Associe-se

Gurias empatam com o Cruzeiro

Duda marcou para as Gurias no empate de 1 a 1/Foto: João Callegari

Pela 9ª rodada do Brasileirão A1, as Gurias Coloradas empataram em 1 a 1 com o Cruzeiro, no início da noite desta segunda-feira (16/05), no Sesc Protásio Alves. Duda marcou o gol vermelho no confronto, que deixa o Inter com 20 pontos e na terceira colocação da tabela. Agora, o Clube do Povo inicia preparação para embate contra o Real Brasília, previsto para o próximo dia 28, também em Porto Alegre.

+ Confira as imagens a partida!

Ouça: gol de Duda na narração da Rádio Colorada

Melhora ao longo do primeiro tempo

Gurias criaram as melhores chances do primeiro tempo/Foto: João Callegari

Desde cedo, o Cruzeiro deixou claro que não daria vida fácil ao Inter nesta segunda-feira. As mineiras praticamente monopolizaram a posse de bola ao longo dos cinco minutos de abertura da partida, acumulando consecutivas faltas já no campo de ataque, cavadas após erros forçados na saída de jogo das Gurias. Na primeira incursão ofensiva que realizou, o Clube do Povo quase abriu o placar com Isabela, mas o desvio da lateral-esquerda, após cruzamento de Duda, foi antecipado por saída arrojada da goleira Rubi.

Jogo começou truncado/Foto: João Callegari

Aos poucos, a posse de bola, inicialmente desbalanceada em favor das visitantes, ficou mais equilibrada. A partir de então, Inter e Cruzeiro abusaram de erros de passe e faltas táticas, tornando bastante truncado o desenrolar do confronto. Atingidos os 30 minutos, porém, o jogo colorado passou a fluir com maior naturalidade, e as grandes chances começaram a surgir.

Aos 30, Millene assustou pela primeira vez. Servida por pivô de Lelê, a atacante arriscou chute rasteiro, que Rubi encaixou. Quatro minutos mais tarde, a goleira rival voltou a ser algoz da camisa 14 do Clube do Povo, que fez fila antes de esbarrar em nova defesa sem rebote. Se o gol não saía pela esquerda, as Gurias decidiram atacar pela direita, e quase abriram o placar após trama de Duda e Fabi.

Millene criou boas oportunidades/Foto: João Callegari

Mais cedo no confronto, Duda já tirara tinta do poste em chute cruzado de perna direita. Inspirada na movimentação da companheira, Maii Maii também exerceu momento de protagonismo, primeiro servindo Millene, que fintou a marcadora e chutou por cima, e depois emendando finalização acrobática dentro da área. Rubi, no centro do gol, voltou a defender, mantendo o placar zerado até o intervalo.


Empate amargo

A crescente pressão colorada que antecedeu a descida para os vestiários foi continuada com o reinício de partida. Substituta de Rubi, que apesar de sofrer uma pancada logo aos seis do primeiro tempo conseguira permanecer em campo até o intervalo, Taty Amaro pouco passou frio na capital gaúcha, já que começou a trabalhar aos três, quando defendeu chute de Duda. Logo depois, quem parou na nova vilã mineira foi Eskerdinha.

Mai entrou bem na etapa final/Foto: João Callegari

A melhor chance do Inter no jogo saiu aos 12. Escalada na volância, Capelinha exibiu rara visão de jogo para lançar Fabi, perfeitamente posicionada nas costas da zaga. Apesar do campo aberto para arriscar, a camisa sete preferiu servir Millene, que dominou na entrada da pequena área e mandou de direita. Com desvio, a bola saiu em escanteio.

Quem não faz, diz o ditado, leva, e o Inter quase foi vazado por Vanessinha, aos 22, e Mariana Santos, aos 25. Enquanto Sorriso travou o arremate da primeira, o travessão colorado impediu que a segunda marcasse. O aviso, todavia, estava dado: era preciso ser efetiva. Efetiva como Duda foi no minuto 31, quando recebeu cruzamento de Mai, aproveitou corta-luz de Millene e mandou para as redes.

Duda marcou pela segunda vez no Brasileirão/Foto: Ricardo Duarte

Segundos depois do gol, a euforia colorada foi ampliada com a entrada de Juliana, que disputou sua primeira partida em quase 11 meses. Nervoso, o Cruzeiro parecia nocauteado no jogo. Rejuvenescido, o ataque das Gurias ansiava pelo segundo gol. A vitória, enfim, parecia encaminhada. Parecia. Aos 36, Karen empatou e deu números finais ao embate.


Primeiro tempo

6min – Duda cobra falta fechada pela direita. Na primeira trave, Bela tenta o desvio, mas acerta Rubi, que fazia o corte. Goleira fica no chão.

13min – UH! Millene estica jogo com Maii Maii, que invade a área pela direita e tenta o cruzamento para Lelê. Antes dela, zaga corta pela linha de fundo.

15min – Janety recebe na entrada da área colorada e arrisca de canhota. Gabi encaixa!

16min – Duda recebe o amarelo. Carrinho frontal da 10 acertou Janaína.

19min – PRA FOOOOOOORA! Isabela percebe Duda livre na área mineira e serve a 10, que domina e, mesmo sem ângulo, solta a bomba de perna direita. Chute buscava o canto oposto de Rubi, mas bola sai tirando tinta do poste.

26min – Com liberdade, Maiara consegue o cabeceio na esquerda da área rival. Rubi encaixa.

30min – BONITA JOGADA! Lelê, na primeira trave, faz o pivô para Millene, que arrisca rasteiro. No canto, Rubi defende.

34min – ENFILEIROU! Millene costura a dribles a partir da ponta-esquerda, chega na entrada da área e arrisca para nova defesa de Rubi.

37min – Rafa Andrade cobra falta frontal, a bola resvala na barreira e ameaça tomar o contrapé de Gabi, mas goleira colorada segura firme.

43min – COOOOOOOOOOOOORTA A ZAGA! Fabi e Duda tabelam com estilo pela direita, camisa 10 aprofunda jogo com a sete, que deixa a marcação para trás e tenta a assistência por baixo. Defesa mineira afasta pela linha de fundo.

44min – PERIGO DE GOL? Maiara recebe cobrança curta de escanteio feita por Fabi, dribla a primeira rival e cruza fechado. Debaixo das traves, zaga afasta no pé de Millene. Arbitragem, porém, apita falta no lance.

45min – Mais seis: vamos a 51.

46min – POR CIIIIIIIIMA! Maiara dá lindo passe para Millene, que domina na grande área, finta a primeira marcadora e enche o pé. Forte demais, ela supera o travessão. Que chance!

50min – RUBI! Maii Maii aproveita corte incompleto da zaga, que impedira drible de Millene, e finaliza de giro. Goleira volta a salvar as visitantes.

51min – Intervalo no Sesc.


Segundo tempo

0min – Cruzeiro retorna com duas trocas. Rubi, lesionada, dá lugar a Taty, enquanto Janety é sacada para a entrada de Rebeca.

3min – Duda desarma a saída de jogo adversária e lança Millene, que avança, pela esquerda, até as proximidades da área do Cruzeiro. Atenta, a 14 devolve para a 10, que engatilha e chuta de direita. Taty defende.

6min – Valeu, Eskerda! Lateral antecipa jogadora adversária, fica com a posse pela esquerda do campo de ataque e chuta forte. Goleira defende.

12min – QUE PECAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADO! Capelinha lança bola teleguiada para Fabi, que escapa nas costas da marcação e invade a área. Pela direita, a sete cruza para Millene, que chuta com desvio. Escanteio (por detalhe)!

17min – Mudanças no Inter. Priscila e Mai substituem Lelê e Maii Maii.

22min – Vanessinha, com espaço, chuta cruzado pela direita da área do Inter. Sorriso resvala, Gabi acompanha, e a bola sai em escanteio.

24min – Priscila, pela direita, parte desde a defesa até a área antes de cruzar fechado. Amaro encaixa.

25min – Mariana Santos faz a finta e chuta no travessão colorado.

26min – Karen por Janaína. Troca o Cruzeiro.

29min – PRA FORA! Isabela para Duda, que domina na direita da área e chuta fechado. Por detalhe!

31min – GOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOL! É GOOOOOOOOOOOOOOL! É GOL DAS GURIAS, É GOL DA 10 DO INTER, É GOL DE DUDA! GOLAÇO COLORADO! Mai tabela com Millene, invade a área pela direita e cruza rasteiro. A atacante faz o corta-luz e a bola sobra limpa para Duda, que finaliza, de primeira, no canto de Taty. Sem chance de defesa, o chute morre nas redes rivais. Inter na frente!

33min – Ela voltou! Juliana, depois de quase 11 meses, retorna aos gramados. Volante vem no lugar de Isabela.

34min – Biazinha também entra no Inter. Millene deixa o campo.

36min – Karen fica com o rebote de milagre de Gabi Barbieri e empata.

41min – Capelinha amarelada. Acertou Vanessinha.

43min – Capela dá lugar a Haas. Quinta troca no Inter.

45min – Vamos a 51 também na etapa final. Placa indicou mais seis.

50min – ERA O GOL DA VITÓRIA! Pri lança Fabi, que avança livre e chuta de primeira. Bola sai por cima. Quase!

50min – Maranhão vem a campo nas mineiras. Nine deixa o campo.

51min – Fim de jogo!


Ficha técnica:

Internacional (1): Gabi Barbieri; Isabela (Juliana), Bruna Benites, Sorriso e Eskerdinha; Capelinha (Haas), Duda, Fabi Simões e Maiara (Mai); Millene (Biazinha) e Lelê (Priscila). Técnico: Maurício Salgado.

Cruzeiro (1): Rubi (Taty Amaro); Janaina (Karen), Gabi Arcanjo, Korina e Nine (Maranhão); Rafa Andrade, Robinha e Mariana Pires; Janety (Rebeca), Mari Santos e Vanessinha. Técnico: Felipe Freitas.

Gols: Duda, aos 31’/2ºT (I). Karen, aos 36’/2ºT (C).

Cartões amarelos:
Bruna Benites, Duda e Capelinha (I). Robinha e Janaína (C).

Arbitragem: Anderson Farias, auxiliado por Estrela da Rosa e Luiza Reis. Quarto árbitro: Francisco Soares Dias.

Estádio: Sesc Protásio Alves.