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    SGQ: Inter passa por auditoria externa em todos os seus processos

    Pelo 12º ano consecutivo, desde que foi certificado com o selo de excelência no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pelo cumprimento das normas internacionais ISO 9001, o Colorado está passando por auditoria externa, parte do processo de averiguação da qualidade do serviço prestado pelo clube aos seus sócios e torcedores. 

    No ano de 2008 o Internacional se tornou o primeiro clube da América Latina a ter tal padrão de excelência na execução de “Operação de estádio esportivo: recepção e atendimento de associados e torcedores, no Estádio Beira-Rio para jogos de futebol do Sport Club Internacional”, escopo esse que foi aumentado em 2014, com a inclusão de “Licenciamento e patrocínios relativos à marca Sport Club Internacional”. E não para por aí, uma vez que o Clube pretende certificar mais áreas e departamentos. 

    A ISO 9001 é uma norma técnica de padronização de serviços e produtos adotada por grandes empresas de todo o mundo. Através dela, a empresa/clube pode definir ferramentas de controle de documentos, padronização de processos e serviços, manutenção preventiva e corretiva, manutenção de riscos e oportunidades e, o mais importante, a comunicação entre diferentes processos para que a complexa máquina que faz uma organização do tamanho do Inter não pare. 

    Nesse atípico ano de 2020 há um desafio extra, o distanciamento causado pela pandemia de COVID-19, de forma que a auditoria será realizada em duas etapas. A primeira ocorre essa semana, entre 13 e 15 de outubro, com os processos do clube que apoiam a realização das partidas, isso é, o expediente administrativo, e ocorre de forma remota com o auditor Carlos J. Becker, da ABS-QE. A segunda etapa ocorrerá tão logo o Gigante volte a receber público, e então a avaliação da prestação do serviço ocorrerá presencialmente. 

    O Departamento responsável pelo controle e execução da padronização da documentação e compilação das informações do Sistema de Gestão da Qualidade é o Departamento da Qualidade, coordenado por Emmanuelle Abreu, e está inserido na Vice-Presidência de Planejamento, área estatutária criada em 2017 responsável pela elaboração e execução do planejamento estratégico, e é comandada por Alexandre Bessil.