O Inter segue ampliando suas ações com um forte compromisso com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Entre as iniciativas mais importantes, está a gestão de resíduos no Estádio Beira-Rio, que obteve ótimos resultados.
Referência em práticas ecológicas no esporte, em 2024 o Clube do Povo coletou e reciclou 36.119 kg de resíduos, por meio da Central de Resíduos do Beira-Rio. Os materiais reciclados ajudaram a preservar recursos naturais importantes, como 204 árvores, 137 litros de petróleo, 26.249 kg de bauxita, 1.283 kg de minério de ferro e 7.600 kg de areia. Esses números mostram o esforço da instituição para reduzir seu impacto ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.
Ainda neste âmbito, o Inter tem se destacado pela parceria com a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis da Cavalhada (ASCAT), que desempenha um papel fundamental na coleta seletiva e triagem dos resíduos. A cooperativa, formada por catadores, emprega até 50 pessoas, com foco na inclusão social, onde 30 desses colaboradores são mulheres chefes de família.
Além da gestão de resíduos, o Inter também investiu em práticas sustentáveis no consumo de água. O Beira-Rio possui 45 mictórios secos, que não utilizam acionamento de descarga de água e geraram em 2024 uma economia 2.581.026 litros de água. Também por meio da captação da água da chuva ocorre a irrigação do gramado, em um sistema de poço tubular profundo, outorgado pelo Departamento de de Recursos Hídricos/SEMA.
O Clube do Povo ainda disponibiliza bicicletários em seu Estádio. Esta ação tem o intuito de incentivar a prática de mobilidade sustentável contribuindo para a redução da utilização de recursos naturais e da emissão de gases poluentes.
Com a compostagem nos gramados do Beira-Rio e nos Centros de Treinamento Profissionais e da Base, o Clube deixou de enviar para aterro sanitário 188m³ de aparas de grama. O Colorado também renovou a Certificação da Gestão de Resíduos Sólidos, o que faz do Inter modelo de operação sendo o único clube de futebol das Américas a ter duas certificações.
Daisy Bessa, bióloga do Inter, destacou que o Clube do Povo também busca cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
"Sabedores da responsabilidade que temos, dos principais desafios de desenvolvimento enfrentados, o SCI se orgulha de trabalhar diariamente com 8 dos 17 ODS da ONU para Agenda 2030 e não estamos satisfeitos. Queremos mais!".
Com essas ações, o Clube do Povo continua sendo exemplo de responsabilidade ambiental no futebol, provando que é possível aliar o esporte e o cuidado com o meio ambiente.