
A Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI) inaugurou, nesta segunda-feira (8), o Bazar do Povo, um espaço pensado para apoiar as crianças e famílias atendidas pela instituição. O bazar oferece roupas, sapatos e acessórios com valores sociais, sendo uma ferramenta de acolhimento e cuidado com quem mais precisa.
Além do bazar, também foi inaugurado um espaço de corte e costura e uma lavanderia, que vão funcionar como apoio à geração de renda das famílias acompanhadas pela FECI. A ideia é que mães, pais e responsáveis possam aprender, produzir e até comercializar seus produtos, fortalecendo sua autonomia e criando oportunidades de trabalho e sustento.


Essa estrutura foi viabilizada por meio do Projeto Varejo Social RS, uma parceria com o Instituto Lojas Renner, que oferece qualificação e apoio técnico para a implementação desses espaços. O foco principal do projeto é ampliar o atendimento ao público da assistência social, promovendo inclusão, dignidade e possibilidades reais de mudança de vida.
A cerimônia de inauguração reuniu representantes de instituições e autoridades parceiras, como a chefe da Divisão de Coordenação do Pró-Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, Gisa Nunez, o coordenador do Instituto Lojas Renner, Edson Luis de Carvalho, a representante do Instituto Renner, Chanan Oliveira, o diretor executivo da Casa Menino Jesus de Praga, Arno Duarte, o diretor-presidente da FECI, Gustavo Moreira, e a presidente do Conselho de Administração da FECI, Mirella Ferrari.
Durante o evento, o diretor-presidente da FECI, Gustavo Moreira, destacou a importância de parcerias como essa para ampliar o alcance da Fundação: “Esse espaço é fruto de uma construção coletiva que acredita no poder da solidariedade como caminhos para mudar vidas.”
Na mesma linha, a presidente do Conselho de Administração da FECI, Mirella Ferrari, reforçou o propósito do novo espaço: “O Bazar do Povo nasce como uma forma concreta de apoio às famílias que fazem parte dos nossos projetos. Ao Projeto Varejo Social RS e Instituto Lojas Renner, que possibilitaram estes espaços, meu muito obrigado.”
O coordenador do Instituto Lojas Renner, Edson Luis de Carvalho, lembrou que o Instituto busca apoiar iniciativas que gerem impacto sustentável e desenvolvimento social: “visamos apoiar grandes atores sociais em suas causas de garantia de Direitos a sociedade”. Já a chefe da Divisão de Coordenação do Pró-Social da Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, Gisa Nunez, afirmou que o Bazar do Povo “representa cidadania na prática, aproximando os serviços públicos do cotidiano das pessoas”.


Após as declarações na solenidade, os representantes das instuições e uma criança atendida pela FECI foram convidados a realizar juntos o corte da fita inaugural, marcando oficialmente a abertura do espaço. Em seguida, os convidados conferiram de perto a qualidade dos produtos do bazar e conheceram os espaços de corte e costura e a lavanderia.
Com o Bazar do Povo, a FECI dá mais um passo importante no seu compromisso de unir esporte, educação e solidariedade para transformar realidades, agora, com ainda mais apoio para gerar renda e ampliar o atendimento social às famílias da comunidade.



