
Reunido em Sessão Extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (10/11), o Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional reprovou a proposta de reforma estatutária apresentada pela Comissão Permanente de Assuntos Legislativos, Estatutários e Regimentais (CPALER) do Clube. O texto substitutivo foi recusado por 221 contra 55 votos. Ocorreram, ainda, cinco abstenções.
Conduzida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Juchem, a Sessão desta segunda-feira teve seu Edital de Convocação lido pela segunda secretária da casa, Bianka Denise Silveira, que também anunciou que Ricardo Liedke Rosa e Vera Lúcia de Col Leite foram empossados como novos conselheiros do Internacional. Além disso, ainda ocorreu o anúncio dos conselheiros suplentes que participaram pela primeira vez de uma reunião, casos de Alexandre Remião Franciosi, Amilton Cesar de Oliveira, Diego Rafael Hoch de Menezes, Fabricio Reis Rodrigues, Guilherme Alves Gomes, Jardel Frota Nunes, Lucas Martins da Silva, Rui Simão Favero, Vicente Dalpizol Lopes e Wambert Gomes di Lorenzo.
Cumpridos os ritos de abertura da Sessão, Gustavo Juchem chamou à mesa o presidente da CPALER, Ricardo Ferreira Breier, e o conselheiro redator do texto substitutivo, Leonardo Aquino Bublitz de Camargo. Antes de qualquer deliberação a respeito a reforma estatutária, porém, o presidente do legislativo colorado colocou em debate o pedido de adiamento da votação que fora encaminhado pela Comissão Especial instituída pelo Conselho Deliberativo, em conjunto ao Conselho de Gestão, para estudos sobre modelos de governança e de financiamento para o Clube. A solicitação teve como justificativa o entendimento de que, se aprovado, o novo estatuto contaria com artigos que poderiam limitar o alcance das contribuições entregues pela referida comissão.
A primeira manifestação a respeito do pedido de adiamento da votação foi de Ricardo Ferreira Breier. O presidente da CPALER disse que a comissão estava aberta à proposta, reforçando sua confiança de que o Conselho Deliberativo tomaria a melhor decisão acerca do tema. Na sequência, os conselheiros Gustavo Borsa Antonello, Jussara Terezinha Pereira, Alexandre Chaves Barcellos e Guilherme Dalla Rosa Osorio compartilharam apontamentos sobre os possíveis impactos que a suspensão do processo de reforma estatutária geraria nos prazos estabelecidos no Regimento Interno do Conselho Deliberativo. As dúvidas foram sanadas por Gustavo Juchem.
André Luis Martins Miola e Luiz Claudio Portinho Dias fizeram questionamentos acerca da atuação da Comissão Especial. De sua parte, o presidente do grupo, Sergio Juchem, detalhou os porquês do pedido de adiamento. Por fim, os conselheiros Adão Roberto Rodrigues Villaverde e Vitor Hugo Loreto Saydelles se manifestaram a favor da proposição, enquanto José Henrique Mendonça Ossig, Charlon Fantinel e Adauri Régis Gonçalves da Silveira defenderam que a votação deveria transcorrer nesta segunda-feira.
Finalizadas as manifestações dos inscritos, o presidente do Conselho Deliberativo colocou em votação o pedido de adiamento, pauta que foi reprovada pela maioria absoluta dos conselheiros e conselheiras presentes no Salão Nobre. Ato contínuo, teve início a discussão e posterior deliberação da proposta de reforma estatutária, a qual foi destrinchada, diante do púlpito, pelos supracitados Ricardo Ferreira Breier e Leonardo Aquino Bublitz de Camargo, respectivos presidente da CPALER e redator do texto substitutivo.
Tanto Ricardo Breier quanto Leonardo de Camargo agradeceram nominalmente os demais membros da CPALER pelo empenho e dedicação apresentados durante os meses de consolidação da proposta de texto substitutivo. As 229 sugestões encaminhadas por conselheiros e conselheiras e sócios e sócias foram minuciosamente analisadas junto a Paulo Rogerio Silva dos Santos, vice-presidente da Comissão de Assuntos Legislativos, Estatutários e Regimentais; Camila Souza de Melo, secretária-geral do órgão; e pelos membros Francisco Nunes Rauen, Thiago Farias Neibert e Tiago Turra.
Após a apresentação do texto substitutivo, oito integrantes do Conselho Deliberativo compartilharam suas impressões a respeito da proposta de reforma estatutária. Desses, defenderam o voto pela reprovação do tema: Fernando de Lima Nunes, Guilherme dos Reis Mallet, Diego da Rocha Londero, Wellington Machado da Silva, Rogério Favreto, Janice Barboza Cardoso e Adauri Régis Gonçalves da Silveira. Ubaldo Alexandre Licks Flores se manifestou a favor da pauta.
Concluídas as falas dos conselheiros e conselheiras inscritos, Gustavo Juchem iniciou a votação da proposta do texto substitutivo. Realizada por meio do aplicativo do Conselho Deliberativo, a eleição totalizou 281 votos. Clique no botão abaixo para conferir o resultado nominal:
Anunciada por Gustavo Juchem, a reprovação da proposta de texto substitutivo significou a retirada da Sessão Extraordinária do item III previsto na ordem do dia, o qual tratava da discussão e posterior deliberação dos temas elencados pela CPALER para votação em destaque. Antes de encerrar a reunião desta segunda-feira, o presidente do Conselho Deliberativo apresentou aos conselheiros e conselheiras o projeto Leitura Futebol Clube, idealizado com o objetivo de levar livros às escolas para despertar o hábito da leitura nas crianças do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Por meio do projeto (que já atendeu 15 mil alunos), cada uma das instituições visitadas receberá a doação de um livro que conta a história do Sport Club Internacional.
