NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: todas as informações da 29ª rodada do Brasileirão

Em busca da quinta vitória seguida! O Clube do Povo vai a campo neste domingo (10/01), às 18h15, pela 29ª rodada do Brasileirão. No Beira-Rio, os comandados de Abel Braga recebem o Goiás, e buscam dar continuidade à excelente fase no Nacional. Confira, abaixo, tudo sobre o confronto.


Vamo, Colorado!


Abel Braga contou com período curto de tempo para projetar o jogo deste domingo. Após vencer o Ceará, fora de casa, na última quinta-feira (07/01), o Clube do Povo retornou para Porto Alegre já no final da manhã de sexta. Logo depois do desembarque na capital gaúcha, os atletas seguiram para o CT Parque Gigante, iniciando os breves preparativos para o duelo contra o Goiás, os quais foram encerrados no final da tarde deste sábado (08/01).

Diante do Esmeraldino, Abel não contará com Yuri Alberto e Edenilson, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já Thiago Galhardo volta a ficar disponível. Do lado do Inter, chegam pendurados para a partida oito nomes. São eles: Rodrigo Lindoso, Caio Vidal, Rodrigo Dourado, Marcos Guilherme, Boschilia, Matheus Jussa, Abel Hernández e Leandro Fernández.


Transmissão


Pré-jogo oficial da Rádio Colorada, o Portões Abertos vai ao ar a partir das 17h deste domingo. Às 18h começa a Jornada Esportiva, sucedida, ao soar do último apito, pelo Vestiário Vermelho. A atração repercute, através de entrevistas exclusivas e também coletivas, todos os detalhes do embate recém-encerrado. Acompanhe a emissora oficial do Clube do Povo via FM 95.5 ou Site e APP do Inter.

As redes sociais do Inter (@scinternacional no TwitterInstagram Facebook) contam com o mais completo minuto a minuto da internet, repleto de imagens compartilhadas de maneira instantânea. Na TV, o Premiere anuncia transmissão.


Rival


Esmeraldino vive momento de ascensão no Brasileiro/Foto: Rosiron Rodrigues, Goiás

Lanterna do Brasileirão ao encerramento do primeiro turno, o Goiás tem construído grande campanha de recuperação nas últimas rodadas do Nacional. Já comandado, na atual temporada, por Ney Franco, Thiago Larghi e Enderson Moreira, o Esmeraldino atualmente é treinado por uma dupla.

Oriundos da equipe Sub-20, Augusto César e Glauber Ramos dividem a chefia da casamata esmeraldina. Sob o comando dos parceiros, o Goiás passou a atuar com três zagueiros e dois centroavantes, esquema que ofereceu importante equilíbrio dentro de campo.

Glauber Ramos (E) e Augusto César (D)/Foto: Rosiron Rodrigues, Goiás

A dupla de técnicos assumiu a casamata após derrota de 1 a 0 do Esmeraldino para o Athletico Paranaense, em partida da 21ª rodada do Brasileirão. Na primeira jornada sob o comando de Augusto e Glauber, o Goiás conquistou importante vitória pelo placar mínimo sobre um desfalcado Palmeiras. Na sequência, empate de 1 a 1 com o Fortaleza, fora de casa, e revés de 2 a 1 para o Grêmio, na Arena, marcaram a despedida do esquema com duas linhas de quatro.

Derrota para o Athletico marcou a despedida de Enderson Moreira/Foto: Rosiron Rodrigues, Goiás

A estreia da nova formação passou longe de ser positiva, com derrota por 3 a 0, dentro de casa, para o São Paulo. Na ocasião, porém, o Goiás atuou com três atacantes, dois de velocidade. As inovações só foram encerradas, portanto, no sétimo dia de dezembro, quando Rafael Moura e Fernandão comandaram a linha de frente, e David Duarte, Fábio Sanches e Heron protegeram a zaga. Resultado? Vitória de 1 a 0 sobre o rival Atlético-GO.

Augusto (C) conversa com Fernandão (E) e Rafael Moura (D)/Foto: Rosiron Rodrigues, Goiás

Nas quatro rodadas seguintes, um empate, em 0 a 0 com o Grêmio, um revés, de 2 a 1 para o Corinthians, e duas vitórias, sobre Sport – 1 a 0 – e Coritiba – 2 a 1 -, deram maiores embalo e confiança para o Esmeraldino. Curiosamente, apesar de uma média de 11,5 chutes por jogo, o Goiás somou posse de bola inferior à do adversário em todas as seis vezes que atuou com a trinca de defensores.

Contra o Inter, a provável escalação esmeraldina conta com Tadeu; Shaylon, David Duarte, Fábio Sanches, Heron e Jefferson; Ariel Cabral, Breno e Douglas Baggio; Fernandão e Rafael Moura. Na casamata estará Glauber Ramos, uma vez que Augusto ainda não conta com a Licença A da CBF, exigida para técnicos da elite nacional.

Glauber Ramos (E) ocupará a casamata esmeraldina neste domingo/Foto: Rosiron Rodrigues, Goiás

Arbitragem


Edina Alves Batista apita, auxiliada por Danilo Ricardo Manis e Neuza Ines Back. VAR: José Cláudio Rocha Filho. Quarteto de São Paulo.


Estatísticas


Embora ocupem pontas diferentes na tabela, Inter e Goiás vivem fase recente parecida no Brasileirão. Há cinco partidas sem perder, o Clube do Povo venceu as últimas quatro que disputou. De sua parte, o Esmeraldino chega ao Beira-Rio credenciado por duas vitórias consecutivas.

Como mandante, o Inter possui, de acordo com dados do GE, a quarta melhor campanha do Brasileirão, registrando oito vitórias, quatro empates e um único revés. Pertencem ao Clube do Povo, ainda, os quintos melhores ataque, autor de 24 gols, e defesa, vazada 11 vezes, enquanto local.

Por outro lado, o Goiás é o terceiro pior visitante, dono de apenas dois triunfos (ambos conquistados sob o comando de Augusto e Glauber). Vazada em 22 ocasiões, a defesa esmeraldina é a 15ª dentre os times que atuam longe de seus domínios, enquanto o ataque, com 13 gols, é o 13º.

Nos últimos cinco jogos que disputou, o Goiás marcou cinco gols. Destes, dois foram de Fernandão e outros dois de Rafael Moura, comprovando a importância da dupla. Já o Inter vive fase mais artilheira: com 10 bolas na rede nas últimas cinco vezes que foi a campo, o Clube do Povo contou com quatro tentos de Yuri Alberto, além de um de Peglow, Patrick, Edenilson, Dourado, Galhardo e Caio Vidal.


Situação de tabela


O Inter amanheceu neste domingo ocupando a vice-liderança do Brasileirão. Dono de 50 pontos, o Clube do Povo pode, em caso de vitória sobre o Goiás, diminuir a diferença em relação ao São Paulo, líder, para três pontos. Para tanto, o Tricolor precisaria ser derrotado, no Morumbi, pelo Santos. O clássico San-São ocorre a partir das 16h.

Enquanto triunfo no Beira-Rio mantém o Inter na vice-liderança, um empate com o Goiás deixaria o Clube do Povo ao alcance de vitoriosos Atlético-MG e Flamengo. Empatados com 49 pontos, Galo e Rubro-Negro são, respectivamente, terceiro e quarto colocados.

O Urubu recebe o Ceará, às 16h, no Maracanã, enquanto o Alvinegro visita o Red Bull Bragantino, segunda, às 20h. Se perder, o Colorado é ultrapassado até mesmo em caso de empate do Atlético, enquanto o Flamengo, por somar os mesmos 14 triunfos que os comandados de Abel Braga, não conseguiria reverter a diferença no saldo de gols.

Atual 18º colocado, o Esmeraldino está a dois pontos do Bahia, 17º, e três do Vasco, 16º e primeiro fora da zona de rebaixamento. Assim, uma vitória sobre o Inter permitiria ao Goiás a fuga do Z4, desde que acompanhada de triunfo do Botafogo sobre o Cruz-Maltino, em confronto marcado para às 20h deste domingo, em São Januário, e derrota do Bahia para o Atlético-GO, duelo que ocorre em Goiânia no mesmo horário do embate do Beira-Rio.

Confira os oito primeiros classificados do Brasileirão:

PJVEDGPGCSG
1 – São Paulo56281684492623
2 – Internacional50281486432617
3 – Atlético-MG49271548463412
4 – Flamengo49271476473710
5 – Grêmio492812133372314
6 – Palmeiras47271386382513
7 – Fluminense4328127939327
8 – Santos3927109838353

Retrospecto


Inter e Goiás já disputaram 53 duelos até hoje. Na dianteira do retrospecto, o Clube do Povo soma 24 vitórias no confronto, seis a mais do que o rival – ocorreram, ainda, 11 empates. A vantagem colorada também ocorre no número de gols marcados: 74 gaúchos contra 59 goianos.

Forlán em ação contra o Goiás no ano de 2013

O show em 2009


Envolvido na luta pelas primeiras posições da tabela, o Inter recebeu o Goiás em partida da 22ª rodada do Brasileirão de 2009. Disputado no dia 30 de agosto, o confronto, acompanhado por mais de 30 mil colorados e coloradas, foi o primeiro do eterno Fernandão, após sua passagem pelo Beira-Rio, contra o Clube do Povo.

Guiñazú marcou lindo gol no duelo de 2009

Em campo, Marquinhos abriu o placar para o Inter logo aos cinco. Pouco depois, ainda antes dos 15, Fernandão foi expulso após dividida com Magrão. Ato contínuo, Guiñazú ampliou para o Clube do Povo. O gol foi o quarto e último de El Cholo com a camisa colorada. Giuliano e Kleber, este em uma pintura, garantiram, na etapa final, o 4 a 0 alvirrubro.