Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Sport Club InternacionalSport Club Internacional
Seja sócio
Acesse sua contaAcesse sua conta
Campeão da Libertadores da América
2006

O caminho para libertar a América

Uma noite que demorou 97 anos para chegar e, desde então, jamais acabou. Data em que libertamos o grito continental que há tanto teimava em engasgar nossas gargantas. Feliz a América, que encontrou em nosso camisa 9 o melhor capitão de sua história. Feliz, também, o povo vermelho, que a partir do Gigante coloriu todo o continente em alvirrubro.

Relembre a campanha colorada na Libertadores de 2006!


O passado

Dentro de campo, o Inter fizera por merecer o título do Brasileirão de 2005. Além disso, o elenco somava duas participações de destaque nas últimas edições da Sul-Americana. Em 2004, o Colorado chegou a eliminar o Júnior de Barranquilla, nas quartas, e somente foi eliminado, nas semis, para o campeão Boca.

Um ano depois, o Clube do Povo sucumbiria, uma vez mais, para o time xeneize, desta vez lutando por vaga entre as quatro melhores equipes do continente. Cascudos em nível continental, portanto, e embalados por grande fase nacional, os comandados de Abel Braga chegaram ao grupo 6 da Libertadores da América.


Para pegar ritmo

Era grande a expectativa da torcida alvirrubra em relação ao retorno do Inter à Libertadores.

Afastado do principal torneio de clubes do continente desde 1993, o Colorado precisaria superar, além da aparente inexperiência na competição, o pessimismo deixado pelo frustrante desempenho de sua última participação, quando foi eliminado nos grupos. Na busca por grandes resultados, todavia, também sobravam motivos para o otimismo.


Anúncios de jornais em 2006 (Fotos: Memória Colorada / Djulia Roos / Jornal do Inter 2006)
Fase de Grupos

O Colorado estreou na Libertadores de 2006 no dia 16 de fevereiro. Diante de 35 mil pessoas, o Clube do Povo enfrentou o Maracaibo, da Venezuela, fora de casa. Ceará, aos três minutos do segundo tempo, abriu o placar em bonito chute da entrada da área. O gol do lateral-direito, inclusive, criaria, em breve, superstição ímpar entre a Maior e Melhor Torcida do Rio Grande. O tento, contudo, não foi o único da noite: já nos últimos instantes, Maldonado empatou para os locais e impediu o triunfo alvirrubro.

A vitória que escapou na estreia chegou na semana seguinte. Apoiado por um Beira-Rio lotado, o Inter deu show para atropelar o Nacional-URU, tricampeão da Libertadores, por 3 a 0. Michel e Fernandão, ainda no primeiro tempo, garantiram boa vantagem para o intervalo, resultado que foi ampliado, já nos últimos minutos da etapa final, por Rubens Cardoso.

Abrindo o mês de março, no dia 8 o Inter viajou até a Cidade do México para encarar o Pumas. Como de costume naquele início de campanha continental, as redes balançaram minutos antes dos 45 – desta vez, da primeira etapa. López, de cabeça, garantiu vitória parcial do time da casa antes do intervalo. Na volta dos vestiários, porém, Rentería mudou radicalmente o cenário da partida e, com um gol e uma assistência, para Fernandão, garantiu o posto de protagonista do confronto. Por 2 a 1, o Clube do Povo vencia e mantinha a liderança do grupo.

Oitavas - Nacional x Inter
Oitavas - Inter x Nacional
Quartas - Inter x LDU
Semi - Libertad x Inter
Semi - Inter x Libertad
Finais - São Paulo x Inter
Finais - Inter x São Paulo
Sobis, Jorge Wagner e Tinga lendo jornal do dia da final contra o São Paulo (Foto: Arivaldo Chaves / Agencia RBS)

O Internacional conquista a América!

O time colorado conquistou o título da Copa Libertadores da América com um empate dramático por 2 a 2 com o São Paulo na noite do dia 16 de agosto no Beira-Rio. Os gols do Inter foram marcados por Fernandão e Tinga.

Sequencia do Gol do Fernandão (Fotos: Chico Sisto)
Sequencia do Gol do Tinga (Fotos: Chico Sisto)
Fabiano Eller (Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS), Rubens Cardoso, Edinho (Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS), Sobis e equipe toda comemorando a conquista (Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS)
Rafael Sobis carrega a bandeira colorada na festa do título (Foto: Daniel Marenco / Agência RBS)
Na Avenida Goethe, em Porto Alegre, festa após o título (Foto: Marcos Nagelstein / Agencia RBS) e no Beira-Rio, mais de 50 mil torcedores (Foto: Daniel Marenco / Agencia RBS)