GURIAS FAZEM HISTÓRIA E ESTÃO NA FINAL DO BRASILEIRO
ELAS NÃO CANSAM DE FAZER HISTÓRIA! Nesta segunda-feira (12/09), as Gurias Coloradas bateram o São Paulo por 1 a 0, com gol de Maii Maii, e conquistaram classificação inédita para a final do Campeonato Brasileiro A1 e para a Libertadores de 2023. Depois de empate por 1 a 1 no jogo da ida, disputado no Beira-Rio, o triunfo no Morumbi garantiu a vaga para o Inter, que agora decidirá o título nacional contra o Corinthians.
São Paulo pressiona, Inter DECIDE
Tirando proveito do mando de campo, o São Paulo começou melhor, com postura agressiva que valeu-lhe boas chances, armadas, sobretudo, após erros forçados na saída de jogo colorada. Foi sob este roteiro surgiram as duas primeiras oportunidades do confronto, ambas finalizadas por Micaelly. Primeiro, ela bateu falta venenosa, na altura do minuto 12, que tirou tinta da trave. Depois, aos 15, parou em milagre de Mayara – guarde este nome.
A resposta do Inter veio com Maiara, meio-campista de nome parecido com o da arqueira tanto na grafia quanto no protagonismo. De fora da área, ela tentou tirar proveito da ininterrupta chuva que caía na capital da garoa, e finalizou com força. Complicando a vida da goleira Carla, a bola picou a centímetros do gol. No susto, a rival conseguiu desviar a direção do chute, que beijou o poste antes de sair em escanteio.
Por falar em escanteios, o Inter precisou de apenas quatro para abrir o placar. Pelo lado esquerdo da iluminada goleira norte do Morumbi, Duda Sampaio levantou na área com perigo, mas teve seu cruzamento cortado por Carla. Atenta, Millene ficou com o rebote, e devolveu para a camisa 10. Desta vez, ela alçou na segunda trave, no pé de Bruna Benites. Solicita, a capitã decidiu ser garçonete, e serviu M-A-I-A-R-A.
No mesmo arco que Falcão brilhou contra o Palmeiras, na semifinal do Brasileirão de 1979. Nos exatos barbantes em que Sobis começou a libertar a América, no infindável 2006. Coincidente baliza que, em 2010, viu Alecsandro ser poeta para desviar a violenta e decisiva falta cobrada por Cabezón! Na nem tão distante plaga do Morumbi, Maiara repetiu todos esses e, de voleio, mandou para as redes. O agregado começava a ficar colorado.
O Inter quase ampliou a vantagem nos instantes seguintes ao primeiro gol. Millene e Fabi, entre os minutos 29 e 30, tiveram bons contra-ataques, mas pararam na goleira rival. Com suas defesas, Carla manteve o São Paulo vivo no jogo. Logo, o time da casa se voltou para o ataque e, através de consecutivos cruzamentos inofensivos, começou a oferecer um prólogo do que seria a etapa final. Haja coração!
Ninguém poderia tirar a vaga das nossas mãos
Até os 30 minutos da segunda etapa, as melhores chances foram criadas pelo Inter. Nervoso, o São Paulo, que empilhou atacantes, pouco criava na frente, e oferecia espaços para o contragolpe. Lelê, Duda e Fabi foram alguns dos nomes que flertaram com as redes, mas sem a efetividade necessária para tranquilizar o duelo. No desespero, as comandadas de Lucas Piccinato abraçaram o tudo ou nada para a reta final de partida, e quase conseguiram ameaçar a vaga colorada.
Aos 37 minutos, a arbitragem assinalou pênalti de Bruna Benites em Yayá. Principal escape ofensivo paulista, Micaelly assumiu a responsabilidade da cobrança. Enquanto isso, Mayara rememorava, na evidente companhia da torcida colorada, a finalíssima do Campeonato Brasileiro Sub-18 de 2019, ocasião em que a goleira brilhou no Pacaembu defendendo uma penalidade que praticamente garantiu o título de base do Inter sobre o São Paulo.
No Morumbi, Mayara voltou a ser heroína. Com o pé esquerdo, a cria colorada defendeu a cobrança de Micaelly. Com o pé esquerdo, confirmou que a vaga era do Inter, certeza que nem mesmo Carol, aos 48 minutos, conseguiu abalar. Na trave, a rival desperdiçou a última chance do São Paulo. Jogo encerrado e história escrita – mas não finalizada. No próximo domingo (18/09), o Beira-Rio jogará junto das Gurias.
Primeiro tempo
1min – May! São Paulo pressiona a saída de jogo do Inter, fica com a posse e chega até a entrada da área colorada, onde Shashá recebe com espaço. A atacante finaliza rasteiro, e a goleira do CLube do Povo faz a defesa.
6min – Dani cobra escanteio pela direita, a bola viaja até a segunda trave e Fe Palermo cabeceia. Pra fora, sem perigo.
7min – UUUUH! Duda cobra escanteio aberto a partir do corredor esquerdo. Bruna desvia, a bola toma o caminho do gol, mas Dani, em frente à goleira, afasta.
9min – ISABEEEEEEELA! Rafa Travalão tenta o corte em cima de Sorriso e finaliza. Bela, na cobertura, trava de carrinho.
12min – Isabela recebe o amarelo por falta na entrada da área colorada.
12min – PRA FORA! Micaelly cobra a falta por cima da barreira. Com veneno, ela sai tirando tinta do poste direito de Mayara.
15min – MILAAAAAAAAAAAGRE DE MAYARA! Micaelly invade a área colorada em velocidade, abre ângulo para a perna canhota e solta a bomba. Goleira espalma, e Duda ajuda a cortar o perigo na sequência.
17min – NO POOOOOOOOOOOOOOOSTE! De muito longe, Maii Maii solta a bomba. Ela quica em frente à goleira, toma velocidade e quase complica Carla, que tenta encaixar, mas não consegue. Para azar do Inter, a bola resvala o poste e sai em escanteio.
26min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOL COLORADO! É GOL DO CLUBE DO POVO! É GOL DAS GURIAS COLORAAAAAAAAAAAAAADAS! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! Pela direita, Duda cobra escanteio que a marcação paulista corta. Millene fica com a sobra, e devolve a posse para a 10 do Inter, que cruza na segunda trave. Bruna Benites, pelo chão, devolve para a altura da marca do pênalti, onde Maii Maii emenda um voleio e marca lindo gol!
29min – SORRISO! Mayara defende finalização de longa distância de Dani, e zagueira colorada impede que o rebote seja paulista.
29min – CAAAAAAARLA FAZ A DEFESA! Millene é lançada por Duda, parte para cima da marcação, mantém a posse chuta com curva. Goleira encaixa.
30min – MAIS UMA CHEGADA DO INTER! Lelê faz o pivô para Fabi, que recebe na direita da área paulista e chuta cruzado. Carla defende.
45min – Mais um. Primeiro tempo vai a 46!
46min – INTERVALO NO MORUMBI!
Segundo tempo
0min – São Paulo volta com mudança. Saiu Shashá, entrou Cacau.
1min – POR CIMA! Duda, de muito longe, arrisca. Levou enorme perigo, mas saiu por cima.
8min – Capelinha recebe o amarelo por falta em cima de Pardal.
9min – UUUUUUUUUH! Carla recebe recuo extremamente curto e é pressionada por Lelê, mas leva a melhor. Ela estava MUITO longe de sua área. Que chance!
20min – Maii Maii deixa o campo. Vem Haas!
23min – Carol entra na equipe mandante. Quem sai é Naná.
25min – PRA FOOOORA! Juliana serve passe rasteiro, em profundidade, para Lelê. Dentro da área, a camisa nove sequer domina e finaliza de perna direita. Forte, ela sai por cima.
30min – QUASE O SEGUNDO GOL COLORADO! Millene serve Fabi, que sai frente a frente com Carla e finaliza de perna canhota. A goleira resvala na bola com a ponta dos dedos e manda em escanteio, mas o lance é invalidado por impedimento.
30min – Troca no Inter! Vem Tamara, sai Lelê.
34min – Maressa acerta uma patada em Millene, e é punida com cartão amarelo.
35min – Duda Rodrigues entra no São Paulo. Lucas Piccinato tira Maressa.
38min – Pênalti de Bruna Benites em Yayá.
38min – MAYAAAAAAAAAAARA! MAYAAAAAAAAAAAARA! MAYAAAAAAAAAAAAARA! MEU PAREDÃO DEFENDE! A GOLEIRA SALVA O INTER! COMO EM 2019, COMO NA FINAL DO BRASILEIRÃO FEMININO SUB-18 DE 2019! MAYAAAAAAAAAAAAARA! COM O PÉ ESQUERDO, MAY SALVA!
39min – Dani PUXA O CABELO de Fabi. Amarelada!
42min – QUE CONTRAGOLPE! TAMARA DEIXA TRÊS COMENDO POEIRA! QUE JOGADA! A Bolt tenta o chute, é travada, e a sobra é de Duda, que chuta com desvio. Escanteio!
45min – Quatro de acréscimo! Vamos a 49!
47min – NA TRAVE! CAROL CARIMBA A TRAVE DO INTER! NÃO ENTRA MAIS!
50min – ACABOOOOOOOOOOOU! A VAGA É NOSSA! ACABOOOOOOOOOOU! ACABOOOOOOOOOOU!
Ficha técnica:
São Paulo (0): Carla Maria; Fe Palermo, Pardal, Thais Regina e Dani; Maressa (Duda Rodrigues), Yayá e Naná (Carol); Shashá (Cacau), Rafa Travalão e Micaelly. Técnico: Lucas Piccinato.
Internacional (1): Mayara; Capelinha, Bruna Benites, Sorriso e Isabela; Juliana, Duda e Maii Maii (Haas); Fabi Simões, Lelê (Tamara) e Millene. Técnico: Maurício Salgado.
Gols: Maiara, aos 26’/1ºT (I).
Cartões amarelos: Isabela e Capelinha (I). Maressa e Dani (S).
Arbitragem: Charly Wendy Deretti, auxiliada por Bárbara Roberta Loiola e Anne Kesy de Sá. Quarta árbitra: Fernanda dos Santos de Souza. VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga.
Estádio: Morumbi-SP.