NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Solidariedade vence o frio e Gigantinho começa a abrigar pessoas em situação de rua

Gigantinho receberá população vulnerável nesta semana/Fotos: Felipe Bortoluzzi

O Internacional, a prefeitura de Porto Alegre e outros parceiros abriram as portas do Gigantinho para a população em situação de rua nesta terça-feira (27/07). A ação seguirá ao longo da semana em resposta ao frio intenso na capital gaúcha. O Clube do Povo abrigará até 100 pessoas em seu ginásio, que foi estruturado com o apoio do Exército, da Aclame – Associação da Classe Média – e de voluntários da sociedade civil.

Na tarde desta terça-feira, o prefeito Sebastião Melo e o presidente Alessandro Barcellos estiveram no Gigantinho para uma vistoria. Vice-presidente de patrimônio e administração do Internacional, Victor Grunberg também marcou presença na atividade. O mandatário do Clube do Povo destacou a parceria entre Colorado e prefeitura da capital gaúcha.

Presidente Alessandro Barcellos e prefeito Sebastião Melo/Foto: Felipe Bortoluzzi

“Acho fundamental que o Clube cumpra com o seu papel social. É uma iniciativa da prefeitura, com suas políticas públicas, fazer esse acolhimento. E o Inter, com a estrutura do Gigantinho, consegue dar condições estratégicas para que a população em situação de rua tenha minimamente um conforto nesses dias de frio intenso. É responsabilidade nossa também. Já fizemos isso em outros momentos de forma solidária e trabalhando com muitos parceiros”

Alessandro Barcellos

A iniciativa, que reforça o histórico engajamento social do Colorado, reedita ação realizada em 2019. Na ocasião, o Gigantinho esteve aberto por uma noite, a mais fria registrada até então naquele ano. Agora, o ginásio do Clube do Povo recebe a população necessitada de terça a domingo (01/08), período previsto como de atuação da massa de ar frio.

“O Internacional, desde o primeiro momento do inverno, disse que, quando fosse necessário, o Gigantinho poderia ser utilizado. É o que nós estamos fazendo. Muito obrigado ao Internacional, mais uma vez”

Sebastião Melo

Além de abrigo, a estrutura oferece kits de higiene, doados pela Aclame, e três refeições diárias para todos os atendidos. Testes rápidos de antígeno são realizados em toda a população de rua que ingressar no Gigantinho, bem como vacinação naqueles que não estão imunizados. A Unimed ainda disponibiliza uma ambulância para as noites de acolhimento.

Ambulância da Unimed passará a noite de prontidão/Foto: Felipe Bortoluzzi

O encontro que antecedeu o início das atividades desta terça-feira também foi prestigiado pelo vice-prefeito Ricardo Gomes e pela primeira-dama Valéria Leopoldino, além do secretário de Desenvolvimento Social, Leo Voigt, da presidente da FASC, Cátia Lara, do sec. Extraordinário da Covid, César Sulzbach, e do procurador-geral do município, Roberto Rocha. Ainda marcaram presença os secretários de Comunicação, Luiz Otávio Prates, Adjunto da Segurança, Gelson Guarda, e Adjunto dos Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.

Horas antes de as portas serem abertas, dezenas de pessoas em situação de rua já aguardavam pelo início da ação que proporcionou um pouco mais de conforto na noite fria. Após a triagem, todos receberam roupas limpas, kit de higiene, tomaram um banho e foram encaminhados para o local do jantar. Camas e cobertores ajudaram a aquecer e proporcionar uma noite mais confortável. Os cachorros de estimação também foram bem-vindos, abrigados em local especialmente preparado com casinhas e cobertas.

Espaço pronto para animais de estimação/Fotos: Felipe Bortoluzzi

Parceiros

A resposta de parceiros da sociedade civil foi rápida. O Banco de Alimentos doou cobertores e cestas básicas, enquanto a Unimed vai disponibilizar uma ambulância das 19h às 7h. Já a Associação dos Procuradores de Porto Alegre contribuiu com cobertores e kits de higiene, enquanto a Aclame e o grupo Livre Iniciativa apoiaram com 15 chuveiros, além de um gerador para assegurar a energia elétrica.

Gigantinho recebeu doações de parceiros/Foto: Felipe Bortoluzzi

Quem também ajudou foi a a Associação do Ministério Público (AMP), que doou cobertores. De sua parte, a rede de parceiros da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) contribuirá na alimentação, fornecendo café da manhã e jantar nas quatro noites, uma vez que o almoço será servido pelos restaurantes populares. O Exército colabora com o empréstimo e montagem de camas, além do apoio no atendimento. Por fim, a Defesa Civil do Município apoiou com colchões e cobertores.

Como ajudar

Três refeições serão oferecidas por dia/Foto: Felipe Bortoluzzi

Doações podem ser feitas através do Movimento “Poa que Doa”, programa social, coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do Agasalho e do Alimento 2021 com o objetivo de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.

Como avisar

Os avisos sobre pessoas em situação de rua podem ser feitos diretamente pelo telefone 156, opção 7. O Serviço de Abordagem Social da FASC irá se encarregar da busca e encaminhamento para um dos abrigos da prefeitura ou Gigantinho.