NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Roger Machado é apresentado como técnico colorado: “é um desafio importante, do tamanho do Internacional”

O novo comandante colorado foi oficialmente apresentado no começo da noite desta quinta-feira (18/07). Horas depois de ser anunciado como técnico do Clube do Povo, Roger Machado concedeu, na Sala de Imprensa do Beira-Rio, entrevista coletiva na qual se disse pronto e entusiasmado para o desafio de liderar a casamata do Internacional até dezembro de 2025.

Foto: Ricardo Duarte

“Evidente que é um desafio importante, do tamanho do Internacional. Como treinador de futebol, penso estar preparado para esse momento. Fiz minha formação como jogador durante 20 anos, e me preparei, academicamente, para esse segundo momento da carreira. Tive muitas experiências em diferentes níveis, a maioria delas no alto nível do futebol brasileiro, que o Internacional está. Me sinto plenamente preparado para esse momento. Amadurecido, depois de 10 anos como treinador principal e outros quatro, cinco, como auxiliar. É um momento importante para mim e me sinto preparado.”

Roger Machado

Leia mais:

+ Roger Machado é o novo técnico do Inter;

+ Roger Machado comanda primeiro treino no Inter;

+ Inter anuncia promoções para lotar o Beira-Rio contra o Rosario Central-ARG;

A entrevista de Roger Machado foi antecedida por pronunciamento de Alessandro Barcellos. Acompanhado de Felipe Becker, vice-presidente de Futebol, e Magrão, Diretor Esportivo, o presidente do Clube do Povo deu as boas-vindas ao novo técnico colorado e seus pares de comissão: os auxiliares Adaílton Bolzan e Roberto Ribas, o analista de desempenho Guilherme Marques e o preparador físico Paulo Paixão.

“A escolha do Roger passou por um processo do Departamento de Futebol. As evidências da sua carreira, da sua trajetória e do seu trabalho foram fundamentais. A partir daí, foi uma unanimidade do nosso Departamento de Futebol, e também do Conselho de Gestão, que o Roger representava a melhor alternativa e, mais do que isso, um treinador com qualidades técnicas que, com certeza, o nosso elenco irá se adequar. E ele também, ao elenco, às qualidades do elenco. Saibas, Roger, que tens aqui, no Internacional, uma oportunidade importante, e tenho certeza que vais conseguir fazer, se Deus quiser, e nós vamos ajudar, o melhor trabalho da tua carreira!”

Alessandro Barcellos
Felipe Becker (E), Alessandro Barcellos, Roger Machado e Magrão (D)/Foto: Ricardo Duarte

Também nesta quinta-feira, Roger teve o primeiro contato com os jogadores do Inter. No CT Alvorada, o profissional conversou com o elenco antes de organizar exercícios físicos, técnicos e táticos no gramado. Na coletiva para a imprensa, o treinador projetou que trabalhará para oferecer o melhor contexto possível aos atletas, entendendo que um bom ambiente é fator inegociável para a luta por grandes resultados.

“Penso que uma das características principais da minha personalidade é criar bons ambientes para que se possa trabalhar. Mas também tenho certeza que amadureci. Sempre tive como característica, personalidade, entender que o ambiente saudável é um ambiente em que você consegue construir as coisas da melhor forma. Fui buscar, na formação, ter ferramentas para lidar com isso. Sou muito aberto ao atleta, porque entendo que preciso trabalhar para ele. Preciso proporcionar, através das minhas atividades de dentro de campo ou do vestiário, a melhor forma para que consigam dar a melhor versão. Quando o campo está funcionando, não é só a tática que está aparecendo. Também é capacidade de gestão.”

Roger Machado
Roger já teve o primeiro contato com o grupo de jogadores/Foto: Ricardo Duarte

Questionado a respeito do esquema tático que planeja implementar no Clube do Povo, Roger sublinhou que um treinador precisa se adaptar às características de cada elenco. Além disso, o novo comandante colorado se mostrou otimista quanto à utilização de diferentes sistemas à frente do Inter, ao mesmo tempo em que admitiu sua preferência por formações que comecem com uma linha de quatro defensores.

“A gente se adapta de acordo com a característica do elenco que tem à disposição. A partir desse momento, eu começo a observar melhor os jogadores para perceber qual é o melhor tipo de jogo que pode ser adaptado com a característica do material humano que tenho à disposição. Penso que é possível a gente ter alternâncias. A única certeza que eu tenho preferência, dentro da minha estrutura, é jogar com linha de quatro. Daí para a frente, já joguei com todas e diferentes variações táticas.”

Roger Machado
Roger entende que o Inter pode ter alternâncias no esquema tático/Foto: Ricardo Duarte

O aproveitamento de atletas formados no Celeiro de Ases foi outro tema abordada por Roger Machado. Ao longo de sua carreira como treinador, o profissional sempre demonstrou especial atenção às categorias de base dos times em que trabalhou, e essa simpatia por desenvolver jogadores foi sublinhada – e detalhada – na entrevista desta quinta-feira.

Foto: Ricardo Duarte

“Eu tenho muita responsabilidade no desenvolvimento completo desses jovens, já frisei algumas vezes. Gosto de trabalhar com um grupo um pouco maior, de pelo menos 30 jogadores de linha, justamente para uma rotação desses jogadores promissores que precisam, muitas vezes, subir para o profissional, ficar um período de um mês e retornar. Esse cuidado eu sempre presei muito em ter, justamente para que ele venha e fique. E que, na sombra dos jogadores mais experientes, esses experientes funcionem como um guarda-chuva. Para absorver as críticas quando elas virão, e vão vir, e para ajudar a botar os pés no chão quando as coisas acontecerem.”

Roger Machado

Por fim, Roger Machado compartilhou as grandes expectativas que nutre para sua trajetória no Beira-Rio. Consciente da responsabilidade envolvida em liderar a casamata do Clube do Povo, o gaúcho de 49 anos fez questão de falar diretamente à torcida colorada, a quem prometeu trabalho intenso com o objetivo de formar um time competitivo, alinhado ao DNA do Inter e forte para buscar grandes conquistas.

“Meu nome é Roger Machado Marques, casado com Camile. Pai de Julia e Gabriela. Sou um amante do futebol, um apaixonado pelo jogo. Compreendo a paixão do torcedor e os anseios das constantes conquistas, ainda mais em momentos como esse. E o que eu diria a essa torcida, que sempre apoiou muito o Clube, o Internacional? Que ela continue acreditando. Fazer uma equipe muito competitiva, que demonstre e tenha o rosto do torcedor dentro de campo, que ele se reconheça ali e que possa, a partir desse jogo, conquistar títulos: esse é o meu grande objetivo. É o objetivo do profissional que senta em uma cadeira de tanta importância.”

Roger Machado
“Fazer uma equipe muito competitiva, que tenha o rosto do torcedor: esse é o meu grande objetivo”/Foto: Ricardo Duarte

Sob o comando de Roger Machado, o Clube do Povo retornará aos trabalhos na manhã desta sexta-feira (19/07), quando o comandante alvirrubro concluirá os preparativos para a visita do Inter ao Botafogo. No próximo sábado, o Colorado irá a campo no Nilton Santos, a partir das 18h30, em duelo da 18ª rodada do Brasileirão de 2024!