NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Há 58 anos, era lançada a pedra fundamental do Estádio Beira-Rio

O dia 7 de julho de 1963 ficou gravado na memória do torcedor colorado como o dia do lançamento da pedra fundamental do Estádio Beira-Rio. Naquela manhã, diversas gerações de colorados se encontraram no terreno onde se edificaria o estádio anos depois.

As festividades começaram logo na alvorada daquele domingo. Às 7h30, um estourar de fogos anunciou o momento vindouro. Às 9h, o bispo Dom Edmundo Kunz celebrou uma missa campal onde proferiu seu célebre discurso de celebração à diversidade colorada. “Aqui todos serão iguais, sem diferenças ideológicas, políticas, religiosas, sociais – todos serão irmãos”, sentenciou o clérigo. Depois da missa, Archimedes Fortini, famoso cronista esportivo do início do século XX, relembrou os primeiros anos do clube, emocionando os presentes.

Por fim, Ephraim Pinheiro Cabral, orador oficial da solenidade, destacou a atuação de José Pinheiro Borda e Ruy Tedesco, procedendo em seguida ao lançamento da pedra fundamental. Nos anos seguintes o Beira-Rio tomaria forma e conquistaria seu lugar na fotografia de Porto Alegre.