Beira-Rio se ilumina de roxo em apoio ao Dia Mundial da Prematuridade
O Dia Mundial da Prematuridade (17/11) integra o Novembro Roxo e tem como objetivo dar visibilidade à causa e aos direitos dos bebês e suas famílias. Além disso, busca avançar em políticas que garantam os direitos plenos para os envolvidos, além de mais atenção para os casos. O Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos que mais sofrem com o nascimento prematuro, com aproximadamente 340 mil casos por ano.

A situação tem origem multifatorial: pode acontecer porque a gestante teve alguma complicação durante a gravidez, como pressão alta e diabetes gestacional, por exemplo, mas também pode estar relacionada a uma situação de saúde que a mãe tinha previamente. Em vários casos, ocorre de forma espontânea e sem uma explicação médica.
Em decorrência desses problemas, aumenta a chance de internações dos bebês em UTI, pois é na fase final da gestação que o sistema cardiorrespiratório se desenvolve. Assim, os recém-nascidos perdem a oportunidade de estar mais preparados para a adaptação à vida fora do útero.