Inter desenvolve ações com compromisso ambiental e social
Nos últimos anos, o Inter tem buscado maneiras de cuidar do planeta e envolver a torcida nesse compromisso. No ano passado, por exemplo, iniciou a compostagem dos gramados do Beira-Rio, CT Profissional e CT da Base, evitando o envio de 864m³ de aparas de grama aos aterros sanitários.
Em 2023, se tornou o único Clube das Américas certificado na Gestão de Resíduos Sólidos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com foco em oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para a Agenda 2030. O resultado foi alcançado em parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT), formada por catadores, que desempenha papel fundamental na triagem e destinação dos resíduos secos, gera renda e trabalho para até 50 colaboradores, e gerida por mulheres chefes de família.
E essa preocupação do Clube com a gestão ambiental, foi o ponto de partida para que a adidas lançasse o uniforme 3 para a temporada 23/24, feito com materiais recicláveis, evidenciando as práticas sustentáveis aplicadas no dia a dia do Inter. De acordo com Victor Grunberg, vice-presidente de Administração do Inter, esse trabalho é uma preocupação antiga, mas, nos últimos anos, se tornou um ponto de atenção ainda mais evidente.
“Temos visto, desde os anos 2000, muitas modificações na questão cultural em relação à sustentabilidade em uma perspectiva global. E o Sport Club Internacional é uma instituição gigantesca. Claro que é um clube de futebol, mas ele é muito mais do que isso. Pelo viés popular, pela representação da sua torcida, tem uma constante preocupação com todas as práticas sociais e sustentáveis desde sempre.”
Leia mais:
- Como ajudar fundação do Inter que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social
- Inter e adidas valorizam a sustentabilidade em nova camisa para temporada 23/24
- Museu do Inter inaugura exposição dedicada ao Mundial no Dia do Torcedor Colorado
Além disso, o Beira-Rio adotou práticas ambientais eficientes, como o sistema de captação de água da chuva, mictórios secos que economizaram 3.355.766 litros de água em 2023, e a certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED SILVER), que é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de 160 países. A rega do gramado ocorre por meio da captação de água de um poço tubular profundo, evitando tratamentos químicos.
O cuidado com a emissão de gases de efeito estufa levou o Inter a integrar o Programa Perfil Sustentável desde 2019, resultando na redução de 161,785 toneladas de dióxido de carbono em 2022. Além disso, o Clube incentiva a mobilidade urbana sustentável, oferecendo áreas com bicicletários para colaboradores e torcedores.
“A partir de 2024, certamente, daremos andamento em muitas ações envolvendo a sustentabilidade e o meio ambiente”, completou Grunberg.