NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Treinos de goleiros da base ganham companhia virtual dos preparadores

Atividades são orientados por meio de vídeochamadas

Reconhecida como formadora de grandes goleiros da história do futebol, a base colorada segue com atenção e foco total no trabalho dos seus atletas. Eles, que são considerados membros da posição mais solitária do futebol, agora seguem sem companhia, pelo menos física, no momento em que mais se aglomeravam. Isso porque com o auxílio da tecnologia seus treinos são acompanhados pelos preparadores de goleiros do Colorado.

As atividades foram estruturadas para a adaptação ao momento de isolamento social. Conforme o coordenador da preparação de goleiros, Leonardo Martins, estão sendo realizadas atividades de ganho crônico, dando importância e foco para o trabalho de conceitos, entendimento do jogo por vídeo, estímulos das habilidades coordenativas, autoconhecimento e por último a manutenção física.

“Acreditamos que o goleiro atual precisa ser inteligente, com nível cognitivo alto, o futebol cada vez tem menos espaço para atletas reativos e sim cede espaço para os pró-ativos que tenham uma grande capacidade de adaptação as mudanças e que no final tudo isso ajude ele a tomar e executar as melhores tomadas de decisão possível.”

Leonado Martins, coordenador da preparação de goleiros da base
Tecnologia tem sido importante aliada nos treinamentos e reuniões

O controle das atividades acontece por chats de vídeo, que permitem a orientação e a intervenção para a melhoria da qualidade do trabalho. Os exercícios, em sua maioria, são representados por movimentos similares ou idênticos as funcionalidades da técnica específica.

“Também foram criadas atividades de desafio coordenativos e cognitivos e exercícios propostos por todos treinadores de goleiros para seus atletas, com intuito de motivar e ao mesmo tempo criar um lastro motor mais rico e duradouro.”

Leonado Martins, coordenador da preparação de goleiros da base

Outra ação que também se desenvolve neste período é o trabalho da parte tática com uso de vídeos, criando estudos com os atletas e ao mesmo tempo gerando conhecimento específico.

Reunião com Fernando Ferreira (D), treinador de goleiros do Benfica-POR

As atividades do home office do Celeiro de Ases não terminam com a preparação dos atletas, pois também há trabalho na capacitação da preparação de goleiros com duas reuniões organizacionais e metodológicas por semana, além de reuniões individuais. Antes mesmo da Pandemia todos os profissionais da área fizeram o curso de preparação de goleiros da CBF.

Outro benefício que a tecnologia oferece na quarentena são conversas por vídeo com profissionais renomados da área, como a reunião com o treinador de goleiros do Benfica de Portugal, Fernando Ferreira, que aconteceu nesta semana. Novos chats, com “referências da pequena área”, devem acontecer em breve.