NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Raio-X: Inter recebe o Guaireña-PAR na segunda rodada da CONMEBOL Sul-Americana

Colorado encara rival paraguaio nesta quinta/Foto: Ricardo Duarte

Noite continental no Beira-Rio! A partir das 21h30 desta quinta-feira (14/04), o Clube do Povo enfrenta o Guaireña-PAR, no Gigante, em partida da segunda rodada da fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana. Inédito na história colorada, o confronto será o primeiro disputado pelo Inter como mandante neste mês de abril. Confira, a seguir, todas as informações sobre o embate.

Transmissão;
Ingressos;
Preparação colorada;
Relacionados;
Última noite continental de D’Ale;
Arbitragem;
História do rival;
Momento do rival;
Grupo E;


Transmissão 📻

Emissora oficial do Clube do Povo, a Rádio Colorada cobrirá o duelo, direto do Beira-Rio, a partir das 20h30 desta quinta. Já as redes sociais do Inter (nos siga em TwitterInstagram e Facebook) transmitirão o minuto a minuto da partida, enquanto a Conmebol TV apresentará o jogo com imagens. Confira a programação da Mais Vermelha e torça com a gente!

ProgramaçãoPlataforma
20h30Portões AbertosSite e APP do Inter
21h30Jornada EsportivaSite e APP do Inter
23h30Vestiário VermelhoSite e APP do Inter

#ColoradoJogaJunto 🏟️

O Inter conta com o teu apoio!/Foto: Ricardo Duarte

Primeira partida do Inter como mandante nas competições que compõem o segundo semestre da temporada de 2022, o serviço de jogo para o duelo contra o Guaireña já conta com as novas condições especiais para sócios e sócias de modalidades que exigem compra de ingresso. Enquanto associados(as) ‘Campeão do Mundo’ contam com desconto de 60% para confirmar presença nesta quinta, aqueles(as) do tipo ‘Nada Vai Nos Separar’ pagam 80%, e não mais 90%, do valor total da entrada. Clique aqui, saiba mais e venha para o Gigante apoiar o Clube do Povo!


Clube do Povo preparado 💪

Preparação para a partida durou três dias/Foto: Ricardo Duarte

Iniciada na segunda-feira passada (11/04), dia seguinte à derrota de 2 a 0 do Inter para o Atlético-MG, válida pela rodada de abertura do Brasileirão de 2022, a preparação colorada para o duelo contra o Guaireña foi realizada, em um primeiro momento, com atividades de grupo dividido. Enquanto os atletas que foram a campo no Mineirão participaram de exercícios na academia, além de dinâmicas leves no gramado, o restante do elenco esteve, desde a alvorada dos trabalhos, treinando com bola no CT Parque Gigante.

Na terça-feira (12/04), data que também contou com a coletiva de apresentação do lateral-esquerdo Renê e com os anúncios das contratações de Pedro Henrique e Alan Patrick, Medina voltou a repartir o elenco em dois, mas promoveu trabalhos técnicos e táticos para ambos os grupos. Se os titulares do jogo do Galo exercitaram posicionamento e movimentação, os demais jogadores treinaram diversos aspectos de campo. Por fim, a quarta-feira abrigou atividades de bola parada e movimentações que encaminharam os 11 nomes que enfrentarão os visitantes paraguaios.

Medina aproveitou a véspera de partida para focar na bola parada/Foto: Ricardo Duarte

Novas caras relacionadas 📜

A lista de atletas concentrados para a partida desta quinta-feira conta com algumas novidades em relação aos nomes que disputaram as partidas mais recentes do calendário colorado. A dupla de crias formada por Estêvão e Matheus Dias, por exemplo, assinará, pela primeira vez na carreira, uma súmula continental e profissional. Experientes a nível sul-americano graças à participação do Celeiro de Ases na última edição da Libertadores Sub-20, realizada no início de 2022, os meio-campistas integraram a geração supercampeã nacional de juniores na temporada passada.

Integrado aos trabalhos da comissão técnica de Alexander Medina desde o mês de janeiro, o volante Matheus Dias já jogou pela categoria profissional do Clube do Povo. O atleta foi alçado a campo no empate de 0 a 0 entre Inter e São Luiz, disputado em Ijuí e válido pela terceira rodada do Gauchão de 2022. Já Estêvão passou a treinar com os profissionais após a disputa da Libertadores Sub-20, credenciado pelos cinco gols marcados nas 29 partidas que jogou em 2021.

Vitão foi relacionado pela primeira vez/Foto: Ricardo Duarte

A última novidade entre os relacionados é o zagueiro Vitão. Anunciado na última quinta-feira (07/04), o defensor de 22 anos, que pertence aos ucranianos do Shakhtar, tem trabalhado no CT Parque Gigante desde a semana passada, e ganha espaço a partir da infeliz ausência de Kaique Rocha, que teve constatada uma lesão muscular na coxa e ficará de fora da equipe pelas próximas cinco semanas. Confira a nominata completa de jogadores convocados para a partida contra o Guaireña:


A última noite continental de D’Ale 🔚

Ídolo colorado, D’Alessandro vive sua semana derradeira como atleta profissional. Às vésperas de pendurar as chuteiras, o camisa 10, que anunciou para o próximo domingo (17/04) a disputa da partida final de sua carreira, protagonizará, nesta quinta, a última de suas noites continentais com a camisa do Inter. E não existira palco melhor para a despedida do que o Gigante da Beira-Rio, palco de inúmeras exibições inesquecíveis do argentino ao longo dos quase 14 anos de história que ele possui com o Clube do Povo.

D’Alessandro ergue a taça da Libertadores de 2010/Foto: Alexandre Lops

A trajetória de Andrés vestindo vermelho teve início em uma partida de Sul-Americana. No dia 13 de agosto de 2008, o então camisa 15 estreou pelo Inter no jogo de abertura da primeira fase da competição – curiosamente, ou não, um clássico Gre-Nal. No mesmo torneio, mas na fase de semifinais, ele balançaria redes continentais pela primeira vez em nome do Clube do Povo – e, de cara, em dose dupla. Após vencer o Chivas, no México, por 2 a 0, o time de Tite confirmou vaga na final através de goleada de 4 a 0, que teve dois gols marcados D’Ale, decisivo em cobranças de pênalti e falta.

Sul-Americana foi o primeiro título que D’Ale conquistou pelo Inter/Foto: Alexandre Lops

O primeiro título a alicerçar o império de D’Ale no Beira-Rio foi justamente a Sul-Americana de 2008. No jogo de ida da final, contra o Estudiantes, o argentino colocou Nilmar para correr na jogada que originou o pênalti convertido por Alex, responsável pelo gol da vitória colorada por 1 a 0. Na volta, foi ‘El Cabezón’ quem, na reta final da prorrogação, teve tranquilidade suficiente para cobrar o escanteio que valeu ao Inter o empate de 1 a 1.

Decisivo em 2008, D’Ale foi rei em 2010. Eleito o craque do futebol sul-americano na temporada do Bicampeonato da Libertadores do Inter, o já camisa 10 e ídolo foi o grande maestro da conquista colorada. Com duas assistências e diversos passes decisivos, ele tornou, dentro de campo, qualquer adversário inferior ao Clube do Povo, ao mesmo tempo em que exercia, no vestiário, importante papel de liderança técnica junto ao gabaritado e experiente elenco alvirrubro.

O gol de número um dos sete marcados por D’Ale com as cores do Inter em Libertadores saiu apenas em 2011. Na quarta rodada da fase de grupos, o craque recebeu excelente assistência de Oscar para, no início do segundo tempo de duelo contra o Jorge Wilstermann, dominar com estilo e mandar no ângulo da meta boliviana. Festa no Beira-Rio, que meses mais tarde sediaria outra conquista continental de Clube do Povo e craque buenairense: a Recopa.

Ídolo comemora seu primeiro gol pelo Inter em Libertadores/Foto: Alexandre Lops

Autor de gol na Pré-Libertadores de 2012, o ídolo viveu sua temporada mais artilheira como jogador do Inter em torneios latinos no ano de 2015, quando marcou quatro vezes na semifinalista campanha colorada na Liberta. De pênalti, o argentino balançou as redes The Strongest e Universidad de Chile na fase de grupos. Com o pé direito, vazou o Tigres na disputa por vaga na final, e, antes disso, nas oitavas, assinou, diante do Galo, uma das maiores pinturas do novo Beira-Rio.

Andrés Nicolás D’Alesssandro, nascido para jogar no Inter/Foto: Alexandre Lops

Arbitragem 👨‍⚖️

Gery Vargas apita, auxiliado por José Antelo e Edwar Saavedra. Quarto árbitro: Dilio Rodríguez. Quarteto da Bolívia.


História do rival 🔎

Natural da cidade de Villarica, capital do Departamento de Guairá, o Guaireña-PAR é, com sobras, o caçula do grupo E da CONMEBOL Sul-Americana. Criado em 2016 para disputar a Intermedia, menor das divisões organizadas pela Associação Paraguaia de Futebol, equivalente à Série B local, o clube surgiu a partir da fusão dos times que integravam a Liga Guaireña de Futebol, competição regional cuja seleção conquistou a Terceira Divisão na temporada de 2015/2016.

Adversário tem suas origens nas ligas regionais do Paraguai/Foto: DVG/Guaireña

Sobre a Liga Guaireña, é importante destacar que essa foi a primeira criada no interior do Paraguai, ainda em 1916. Na região, entretanto, o futebol era praticado de maneira organizada desde 1907, ano de fundação do clube 15 de Agosto. Dona de evidente tradição no esporte, Guairá já era pentacampeã do torneio de Ligas quando garantiu o direito de disputar a Divisão Intermedia.

Devido à rica história que lhe precede, o Guaireña reivindica o posto de maior clube do interior do país, e o bom desempenho atingido desde sua fundação também é usado como justificativa pela instituição nos esforços para legitimar a fama. Em 2020, o rival colorado conquistou, como campeão, o acesso para a elite nacional, e logo em sua temporada de estreia na Primeira Divisão conseguiu somar 26 pontos nas 22 rodadas que compuseram o Apertura.


Momento do Guaireña 🆚

Sexto colocado na tabela acumulada do Campeonato Paraguaio de 2021, o Guaireña conquistou, com esse desempenho, vaga na primeira fase da atual edição da CONMEBOL Sul-Americana. Nessa, os albicelestes encararam, em partidas de ida e volta, os rivais locais do Nacional, que superaram pelo placar agregado de 1 a 0. Resultado do jogo de ida, disputado com mando adversário, o escore foi construído graças a gol de Marín Colmán para os interioranos.

Albiceleste eliminou o Nacional-PAR para chegar aos grupos/Foto: DVG/Guaireña

Comandado pelo ex-jogador Troadio Duarte, o Albiceleste disputará, contra o Inter, sua primeira partida oficial fora do Paraguai. Na estreia da fase de grupos da Sul-Americana, o Guaireña, mandante no Estádio Defensores del Chaco, empatou em 3 a 3 com o Independiente de Medellín. Na ocasião, Mario Otazú, Pablo Ayala e Godoy marcaram os gols dos donos da casa, que têm no trio Miguel Paniagua, Jordan Santacruz e Juan Aguilar seus principais referenciais técnicos.

Atual nono colocado no Paraguaio, torneio no qual somou nove pontos nas nove primeiras rodadas, o Guaireña venceu na última vez que foi a campo. Fora de casa, a equipe, que passou mais de 30 minutos do segundo tempo com um jogador a menos, bateu o Tacuary por 1 a 0, gol do camisa 10 Carlos ‘Lito’ Duarte. Com diversos titulares preservados, o time que disputou a partida, realizada no no domingo passado (10/04), contou com: Escobar; Victor Barrios, Etchebarne, Nelson Ruiz e Mendoza; Alex Caceres, Rosalino Toledo, Jordan Santacruz e Comas (Pablo Ayala); Diego Godoy (Lito) e Villagra (Richard Salinas).

Lito (10) e Troadio Duarte comemoram o gol da vitória albiceleste/Foto: DVG/Guaireña


Grupo E 📊

Se Inter e 9 de Octubre empataram em 2 a 2, no Equador, e ficaram cada um com um ponto na tabela após a abertura da fase de grupos, também Guaireña-PAR e Independente Medellín, outras equipes da chave E, chegam para a segunda rodada da CONMEBOL Sul-Americana depois de empate na estreia, embora levem vantagem nos critérios de desempate pois balançaram as redes três vezes. Assim como embate do Beira-Rio, o choque entre colombianos e equatorianos ocorrerá às 21h30 desta quinta, e contará com mando do ‘DIM’.

Colorado busca a primeira vitória nos grupos da CONMEBOL Sul-Americana/Foto: Ricardo Duarte