NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Gurias vencem o América e garantem classificação antecipada na Libertadores

A primeira participação do futebol gaúcho na CONMEBOL Libertadores Feminina segue histórica para o Inter. Nesta segunda-feira (09/10), as Gurias Coloradas venceram o América de Cali por 4 a 2, na segunda rodada do grupo D, chegaram aos seis pontos e garantiram classificação antecipada para as quartas de final do torneio. Belén Aquino, Letícia, Eskerdinha e Soll marcaram os gols do Clube do Povo no confronto, disputado no Estádio Pascual Guerrero.

+ Bastidores;

+ Galeria de fotos;

+ Melhores momentos;

Gurias venceram o América por 4 a 2/Foto: Staff Images CONMEBOL

O Clube do Povo voltará a campo na próxima quinta-feira (12/10), às 19h30 de Brasília, para a disputa da terceira e última rodada do grupo D da CONMEBOL Libertadores. Diante do Boca Juniors, o Inter decidirá a liderança da chave, atualmente ocupada pelas próprias Gurias, que somam seis pontos contra quatro das argentinas. A partida será transmitida pela Rádio Colorada!


Golaço faz justiça ao domínio do Inter

Gurias jogaram com o uniforme branco/Foto: Staff Images CBF

Apoiado por sua torcida, que marcou presença em bom número no Estádio Pascual Guerrero, o América de Cali tentou pressionar no início de confronto, e chegou a marcar território na área colorada tão logo a partida foi inaugurada. As Gurias, porém, ecaladas com as mesmas 11 titulares da rodada de estreia, encerrada com vitória de 3 a 0 sobre o Nacional-URU, souberam sustentar os poucos minutos de blitz adversária e logo assumiram as rédeas do duelo.

América quis pressionar no começo de jogo/Foto: Staff Images CONMEBOL

Aos quatro minutos, a primeira chance da noite. Em velocidade, Belén Aquino mostrou que estava a fim de jogo e armou boa investida, com direito à caneta na marcadora, antes de lançar Letícia. Já dentro da área, a meio-campista apostou no arremate cruzado e levou perigo à meta colombiana, mas finalizou para fora.

Belén marcou um golaço em Cali/Foto: Staff Images CONMEBOL

Pressionado pela vitória que o Boca Juniors acabara de conquistar sobre o Nacional, o América de Cali, que há três dias havia empatado sem gols com a equipe argentina, oferecia espaços consideráveis para o veloz ataque colorado. Aos 16 minutos, Priscila aproveitou o vazio na zaga adversária e serviu Belén Aquino, que precisou de três toques na bola para fintar a marcação, ganhar ângulo para o chute e definir fora do alcance da goleira. Pintura da uruguaia!

Créditos: Canal GOAT BR

Ouça: o gol de Belén Aquino na narração da Rádio Colorada

Estrela da Seleção Colombiana, a meio-campista Catalina Usme começou a ser mais participativa depois do gol do Inter e quase empatou aos 19, quando arriscou perigoso chute da entrada da área. Aplicadas sem a bola, as Gurias não permitiram que esse susto empolgasse o time da casa, e reduziram a velocidade do confronto a partir de então. Truncada, a partida ainda registrou três amarelos antes do intervalo – um para o Colorado, dois para o América.

Coloradas tiveram atuação aplicada na defesa/Foto: Staff Images CONMEBOL

Na reta final do primeiro tempo, a bola aérea fez com que o Inter voltasse a incomodar a defesa mandante. Djeni, em cobrança de falta, e Tamara, após bonita jogada individual, tentaram assistir o ataque colorado, mas tiveram seus passes cortados no último instante pela retaguarda adversária. Já nos acréscimos, Belén quase aproveitou vacilo da zaga para marcar o segundo, mas o placar, por ora, estava decidido: 1 a 0 para as Gurias.


Emoções abreviadas pela eficiência colorada

Cada equipe retornou com duas mudanças para a etapa final. No América, as amareladas Basanta e Ingrid foram substituídas por Bonilla e Rodríguez. No Inter, Capelinha, também pendurada na partida, deu lugar a Zóio, enquanto Sandoval entrou na vaga de Analuyza. Aos três minutos, as colombianas empataram com Catalina Usme e puderam acreditar que suas mudanças surtiriam maior efeito. Letícia, contudo, logo acabou com as falsas impressões.

Letícia fez o segundo do Inter/Foto: Ricardo Duarte

Segundos depois da saída de bola no meio de campo, Belén Aquino escapou pela esquerda e percebeu Letícia Monteiro, em um clássico movimento de ponta-de-lança, no mano a mano com Wendy Natis. Rasteira, a bola viajou da uruguaia até o controle da camisa 39 do Inter, que dominou de costas para sua marcadora, esbanjou talento para superá-la com um drible genial e, frente a frente com a goleira, bateu sem chances de defesa. Vantagem retomada!

Créditos: Canal GOAT BR

Ouça: o gol de Letícia Monteiro na narração da Rádio Colorada

Fértil para o Inter na reta final do primeiro tempo, a bola aérea passou a ser intensamente explorada pelas colombianas depois do 2 a 1. Aos 12 minutos, por exemplo, uma sequência de cruzamentos do América só não resultou em gol porque Gabi Barbieri brilhou com dois milagres, o primeiro deles auxiliada pelo travessão.

Barbieri fez grandes defesas no segundo tempo/Foto: Staff Images CONMEBOL

Melhores em campo, as Gurias sabiam da importância de ampliar a vantagem no placar, e trataram de responder a pressão adversária na mesma moeda. De carrinho, Zóio quase marcou aos 15. Em cima da linha, a zagueira adversária impediu o gol da volante. Três minutos mais tarde, Belén cabeceou forte e tirou tinta do poste. Djeni também teve boa chance aos 19, quando finalizou depois de linda jogada de Sandoval. Forte demais, o chute saiu em tiro de meta.

Aquino marcou um gol e deu uma assistência/Foto: Staff Images CONMEBOL

O jogo seguiu franco na casa dos 20 minutos. Aos 28, Belén e Sandoval tabelaram na entrada da área adversária e a paraguaia arriscou chute forte, mas bloqueado. No contragolpe, Bahr recebeu de Usme e finalizou de dentro da área do Inter. Segura, Gabi mandou para fora. Cobrado na primeira trave, o escanteio foi transformado em gol por Wendy. Uma vez mais, o tento pouco seria celebrado pelas locais.

Eskerdinha (33) marcou o terceiro das Gurias/Foto: Staff Images CONMEBOL

Pouco mais de um minuto depois do empate colombiano, Sandoval colocou a recém-entrada Pati para jogar, e a camisa 20 não decepcionou. Rente à linha de lado e já próxima do fundo do campo, a meio-campista viu Eskerdinha com espaço e acertou passe milimétrico para a lateral, que nem precisou dominar antes de soltar a bomba da entrada da pequena área. Coronel até tocou na bola, mas não impediu o gol. A vitória tinha que ser nossa!

Créditos: Canal GOAT BR

Ouça: o gol de Eskerdinha na narração da Rádio Colorada

Com o Inter de volta à frente do escore, Lucas Piccinato decidiu preservar Belén Aquino, que deu lugar a Soll. Contratada pelo Clube do Povo no final do mês de agosto, a substituta somava dois gols com a camisa vermelha antes do jogo desta segunda. Três minutos depois de entrar, ela marcou o terceiro. Da esquerda, Sandoval cruzou com açúcar. Na segunda trave, a talismã fechou a conta.

Créditos: Canal GOAT BR

Ouça: o gol de Soll na narração da Rádio Colorada

Antes do apito final, Roberta também foi alçada a campo nas Gurias. Além disso, Gabi Barbieri pôde brilhar com outro milagre – este operado nos acréscimos, quando usou do pé esquerdo para abafar chute feito à queima-roupa pela adversária. Por fim, Priscila ainda flertou com o 5 a 2 aos 49, instante em que tirou proveito de erro da arqueira rival e tentou de cobertura. A cota de golaços da noite, todavia, já estava encerrada – e com vitória do Inter!


Ficha técnica:

América de Cali-COL (2): Coronel; Daniela Arias, Wendy Natis (Castellanos), Castañeda e Basanta (Bonilla); Muñoz, Martínez (Agudelo), Zamorano (Yantén), Catalina Usme e Bahr; Ingrid Vidal (Rodríguez). Técnico: Gustavo Pineda.

Internacional (4): Gabi Barbieri; Tamara, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha (Roberta); Capelinha (Zóio), Djeni, Analuyza (Sandoval), Letícia Monteiro (Pati) e Belén (Soll); Priscila. Técnico: Lucas Piccinato.

Gols: Belén Aquino, aos 16’/1ºT, Letícia Monteiro, aos 5’/2ºT, Eskerdinha, aos 30’/2ºT, e Soll, aos 36’/2ºT (I). Catalina Usme, aos 3’/2ºT, e Wendy Natis, aos 29’/2ºT (A).

Cartões amarelos: Capelinha (I). Ingrid Vidal e Basanta (A).

Arbitragem: Adriana Farfan, auxiliada por Ines Choque e Elizabeth Blanco. Quarta Árbitra: Belén Carvajal.

Estádio: Pascual Guerrero-COL.