NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Iluminação do Gigante destaca o Purple Day

Gigante iluminado em homenagem ao Purple Day (Foto: Ricardo Duarte)

A iluminação da cobertura do Beira-Rio destaca o Purple Day na noite desta sexta-feira (26/03). A ação faz parte do Dia Mundial de Conscientização Sobre Epilepsia, uma condição que afeta cerca de 2,5 milhões de brasileiros.

Popularmente conhecido como Purple Day (Dia Roxo), o Dia Mundial de Conscientização Sobre Epilepsia já se propagou mundialmente. Aqueles que sofrem com a condição, enfrentam desafios constantes. O dia 26 de março serve para reforçar a conscientização e elucidar os principais aspectos da epilepsia, além de mostrar como os pacientes podem ter uma rotina com mais qualidade de vida.

O que é epilepsia?

É uma doença do sistema nervoso central que consiste em uma alteração cerebral temporária e reversível que pode durar alguns segundos ou minutos. Durante essa alteração, o cérebro emite sinais incorretos que podem se concentrar em uma só região ou se espalhar por todo cérebro. É isso que pode levar a pessoa a convulsionar.

O diagnóstico da epilepsia deve ser realizado por um neurologista, que irá avaliar quais são as melhores alternativas de tratamento, mas a patologia ainda não apresenta cura. As opções para controle de crises são medicamentosas e em alguns casos específicos cirúrgico.

Números

No mundo todo, são mais de 65 milhões de pessoas com epilepsia. No Brasil, o número gira em torno de 2,5 milhões de pessoas. 70% das pessoas afetadas podem ser tratadas com medicamentos. Apenas 10% dos casos requer, além de medicação, uma abordagem especializada com dieta ou cirurgia. Cerca de 20% dos casos complexos não respondem ao tratamento.