• Notícias
  • Clube
  • Futebol
  • Serviços
  • Clube de Vantagens
  • Inter Store
    Associe-se

    É PENTA! Inter supera Grêmio e conquista quinto título da Copa São Paulo de Futebol Júnior

    É CAMPEÃO! OU MELHOR, PENTA! É CAMISA DE TRADIÇÃO, É O CELEIRO DE ASES! Uma manhã definitivamente eternizada na rica história das categorias de base do Clube do Povo. O Internacional conquistou, neste sábado (25/01), o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, taça levantada após vitória nos pênaltis sobre o Grêmio. No tempo normal, apesar da superioridade alvirrubra, a partida foi encerrada com o 1 a 1 no placar, gol de Guilherme Pato para o Celeiro. Chegados os tiros livres, a calma dos batedores colorados falou mais alto, e o título veio após três gols vermelhos contra somente um dos azuis.

    Pacaembu virou o Beira-Rio!

    Um mar vermelho tomou as nem tão distantes plagas de São Paulo e lotou as arquibancadas do Pacaembu para apoiar o Celeiro de Ases na busca do pentacampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ocupando o Tobogã e as cadeiras laranjas do histórico Paulo Machado de Carvalho, o povo alvirrubro esteve incansável no apoio ao Inter, alegria do nosso coração, transformando o Estádio em uma verdadeira sucurssal do Beira-Rio, tomando o som ambiente da manhã paulista e calando completamente os rivais que ocuparam o lado oposto do campo. Obrigado pelo apoio, torcida colorada! Este título é nosso!

    Primeiro tempo colorado

    O Inter foi dono da partida na etapa inicial. É bem verdade que nos minutos inaugurais a equipe gremista ensaiou certa pressão no campo alvirrubro, apertando a saída de bola e apostando em escapadas rápidas, em velocidade, para causar problemas à defesa colorada. Em todas as chegadas, contudo, esbarrou em um gigante Tiago Barbosa, que não permitiu centímetro algum ao centroavante Fabrício, camisa 9 azul. De sua parte, o Clube do Povo criou diversas oportunidades apostando na velocidade de seus pontas Matheus Monteiro e Guilherme Pato, além de saber usar da referência do centroavante Caio Vidal para causar transtornos na retaguarda rival. Apesar de muitas, entretando, nenhuma chance foi convertida em gol, e os primeiros 45 minutos foram encerrados com o placar em branco.

    Segundo etapa intensa, mas também amarrada

    Os primeiros movimentos da etapa final foram completamente enlouquecedores. Poucos segundos após ser completada a primeira volta do cronômetro, Caio Vidal colocou Adriel para trabalhar, por detalhe não inaugurando o marcador. Quem o fez, injustamente, foi o Grêmio, após cruzamento de Diego Rosa que desviou em Tiago Barbosa e matou Emerson Junior. Tento azul que, para alguns do lado gremista, pareceu significar título ganho. Alison Calegari foi um deles, capaz de subir no alambrado para festejar e, por isso, levar seu segundo cartão amarelo no jogo. Três minutos após sua expulsão, aos 12, Guilherme Pato completou gigante jogada de Matheus Monteiro e empatou. Deste momento em diante, o ritmo do duelo, que poderia ser elevado, foi brutalmente atacado pelo antijogo gremista que, com muita cera, levou a decisão para as penalidades.

    Essa camisa pesa!

    Eram quatro os títulos em campo nesta decisão de Copa São Paulo. Todos do Inter. Tamanha tradição, no momento das penalidades, fez a diferença. Afinal de contas, o Celeiro de Ases não é a melhor categoria de base da região sul do Brasil por acaso. É bem verdade que a boa cobrança de Matheus Monteiro, que abriu as penalidades, foi defendida por Adriel, mas a precisão de Cesinha, Tiago Barbosa e Carlos Eduardo, nesta ordem, impediu qualquer lamentação. De parte do Grêmio, somente Gazão, o terceiro a bater, converteu. Seu sucessor, Gonçalves, foi, inclusive, o responsável por decretar o título alvirrubro, mandando no poste. Deste momento em diante, passaram a ser cinco as taças no gramado do Pacaembu. Todas, ainda, do Clube do Povo.

    Confira os principais lances da partida:

    Primeiro tempo:

    6min – THIAGO BARBOSA! Elias tenta invade a área colorada mas, no momento de soltar a bomba, é precisamente travado pelo zagueirão do Inter.

    10min – Emerson Júnior! Goleiro colorado faz grande defesa após chute de Rildo.

    12min – UHHH! Pato exige grande defesa do goleiro Adriel, completando cruzamento de Caio. Defesa firme, no centro do gol.

    14min – QUAAASE! Cesinha recebe de Matheus Monteiro, chama a marcação para dançar e cruza. Pato desvia, goleiro defende.

    16min – Pato recebe de Carlos Eduardo e avança em direção à área. Forte, arremate rasteiro explode na marcação.

    17min – UHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!! Caio Vidal ganha na corrida e invade a área de frente para Adriel. De canhota, o camisa 9 colorado busca o ângulo e, por detalhe, a redonda não encontra as redes da meta gremista.

    21min – UHHHHHH! Cesinha gira sobre a bola, finta o defensor gremista e abre o jogo com Leo Borges, que vai ao fundo e cruza à meia-altura. Bola tinha endereço, buscando o centroavante Caio Vidal, mas Adriel deixa a meta para encaixar.

    29min – Fabrício divide com Carlos Eduardo, leva a melhor, fica com a posse e invade a área. Pela ponta esquerda, o camisa 9 gremista solta o chute rasteiro, mas sem direção, direto pela lateral.

    32min – UHH! Cesinha, preciso, cobra falta que ele mesmo sofrera. Forte demais, ela até supera a barreira, mas também vai por cima do travessão.

    45min – Mais três. Vamos a 48.

    48min – Encerrada o primeiro tempo!

    Segundo tempo:

    0min – Inter volta com mudança: entra Volnei, sai Murilo.

    1min – COMO NÃO ENTROU? Leonardo Borges faz grande jogada pela esquerda e invade a área gremista. Para trás, o lateral cruza no pé de Caio, que manda uma bomba, milagrosamente defendida por Adriel. Na volta, o camisa 9 colorado e Praxedes tentam marcar, mas a defesa rival consegue travar os arremates em sequência. Chance incrível do Celeiro de Ases!

    3min – E-MER-SON! Rildo pega a sobra de corte parcial da zaga colorada e, de primeira, manda arremate vivo, picando. Goleiro colorado, mesmo com a visão encoberta, voa no canto para defender. Começa quente o segundo tempo!

    7min – Diego Rosa avança pela esquerda, supera a marcação colorada e cruza rasteiro. A bola desvia em Tiago Barbosa e mata o goleiro Emerson Junior. Grêmio na frente.

    9min – NA RUA! Calegari expulso! Já amarelado, defensor gremista comemora o gol subindo no alambrado do Pacaembu e leva o segundo.

    12min – Muda o Grêmio. Vem Natã, zagueiro, sai Pedro Lucas.

    12min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL DO INTERNACIONAL! GOOOOOOOOOOOOL DO CLUBE DO POVO! DO CELEIRO DE ASES, DA ALEGRIA DO NOSSO CORAÇÃO! Matheus Monteiro faz jogada cinematográfica pela esquerda, supera três marcadores e cruza na medida para Guilherme Pato. O camisa 19, que tem no rival colorado sua vítima preferida, voa na direção da bola e empurra para dentro. Igualdade retorna ao marcador, justiça de volta ao escore. Empata a Academia do Povo!

    17min – UHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! NA TRAAAAAAAVE! Praxedes cobra falta a centímetros da linha direita da área gremista. Fechada, a cobrança vai na direção do gol, supera Adriel e explode no travessão. QUASE A VIRADA!

    19min – Cartão amarelo para Volnei por falta em contra-ataque gremista.

    21min – E-MER-SON JÚNIOOOOOR! Elias dispara em contra-ataque rápido para o Grêmio, encara Carlos Eduardo na corrida, abre para a direita e solta a bomba. Goleiro colorado opera um milagre, salvando o Clube do Povo!

    24min – UHHHHHHHHH! MATHEUS MONTEIRO, QUEM SEGURA? Camisa 7 colorado finta o marcador, puxa da ponta para o centro e solta a bomba. Por cima do travessão, levando perigo à meta gremista.

    26min – SAAAAAAAAAAAALVA ADRIEL! Leonardo Borges vai ao fundo e faz excelente cruzamento para Caio Vidal, que desvia na direção do gol azul. Arqueiro gremista faz o milagre e, no rebote, ela explode nos pés do camisa 9 vermelho, saindo em tiro de meta.

    27min – Parada técnica para reidratação dos atletas. Faz calor em São Paulo!

    29min – Duas mudanças no Grêmio. Vitor Prado e Gonçalves entram nas respectivas vagas de Rildo e Luis Fernando.

    30min – Muda o Inter! Leonardo Ferreira entra, sai Caio Vidal.

    31min – Reiniciada a partida!

    31min – UHHHH! Volnei recebe na entrada da área e arrisca a bomba. Ela desvia na defesa gremista e sai em escanteio.

    34min – Troca o Grêmio. Wesley Moreira substitui Fabrício.

    37min – Neste momento, faz muita cera a equipe gremista.

    40min – No Inter, Praxedes dá lugar a Thális.

    42min – MILAGRE DO GOLEIRO! Léo Ferreira e Matheus Monteiro tabelam, camisa 7 lança, e centroavante fica de frente para Adriel. Forte, camisa 20 solta um petardo, que Adriel salva com o joelho.

    45min – Vamos a 50. Mais cinco de acréscimos.

    46min – Diego Rosa, de frente para Emerson, recebe cruzamento e chuta rasteiro pela linha de fundo.

    47min – UHHHHHHHHHHHHHH! Pato lança Léo Ferreira em profundidade. Centroavante ganha da zaga e solta uma bomba de direita, que explode na rede, mas do lado de fora. É LÁ E CÁ!

    50min – Fim de jogo. Vamos às penalidades.

    Pênaltis:

    1 – Matheus Monteiro abre as penalidades. Adriel defende.

    1.1 – NO POSTE! Vitor Prado é o primeiro gremista na bola. A redonda explode na trave direita e vai pela linha de fundo.

    2 – GOL! Cesinha bate com tranquilidade, no canto esquerdo. Goleiro pula no outro.

    2.1 – NO TRAVESSÃO! Wesley Moreira manda no poste superior. Dali, para cima, e não volta mais.

    3 – GOOOOOOL! Tiago Barbosa manda na esquerda. Segundo do Inter!

    3.1 – Gazão converte a terceira cobrança para o Grêmio.

    4 -TA LÁÁÁÁÁ! Carlos Eduardo, canhoto, tranquilo, explode o barbante da cidadela azul.

    4.1 – PENTACAMPEÃO! PENTACAMPEÃO! É O INTER! CAMPEÃO! CAMPEÃO! GONÇALVES MANDA NA TRAVE! É CAMPEÃO! PENTA, PENTA, PENTAAAAA!

    Ficha técnica:

    Internacional (1(3)): Emerson Júnior; Lucas Mazetti, Tiago Barbosa, Carlos Eduardo e Leonardo; Murilo (Volnei), Praxedes (Thális) e Cesinha; Guilherme Pato, Caio (Léo Ferreira) e Matheus Monteiro. Técnico: Fábio Matias.

    Grêmio (1(1)): Adriel; Heitor, Alison Calegari, Luis Fernando (Gonçalves) e Matheus Alves; Diego Rosa, Gazão e Pedro Lucas (Natã); Rildo (Vitor Prado), Elias e Fabrício (Wesley Moreira). Técnico: Guilherme Bossle.

    Gols: Thiago Barbosa, aos 7 minutos do segundo tempo (GC/G). Guilherme Pato, aos 12 minutos do segundo tempo (I).

    Arbitragem: João Vitor Gobi apita, auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Rodrigo Meirelles Bernardo. Quarto árbitro: Leandro Carvalho da Silva.

    Cartões amarelos: Diego Rosa, Rildo e Calegari (G). Volnei e Mazetti (I).

    Expulsão: Alison Calegari (G).

    Local: Estádio do Pacaembu – SP

    Imagens

    Crédito: Ricardo Duarte