técnico para a implementação desses espaços. O foco principal do projeto é ampliar o atendimento ao público da assistência social, promovendo inclusão, dignidade e possibilidades reais de mudança de vida.

A cerimônia de inauguração reuniu representantes de instituições e autoridades parceiras, como a chefe da Divisão de Coordenação do Pró-Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, Gisa Nunez, o coordenador do Instituto Lojas Renner, Edson Luis de Carvalho, a representante do Instituto Renner, Chanan Oliveira, o diretor executivo da Casa Menino Jesus de Praga, Arno Duarte, o diretor-presidente da FECI, Gustavo Moreira, e a presidente do Conselho de Administração da FECI, Mirella Ferrari.

Durante o evento, o diretor-presidente da FECI, Gustavo Moreira, destacou a importância de parcerias como essa para ampliar o alcance da Fundação: “Esse espaço é fruto de uma construção coletiva que acredita no poder da solidariedade como caminhos para mudar vidas.”

Na mesma linha, a presidente do Conselho de Administração da FECI, Mirella Ferrari, reforçou o propósito do novo espaço: “O Bazar do Povo nasce como uma forma concreta de apoio às famílias que fazem parte dos nossos projetos. Ao Projeto Varejo Social RS e Instituto Lojas Renner, que possibilitaram estes espaços, meu muito obrigado.”

O coordenador do Instituto Lojas Renner, Edson Luis de Carvalho, lembrou que o Instituto busca apoiar iniciativas que gerem impacto sustentável e desenvolvimento social: “visamos apoiar grandes atores sociais em suas causas de garantia de Direitos a sociedade”. Já a chefe da Divisão de Coordenação do Pró-Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, Gisa Nunez, afirmou que o Bazar do Povo “representa cidadania na prática, aproximando os serviços públicos do cotidiano das pessoas”.

Após as declarações na solenidade, os representantes das instuições e uma criança atendida pela FECI foram convidados a realizar juntos o corte da fita inaugural, marcando oficialmente a abertura do espaço. Em seguida, os convidados conferiram de perto a qualidade dos produtos do bazar e conheceram os espaços de corte e costura e a lavanderia.

Com o Bazar do Povo, a FECI dá mais um passo importante no seu compromisso de unir esporte, educação e solidariedade para transformar realidades, agora, com ainda mais apoio para gerar renda e ampliar o atendimento social às famílias da comunidade.