NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Preparadores de goleiro analisam período de treinos

A defesa colorada encerrou o mês de agosto com bons números. O Clube do Povo saiu de campo sem ser vazado nos quatro jogos anteriores à Data FIFA, e, para isso, contou com atuações destacadas de Rochet, que até pênalti defendeu no jogo de volta contra o Bolívar-BOL, pelas quartas de final da CONMEBOL Libertadores, e Keiller, dono de milagres decisivos no empate com o Flamengo, fora de casa, na 20ª rodada do Brasileirão.

Foi no embalo das seguras atuações da retaguarda alvirrubra que, horas depois da última partida disputada pelo Inter (empate sem gols com o Goiás, fora de casa), Sergio Rochet embarcou para o Uruguai a fim de defender a seleção de seu país. Já Keiller, Emerson Junior e Anthoni receberam dois dias de folga antes da reapresentação ocorrida no dia 5 de setembro. Desde então, os atletas têm treinado forte no CT Parque Gigante.

Goleiros têm treinado forte no CT/Foto: Ricardo Duarte

A rotina de trabalhos dos arqueiros foi acompanhada de perto pelo Mundo Colorado, que entrevistou com exclusividade o preparador de goleiros Leonardo Martins e o auxiliar Eduardo Melgarejo. Os dois destacaram que a janela sem jogos possibilita a organização de treinos mais exigentes e com foco em diversas valências – incluindo a psicológica, muito importante em um calendário que reserva tantas decisões quanto o do Clube do Povo.

Foto: Ricardo Duarte

“Esse período é importante, primeiro, para poder estabelecer algumas sequências de trabalho que a gente tem dificuldade para fazer no período competitivo, de jogos. E conseguir dar mais carga de trabalho, tentar aumentar o nível de força e tentar focar, também, na parte física – ou, até mesmo, na parte técnica. Conseguir dar uma projeção em cima das dificuldades ou deficiências de cada goleiro, e aproveitar, também, para estender um pouco mais o trabalho e poder se preocupar um pouco menos com a questão do jogo, e sim com o atleta também.”

Leonardo Martins

O auxiliar de preparação de goleiros do grupo profissional do Inter, Eduardo Melgarejo, sublinhou a boa relação entre os atletas como um importante diferencial do elenco colorado. Construir um ambiente de cumplicidade, analisou, é mérito tanto dos jogadores, que alimentam uma competição sadia no cotidiano, quanto da comissão técnica, que oferece o devido reconhecimento a cada um dos arqueiros.

“Pra mim, é uma grande característica da posição do goleiro, e também do relacionamento do goleiro com os preparadores de goleiros, que a gente sempre procure estimular essa competitividade sadia entre eles. (…) A qualidade do treino e essa competitividade, sendo mais amigável, vão ajudar a todos. Hoje, o perfil dos goleiros que nós temos aqui também contribui muito para isso. São caras muito trabalhadores, não só dentro do campo, mas também aqui na academia. Estão sempre procurando conversar um com o outro.”

Eduardo Melgarejo
Preparação de goleiros foi destacada pelo Mundo Colorado/Foto: Ricardo Duarte

Exercícios de um contra um e atividades com os pés são duas das dinâmicas promovidas com maior frequência pela preparação de goleiros do Inter. Os primeiros são organizados pois cobram do atleta uma leitura precisa das jogadas e exigem a manutenção de contato frequente com os companheiros de defesa. Já o jogo pelo chão é estimulado para que os arqueiros se tornem jogadores continuamente mais completos, como explicou Leonardo Martins.

“O goleiro, hoje em dia, é um jogador de futebol. Ele tem a regra que serve para ele, mas precisa estar cada vez mais próximo da condição dos jogadores de linha. Hoje, ele é usado muito como um jogo de apoio, como construção. (…) A gente acredita que, quanto mais a gente consegue ter noção de trabalhar, de desenvolver o jogo ofensivo, mais perto a gente está de ter bons goleiros e de estar mais atento ao futebol, ao jogo.”

Leonardo Martins
Jogo com os pés é constantemente trabalhado pelos goleiros do Inter/Foto: Ricardo Duarte

Depois de oito dias consecutivos de preparação, o Inter voltará a campo na próxima quarta-feira (13/09). Na data, o Clube do Povo enfrentará o São Paulo, no Beira-Rio, em partida da 23ª rodada do Brasileirão. A venda de ingressos para o confronto já está aberta, e sócios e sócias contam têm direito a ingresso gratuito para acompanhante. Clique no botão abaixo e saiba os detalhes da promoção: