NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Inter vira e vence no Gigante!

Inter venceu o Juventude de virada no Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

NA BOLA E NA GARRA! Depois de sair perdendo no primeiro tempo, o Clube do Povo virou pra cima do Juventude, nesta quarta-feira (14/08), e somou três pontos importantíssimos no Brasileirão. Thiago Maia e Bruno Tabata marcaram os gols da vitória de 2 a 1 do Inter, válida pela sexta rodada do Nacional e conquistada no Beira-Rio. No próximo domingo (18/08), o Colorado voltará a campo diante do Atlético-GO, fora de casa, a partir das 16h.

Leia mais:

+ Melhores momentos: três pontos no Gigante;

+ Pós-jogo | Roger celebra vitória no Beira-Rio;

+ Fotos: virada em cima do Juventude;

+ Bastidores da vitória;


Novidades na escalação

Mercado voltou empunhando a braçadeira/Foto: Ricardo Duarte

Em sua sexta partida à frente do Inter, Roger Machado escalou o Colorado com a sexta formação diferente. Sem Bruno Henrique, suspenso, a grande novidade no Clube do Povo foi a presença de Bruno Tabata entre os titulares. Contratado no último domingo (11/08), o meio-campista formou quarteto ofensivo junto de Gabriel Carvalho, Wesley e Valencia. Já na defesa, a boa notícia foi o retorno de Gabriel Mercado, liberado pelo Departamento Médico após ser desfalque nas duas últimas rodadas.

Bruno Tabata estreou pelo Inter/Foto: Ricardo Duarte

O planejamento traçado para a noite de quarta-feira, contudo, foi prejudicado ainda no primeiro minuto de confronto. Após bola espirrada na área adversária, Wesley surgiu com liberdade e se preparou para ficar com sobra, mas foi derrubado por saída atabalhoada do goleiro. Ignorado pela arbitragem, o lance abreviou a partida do atacante colorado. Com dores, o camisa 21 precisou ser substituído por Gustavo Prado.

Wesley precisou ser substituído após entrada forte de Gabriel/Foto: Ricardo Duarte

Pouco depois da alteração, o Inter também mudou a disposição de suas peças ofensivas. Antes centralizado, Gabriel Carvalho passou a jogar pela direita, trocando com Bruno Tabata. As inversões da dupla seriam constantes a partir de então, e ajudariam o Clube do Povo, bem como a aplicada pressão diante da saída de jogo adversária, a assumir as rédeas da partida. Entre os minutos 11 e 12, Enner teve duas boas chances, mas parou no goleiro Gabriel.

Gabriel Carvalho teve mais uma boa atuação com a camisa vermelha/Foto: Ricardo Duarte

Entrosada, a dupla de meio-campistas revelados pelo Celeiro de Ases construiu boa trama aos 21 minutos. Da direita, Gabriel Carvalho inverteu o jogo para Prado, que estava livre no corredor esquerdo. Mostrando iniciativa, o camisa 47 partiu para cima de Inocêncio, fez o corte para dentro e, após fintar mais um marcador, definiu de chapa. Gabriel defendeu, mas o momento era do Inter, que logo chegaria a sua melhor oportunidade do primeiro tempo.

Gustavo Prado deu trabalho em chutes de longa distância/Foto: Ricardo Duarte

Com qualidade, o trio de criação do Inter trabalhou na altura do grande círculo. Pressionado pela marcação, Gabriel antecipou dois adversários e encontrou Tabata, que soube fazer o giro e chamar Gustavo para a conversa. Aberto na esquerda, Prado esperou a hora certa para fazer a devolução e servir Bruno em profundidade. Dentro da área, o estreante foi derrubado. Pênalti! Na cobrança, Valencia buscou o lado esquerdo e Gabriel acertou o canto.

Público de 11.920 pessoas assistiu ao jogo no Gigante/Foto: Ricardo Duarte

Na base dos arremates de longa distância, o Colorado seguiu em cima até o intervalo. Comprovando a imposição do ataque no Inter sobre a construção defensiva do Juventude, Gustavo Prado aproveitou erro forçado na saída de jogo adversária e arriscou, aos 34, de perna direita. Forte, o chute saiu por cima. Minutos mais tarde, quem finalizou com perigo foi Tabata. Rasteira, a batida do estreante foi seguramente espalmada por Gabriel, que mandou em escanteio.

Pressão ofensiva do Inter foi efetiva no Beira-Rio/Foto: Ricardo Duarte

A última oportunidade alvirrubra saiu dos pés de Gabriel Carvalho. Surpreendendo a todos, o jovem de 16 anos não titubeou em finalizar de primeira, mesmo com pouco ângulo, após corte da defesa do Juventude. Pela linha de fundo, o chute saiu com perigo, arrancando aplausos da torcida. Por outro lado, a primeira e única chance dos visitantes resultou em gol. Aos 48, Nenê marcou para os caxienses. O intervalo começava com um gosto amargo.


Domínio e virada

Alario entrou no intervalo/Foto: Ricardo Duarte

Só a vitória interessava ao Inter, que retornou para o segundo tempo com Alario no lugar de Valencia. Logo aos dois, Thiago Maia percebeu que Bernabei infiltrava na área visitante e pifou o argentino. O lateral-esquerdo bateu de canhota e Gabriel defendeu. Oito minutos mais tarde, Gustavo Prado atacou a segunda trave e aparou, em busca do contrapé do goleiro, cruzamento vindo da direita. Mais uma vez, o rival fez o milagre.

Bernabei teve boa chance para empatar/Foto: Ricardo Duarte

O Inter merecia o gol, e foi na base da já celebrada pressão ofensiva que chegou ao empate. Quatro jogadores colorados invadiram a área do Juventude e fecharam as linhas de passe para Lucas Barbosa, que, rodeado de vermelho, tentou sair driblando. Preciso, Thiago Maia antecipou a finta do adversário com um carrinho limpo. Ainda no chão, o meio-campista percebeu a saída de Gabriel. Já de pé, teve tranquilidade para cutucar de canhota e marcar pela primeira vez com a camisa vermelha. Bucha!

Thiago Maia marcou seu primeiro gol pelo Clube do Povo/Foto: Ricardo Duarte

A virada quase chegou nos pés de Prado. Habilidoso, Tabata costurou em frente à área visitante e serviu Bernabei. Com um corte rápido, o argentino superou Inocêncio e teve liberdade para assistir Gustavo. De perna direta, o jovem finalizou com bloqueio da marcação. Foi por detalhe! Aos 20, Thiago Maia, que fazia seu segundo jogo após voltar de lesão muscular, deixou o campo. No lugar do 29, entrou outro nome que acaba de retornar do DM: Fernando!

A cartada final de Roger Machado atendia pelo nome de Ricardo Mathias. O centroavante substutiu Gustavo Prado e redesenhou o Inter no esquema 4-2-4. Alinhados, Rômulo e Fernando eram os volantes. Nas extremas, Tabata caía pela direita e Gabriel Carvalho ocupava a esquerda. À frente, Alario e Mathias prendiam os zagueiros adversários. Para encerrar o jejum de 12 jogos sem vitória, assumimos o risco do tudo ou nada. E ficamos com tudo!

Aos 33 minutos, Gabriel Carvalho quebrou a linha de marcação alviverde e ofereceu passe açucarado para Bruno Gomes, titular na lateral-direita. Já dentro da área, o elemento-surpresa soltou a bomba, e Alan Ruschel, que não é goleiro, espalmou. Pênalti. Na bola? Tabata, que fazia uma grande estreia. De canhota, o meio-campista buscou o lado direito. Gabriel, mais uma vez, acertou e defendeu – mas com rebote. E o próprio Bruno aproveitou a sobra. Na garra, o Colorado colocava justiça no placar: 2 a 1!

Bruno Tabata estreou com gol decisivo!/Foto: Ricardo Duarte

Em desvantagem, o Juventude tentou pressionar, mas pouco assustou na frente e apenas ofereceu mais espaços na defesa. Tabata, em jogada de velocidade, e Gabriel Carvalho, depois de chamar dois adversários para dançar, chegaram perto de marcar o terceiro. O gol, entretanto, já não era mais necessário. Depois de generosos nove minutos de acréscimo, o árbitro oficializou: no Beira-Rio, a vitória pertencia ao Clube do Povo!


Primeiro tempo

1min – Nada, professor? Dentro da área, Gabriel ATROPELA Wesley. Atacante fica no chão, mas o árbitro manda seguir.

6min – O árbitro não marcou, mas o lance, de tão claro, deixou Wesley sentindo. Atacante precisa deixar o campo para a entrada de Gustavo Prado.

11min – Boa jogada de Valencia! Na segunda trave, ele recebe escanteio batido por Gabriel Carvalho, corta o zagueiro e finaliza de chapa. Gabriel defende.

12min – UH! Gustavo Prado carrega o Inter no contragolpe. Já na intermediária, a cria do Celeiro serve Valencia, que dribla Zé Marcos. Gabriel lê bem a jogada e defende.

15min – Muda o Juventude: Ewerthon, de maca, é substituído por Gabriel Inocêncio.

21min – Gabriel Carvalho inverte linda bola para Gustavo Prado, que domina pela esquerda, corta para dentro e finaliza. O goleiro encaixa.

24min – PÊNALTI PARA O INTER! Tabata cai por dentro, abre o jogo para Gustavo Prado e, já dentro da área, recebe a devolução. Gabriel Inocêncio comete a falta no estreante da noite e o árbitro, desta vez, marca!

25min – Valencia cobra no lado esquerda, Gabriel acerta o canto e defende.

33min – Boa jogada de Gabriel Carvalho. Em velocidade, ele chega à linha de fundo e cruza rasteiro, da direita. Bernabei domina na segunda trave e tenta a devolução para a grande área, mas o passe sai forte.

34min – Valeu, Gustavo! Da entrada da área, meio-campista arrisca de perna direita e manda por cima.

36min – Tabata faz fila pela esquerda, invade a área e serve Rômulo, que finaliza em cima da marcação. Escanteio para o Inter!

44min – SALVA O GOLEIRO! Tabata recebe de Rômulo e arrisca de fora da área. Rasteiro, o chute de canhota é espalmado por Gabriel.

45min – ASSUSTOU! Após corte da zaga, Gabriel Carvalho emenda de primeira. Tiro de meta para Gabriel.

45min – Mais seis. Primeiro tempo vai a 51.

48min – Nenê abre o placar para o Juventude.

51min – Intervalo.


Segundo tempo

0min – Troca no Inter: Alario entra na vaga de Valencia.

2min – SALVA O GOLEIRO! Thiago Maia oferece linda enfiada de bola para Bernabei, que surge livre na área e define de canhota. Gabriel espalma.

10min – GABRIEL SALVA O JUVENTUDE! Na segunda trave, Prado aproveita cruzamento da direita e cabeceia no contrapé do goleiro, que voa para defender.


GOL DO INTER!

11min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOL COLORADO! THIAGO MAIA! THIAGO MAIA! THIAGO MAIAAAAAAAAAAAAAA! Colorado pressiona a saída de jogo visitante e e consegue, com o próprio Thiago, lindo desarme dentro da área. Depois de carrinho limpo, na bola, o meio-campista fica de frente para Gabriel e define com a canhota. Tranquilo e preciso, o chute morre nas redes e devolve a igualdade para o marcador. VAMOS!

14min – Amarelo para Nenê! Falta forte em Bruno Gomes.

18min – QUASE A VIRADA! Tabata costura em frente à área e serve Bernabei, que dribla o primeiro e oferece a posse para Gustavo Prado. A cria do Celeiro bate prensado e o Inter ganha escanteio!

18min – Por reclamação, Lucas Barbosa recebe o amarelo.

19min – Muda o Colorado: Fernando na vaga de Thiago Maia.

19min – Mandaca e Marcelinho entram no Juventude. Saem Nenê e Carrillo.

28min – Amarelo para Bruno Gomes.

31min – Ricardo Mathias em campo no Inter! Sai Gustavo Prado.

32min – Bem, Ricardo! Na primeira jogada, o centroavante faz a parede em cima de Danilo Boza, que comete a falta e é advertido com amarelo.

33min – PÊNALTI PARA O INTER! Bruno Gomes recebe assistência de Gabriel Carvalho e solta a bomba de perna direita. Alan Ruschel, que não é zagueiro, espalma. Aí… PÊNALTI!


GOL DO INTER!

35min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DA ACADEMIA DO POVOOOOOOO! TABATAAAAAAAAA! BRUNO TABATA! BRUNO TABATAAAAAAAAAAAAAA! BRUNO TABATA ESTREIA COM GOL! VAMOS, COLORADO! VAMOS, MEU INTER! De novo, o goleiro acerta o lado. Agora, o rebote foi nosso. Tabata, de canhota, aproveita a sobra e vira no Gigante. VAMOS! QUE ESTREIA! VIRADA NA GARRA!

37min – Muda o Juventude pela última vez. Diego Gonçalves na vaga de Lucas Barbosa.

38min – Amarelo para Ricardo Mathias. Sabe lá Deus o porquê!

41min – Tabata, de fora da área, arrisca de canhota. Gabriel encaixa.

43min – Jadson amarelado! Carrinho forte em Gabriel Carvalho.

44min – UUUUUUUUUH! Tabata recebe casquinha de Mathias, invade a área e bate de canhota. Rasteira, ela vai pra fora. Era o terceiro!

45min – Mais oito. Vamos a 53.

48min – QUE LANCE, GABRIEL! Craque do Celeiro entorta a marcação e tenta a assistência para Ricardo Mathias, mas Gabriel defende.

52min – Mais um. Meu deus!

54min – FIM DE JOGO! VITÓRIA COLORADA! VAMOS! VAMOS, INTER!


Ficha técnica:

Internacional (2): Rochet; Bruno Gomes, Agustín Rogel, Mercado e Bernabei; Rômulo, Thiago Maia (Fernando), Gabriel Carvalho, Bruno Tabata e Wesley (Gustavo Prado)(Ricardo Mathias); Enner Valencia (Alario). Técnico: Roger Machado.

Juventude (1): Gabriel; Ewerthon (Gabriel Inocêncio), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Luís Oyama, Jadson e Nenê (Mandaca); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves), Ronie Carrillo (Marcelinho) e Erick Farias. Técnico: Jair Ventura.

Gols: Nenê, aos 48’/1ºT (J). Thiago Maia, aos 11’/1ºT, e Bruno Tabata, aos 35’/2ºT (I).

Cartões amarelos: Nenê, Danilo Boza, Jadson e Lucas Barbosa (J). Ricardo Mathias e Bruno Gomes (I).

Arbitragem: Gustavo Ervino Bauermann, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Côrrea e Gizeli Casaril. Quarto Árbitro: Gustavo Holanda Souza. VAR: Caio Max Augusto Vieira.

Estádio: Beira-Rio

Público: 11.920. Pagantes: 10.311. Não pagantes: 1.609.

Renda: R$ 134.345,00.