Inter fecha a primeira fase do Gauchão com goleada sobre o Esportivo
De virada, o Colorado goleou o Esportivo, nesta tarde de sábado (11/03), por 4 a 1. Mauricio, Luiz Adriano, Alan Patrick e Alemão marcaram os gols da vitória do Inter, válida pela 11ª e última rodada da primeira fase do Gauchão. Com o resultado, o Clube do Povo garantiu a segunda melhor campanha estadual, e agora avança para enfrentar o Caxias, em jogos de ida e volta, na semifinal do Rio Grande do Sul.
A briga por uma vaga na final estadual começará no próximo sábado (18/03), às 16h30, no Estádio Centenário. Já no domingo da semana seguinte (26/03), o Colorado receberá o Grená, a partir das 18h, para a disputa dos 90 minutos decisivos do embate semifinal. Quem avançar do confronto enfrentará, na decisão do Rio Grande do Sul, Ypiranga ou Grêmio.
Virada para não se complicar
Desfalcado por Pedro Henrique, Gabriel Baralhas e Keiller, além do técnico Mano Menezes, de fora do jogo por suspensão, o Inter foi a campo, sob as ordens de Sidnei Lobo, com novidades na escalação titular. No gol, John disputou sua primeira partida com a camisa colorada. Na zaga, Mário Fernandes ocupou a lateral-direita. À frente, Matheus Dias fez a cabeça de área, enquanto o comando do ataque ficou a cargo de Luiz Adriano.
Movediça no setor ofensivo, a Academia do Povo quase abriu o placar logo a três minutos de partida. Lançado por Alan Patrick, dono de mais uma atuação exuberante, Mauricio tentou servir Wanderson, que aparecia livre na pequena área, mas teve a assistência cortada pela zaga. As respostas do Esportivo foram oferecidas por Xandy, em dois escapes pela direita. Primeiro, o rival parou em John. Depois, aos sete, balançou as redes. Susto grande.
Sem se deixar abalar, o Inter reagiu com bola na trave. Pela esquerda, Wand fez fila aos 15 minutos de confronto e cruzou para Luiz Adriano chutar mascado. Atento, o goleiro espalmou – e ainda contou com ajuda do poste. Um minuto mais tarde, contudo, o azar não teve chance. De novo, Wanderson cruzou. Desta vez, para Mauricio, que definiu de primeira. Golaço!
A virada parecia questão de tempo, e o caminho até ela passava pelo corredor esquerdo de ataque. Por ali, Wanderson parou em Copetti aos 32. Por ali, Wanderson serviu Luiz Adriano aos 35. Na reestreia dentro de sua casa, o camisa 9 antecipou a marcação e definiu de perna canhota, fora do alcance do goleiro. Festa colorada no Beira-Rio (quase ampliada, nos acréscimos, por Mário Fernandes, mas o lateral parou na trave).
Goleada confirmada
Lutando contra o rebaixamento, o Esportivo precisava da vitória para fugir do Z2, e ainda dependia de resultados paralelos. A única alternativa que restou aos serranos, portanto, foi pressionar o Inter na etapa final. Para a infelicidade visitante, entretanto, nem as pretendidas chances apareceram na frente, nem o Colorado deixou de incomodar no outro campo.
O terceiro gol do Inter foi marcado por Alan Patrick. Após rápida escapa pela esquerda, Renê lançou Mauricio, que impediu a saída da bola pela linha lateral, conduziu até a grande área e deixou com o 10. Frente a frente com o zagueiro, o craque gingou antes de ganhar ângulo para a perna canhota. Com ela, bateu em curva, no canto, e ampliou a vantagem no placar.
Sidnei Lobo conduziu, a partir do 3 a 1, as cinco trocas a que tinha direito. Bustos, Johnny, Alemão, Lucas Ramos e Moledo saíram do banco, enquanto Mário Fernandes, Carlos de Pena, Luiz Adriano, Alan Patrick e Gabriel Mercado receberam a ovação da torcida. E foi da cabeça de um substituto que se consagrou a goleada.
Simpático ao posto de garçom, Wanderson bateu escanteio, aos 40 minutos da etapa final, em direção à segunda trave. Livre, Matheus Dias atacou o espaço e desviou a bola em direção às redes. Praticamente em cima da linha, Copetti impediu o gol da cria. Ligado no rebote, Alemão não hesitou, e cabeceou para a caixa. Em busca da 46ª taça estadual, o maior campeão do Rio Grande do Sul encerrou em alto estilo a primeira fase do Gauchão de 2023.
Primeiro tempo
3min – COOOOOOOOOORTA A ZAGA! Lindo passe de Alan Patrick para Mauricio, que recebe dentro da área e faz o toque rasteiro. Wanderson teria o gol aberto para finalizar, mas a defesa antecipa e manda por escanteio.
4min – JOHN! Grande defesa do goleiro, que vai no chão para salvar chute rasteiro de Xandy.
6min – Renê levanta na área pela intermediária esquerda de ataque e Luiz tenta o chute, mas é antecipado pela zaga.
7min – Xandy abre o placar para o Esportivo.
14min – CARIMBA O POSTE! Wanderson escapa pela esquerda, respira e cruza na segunda trave. Luiz Adriano finaliza, o goleiro salva e a bola ainda explode na trave. Quase!
GOL DO INTER!
16min – GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOL COLORADO! É GOL DO INTER COM MAURICIOOOOOOOOOOOOOOOOOO! ELE É MAU, VOCÊS SABEM! De novo pela esquerda, de novo com Wand, o Inter chega. O 11 cruza para a marca do pênalti, e Mauricio chega batendo de primeira, com a canhota, para estufar as redes serranas. Tudo igual!
18min – UUUUUUUH! Da entrada da área, Mauricio solta a canhota. Por cima, por pouco!
23min – Fabricio reclama demais. Amarelo nele!
25min – Jogo parado para hidratação.
28min – Recomeça o confronto.
32min – SAAAAAAAALVA O GOLEIRO! Wanderson escapa pela esquerda, tabela com Pena e sai cara a cara com Copetti. O rival abafa o chute e salva o Esportivo.
32min – Mercado leva o amarelo.
34min – Mais uma boa jogada de Wanderson, que dribla Márcio Lima e tenta o cruzamento rasteiro. A defesa afasta.
GOL DO INTER!
35min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É A VIRADA! VIRA, VIROU! É GOL DO INTER! É GOL COLORADO! É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! LUIZ ADRIANO! LUIZ ADRIANO! LUIZ ADRIANOOOO! O QUE O WANDERSON ESTÁ JOGANDO É BRINCADEIRA! De novo pela esquerda, atacante deixa a zaga comendo poeira e cruza por baixo. Na primeira trave, Luiz Adriano chega batendo de primeira, com a canhota, e vira para o Clube do Povo.
36min – Escanteio batido fechado pela esquerda do ataque serrano, e Mário Fernandes trava.
45min – Mais três de acréscimos. Primeiro tempo vai a 48!
45min – DEFEEEEEEEEENDE O GOLEIRO! Pena cobra falta pela intermediária esquerda de ataque, Vitão ganha a briga no alto e cabeceia. Copetti salva o time da Serra.
47min – NA TRAVE DE NOVO! Mário Fernandes, como elemento surpreso pela direita da área colorada, cabeceia no poste esquerdo de Copetti.
48min – Intervalo no Gigante!
Segundo tempo
0min – Lessa é a novidade no Esportivo. Sai Bulhões.
6min – Wanderson recebe de Luiz Adriano, dança em cima do zagueiro e finaliza de canhota. Por cima, mas com perigo!
11min – ESCANTEIO! Contagolpe em altíssima velocidade. Armado por Alan Patrick, o escape acontece com Mauricio, que dá até caneta no marcador antes de servir Mário Fernandes. Com desvio, ela sai pela linha de fundo.
GOL DO INTER!
14min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DE CRAQUE! É GOL DE 10! É GOL DE QUEM SABE! É GOL DO INTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER! GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO DE ALANPA! Acionado por Renê, Mauricio deixa limpa para Alan Patrick. O camisa 10 pisa na bola e, em frente à marcação, dança para ganhar espaço. De canhota, ele guarda no cantinho e garante o terceiro do Coloraod!
16min – SAAAAAAAAAALVA COPETTI! Linda assistência de Alan Patrick para Renê, que invade a área em velocidade e solta o canhotaço. Milagre!
20min – Duas trocas no Inter: Johnny e Alemão nos lugares de Pena e Luiz Adriano.
22min – Com dores, Mário também deixa o campo. Vem Bustos!
23min – Germano vem, Bastos vai. Troca o Esportivo.
24min – POR CIIIIIIIMA! Alan Patrick recebe cruzamento rasteiro de Bustos e enche o pé. Era o quarto!
28min – Sidnei conclui as trocas da tarde: Lucas Ramos e Moledo substituem Alan Patrick e Mercado.
28min – No Esportivo, Thiaguinho e Hippólito vêm. Márcio Lima e Xandy vão.
34min – Flávio Torres no lugar de Kiss: Esportivo faz a quinta mudança.
36min – De cabeça, André quase desconta para os visitantes.
36min – Alemão recebe o amarelo por simulação.
GOL DO INTER!
40min – É GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DO INTER! É GOL COLORADO! É GOL DE ALEMÃO! ALEMÃÃÃÃÃÃÃÃÃO! ELE NÃO PERDOA! É GOL DO CLUBE DO POVOOOOOOOOOOOOOOO! Escanteio cobrado fechado por Wanderson, a partir da esquerda de ataque. Na segunda trave, Matheus desvia, mas o goleiro impede o gol. Atento, Alemão aproveita o rebote e não perdoa. Virou goleada!
45min – Mais cinco de acréscimos. Vamos a 50!
50min – FIIIIIIIIM DE JOGO NO BEIRA-RIO!
Ficha técnica:
Internacional (4): John; Mário Fernandes (Bustos), Mercado (Moledo), Vitão e Renê; Matheus Dias, Carlos de Pena (Johnny), Mauricio, Alan Patrick (Lucas Ramos) e Wanderson; Luiz Adriano (Alemão). Técnico: Sidnei Lobo.
Esportivo (1): Copetti; Márcio Lima (Hippólito), Jean Pablo, João Gabriel e Roger Bastos (Germano); Leandro Bulhões (Lessa), Fabricio, Kiss (Flávio Torres) e André; Richard e Xandy (Thiaguinho). Técnico: Carlos Moraes.
Gols: Mauricio, aos 16’/1ºT, Luiz Adriano, aos 35’/1ºT, Alan Patrick, aos 14’/2ºT, e Alemão, aos 40’/2ºT (I). Xandy, aos 7’/1ºT (E).
Cartões amarelos: Mercado e Alemão (I). Fabricio (E).
Arbitragem: Lucas Guimarães Rechatiko Horn apita, auxiliado por Fagner Bueno Cortes e Mateus Olivério Rocha. Quarto árbitro: Joseph Ribeiro Lopes.
Estádio: Beira-Rio.
Público: 14.318. Pagantes: 11.561. Não pagantes: 2.757.
Renda: R$ 241.928,00