NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Apresentado, Diretor Executivo William Thomas define o Inter como o maior desafio de sua carreira

O novo Diretor Executivo do Clube do Povo foi oficialmente apresentado em entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (22/04). Durante mais de meia-hora, William Thomas comentou os pilares de seu trabalho como gestor, destacando a valorização das categorias de base e a busca por constante humanização no trato com torcida e imprensa, exemplificou seu modo de atuação no mercado de transferências, elogiou o projeto esportivo que vem sendo implementado no Inter e revelou o orgulho que sente por chegar ao Colorado, desafio que definiu como o maior de sua carreira.

“Quando eu falo que é o meu maior desafio, é porque é mesmo.

Sei da grandeza do Internacional, e me sinto apto e confiante.

Sou um competidor, não gosto de dar passo para trás na minha carreira,

e vim aqui para crescer!”

William Thomas
William Thomas é o novo Diretor Executivo do Internacional/Foto: Ricardo Duarte

Nas palavras de Emílio Papaleó Zin, a chegada de William Thomas completa o grupo técnico do Futebol colorado. O novo Diretor Executivo, de acordo com o vice-presidente, trabalhará lado a lado com Paulo Autuori, assumindo funções que vinham sendo divididas por diferentes membros do Departamento. Com a chegada do profissional, o Clube projeta não apenas um exitoso encerramento de temporada, mas um importante acréscimo para o maior período possível.

“William é um profissional qualificado, com boa experiência e bons trabalhos realizados por onde passou. Com a chegada dele, competente e conhecido, estamos fechando o nosso grupo técnico. O William trabalhará em conjunto com o Paulo Autuori, o nosso Diretor Técnico, exercendo, par e passo com ele, e com a minha supervisão, essas atividades tão importantes. Tenho certeza que aqui ele se realizará mais ainda profissionalmente. Seja muito bem-vindo, tenha boa sorte. Terás de nós, certamente, todo o apoio e a colaboração para dar andamento aos trabalhos que estão sendo realizados!”

Emílio Papaléo Zin
Emílio Papaleó (D) apresentou William para torcida e imprensa/Foto: Ricardo Duarte

Antes mesmo de responder os questionamentos feitos pelos profissionais de imprensa presentes no Centro de Treinamento, William fez questão de se pronunciar à Maior e Melhor Torcida do Rio Grande. Anunciado no sábado passado (16/04), o Diretor Executivo esteve no Beira-Rio na última partida disputada pelo Inter, e testemunhou o papel decisivo desempenhado pelo povo colorado na vitória de 2 a 1 sobre o Fortaleza, conquistada diante de mais de 36 mil pessoas presentes no Gigante.

“Faço um agradecimento especial ao torcedor colorado. Desde a minha primeira participação aqui no Clube, pude sentir, na pele e no coração, o quão importante ele foi no último domingo, na vitória contra o Fortaleza. Fica aqui o reconhecimento de que queremos que isso se torne um hábito, esse incentivo e essa participação do torcedor. Tenho certeza que ele quer ser representado dentro de campo da melhor forma, e a equipe também demonstrou que isso é possível e que é capaz de vencer partidas de forma convincente e consistente.”

William Thomas

William revelou que já recebera outros convites da direção colorada no passado, e que esse interesse do Clube lhe fazia ter a certeza de que um dia trabalharia no Beira-Rio. Nascido em ambiente familiar que integrava esporte e edução, fruto das profissões de seu pai, atleta de futsal, e de sua mãe, professora, o Executivo soma mais de 23 anos de atuação no futebol. Gabaritado pelo sucesso que atingiu no Athletico-PR e engrandecido por trajetória no gigante Santos, o currículo de Thomas, cuja construção foi explicada pelo próprio, justifica a cobiça alvirrubra pelo profissional.

“Nasci e cresci no ambiente do esporte e da educação, consigo fazer esse elo muito bem, mas, acima de qualquer coisa, entendo que princípios e valores de comportamento são imprescindíveis no ambiente futebol. Eu trabalhei em oito países, trabalhei em categorias de base, trabalhei em clubes exitosos e clubes grandes. Mais recentemente, trabalhei na reestruturação de um projeto que está com uma visão diferente com relação à profissionalização. Foram quatro meses, e tenho certeza que que deixei uma contribuição importante.”

William Thomas
Diretor Executivo foi apresentado na manhã desta sexta-feira/Foto: Ricardo Duarte

Feliz e motivado, de acordo com suas próprias palavras, William elucidou que, em um cenário de consolidação da profissionalização do Clube, com especial destaque para o Futebol, sua chegada tem por objetivo integrar e intensificar os projetos atualmente empreendidos no Inter. Seu grande objetivo enquanto Diretor, portanto, é fazer parte do crescimento institucional colorado, meta que só será atingida através da ininterrupta busca por qualificação dos processos.

“Me honra muito fazer parte dessa equipe, nesse estágio que se encontra o projeto, com uma visão de integração, de projeto sistêmico, elaborado de forma que possa integrar todas as áreas, para que possam contribuir numa melhor comunicação, interação e produtividade, com foco principal no desempenho esportivo. Que a gente vislumbre uma coesão de alinhamento conceitual, seja nas categorias de formação, seja na transição, seja na prospecção de atletas, seja no trabalho diário e consistente dos nossos profissionais. Esse é o grande desafio: melhorar e qualificar ainda mais esse processo.”

William Thomas

Dentro das ações que empreenderá como Diretor Executivo, William elencou a contratação de atletas como a mais difícil. Afinal, Thomas entende que o jogador de futebol não pode ser analisado fora do contexto em que está inserido, e que qualquer transferência carrega, apesar da expectativa por iminente retorno dentro de campo, necessárias adaptações fora das quatro linhas. Por isso, o profissional defende que o Clube tem a obrigação de oferecer o máximo aporte para que cada atleta atinja a melhor forma possível com a camisa colorada.

“Dentro das responsabilidades da função, uma das mais difíceis é contratar atletas. Porque, antes do atleta, tem um ser humano, uma pessoa. Então, nada mais lógico do que uma avaliação constante e permanente, principalmente apostando que a qualidade do trabalho interno, do dia a dia, pode fazer com que os jogadores cheguem no seu melhor nível. Acredito que vamos compor uma equipe que tem tudo para ser competitiva, e tenho certeza que, quem vier, vai aumentar o nível competitivo interno. Isso faz com que todo mundo se mova em prol do crescimento e da melhora individual, o que vai repercutir no coletivo.

William Thomas

A procura por jogadores disponíveis no mercado de transferências é uma prática que William conduz de maneira integrada ao acompanhamento das categorias de base. Entusiasta do histórico formador do Celeiro de Ases, o Executivo ressaltou que, apesar do imediatismo cobrado pelo futebol, os jogadores precisam ter respeitado seu ciclo de formação, o que exige metas solidamente traçadas e uma constante análise das carências e necessidades presentes no elenco do futebol profissional.

“A tradição nos mostra que o Internacional é um dos grandes formadores de atletas do mundo. Então, quando se fala em avaliação do plantel, a gente tem que fazer uma avaliação também do nosso processo interno, dos jogadores que estão em processo transição. Não existe uma fórmula mágica, os ciclos são muito mais longos, e a continuidade de um alinhamento metodológico, a continuidade de uma integração e a melhora da comunicação no que tange aos processos de treino e desenvolvimento vão fazer com que o Inter alcance o ponto ótimo de aproveitamento.”

William Thomas

O Inter será o quarto clube em que William Thomas e Paulo Autuori trabalharão juntos, sendo que a dupla já esteve reunida em duas ocasiões diferentes no Athletico-PR. Reencontrar o amigo é um estímulo a mais para o Executivo, que enxerga no Diretor Técnico colorado valências técnicas e humanas capazes de contagiar e mobilizar qualquer ambiente – especialmente o esportivo, que tanto convive com a pressão diária por resultados e conquistas.

“O que posso dizer é que o Paulo é um dos poucos profissionais, no futebol brasileiro, que tem a capacidade, nos pilares técnico e humano, de causar impacto no ambiente e nas instituições e, principalmente, de inspirar as pessoas. Mostrar que é possível, acreditar e ver a transformação humana e profissional acontecer no dia a dia. Pra mim, além do convite e da grandeza do Sport Club Internacional, também é um orgulho ter a oportunidade de estar ao lado do Paulo, e ao lado mesmo, porque nossa atuação é complementar.”

William Thomas
Executivo foi apresentado no CT Parque Gigante/Foto: Ricardo Duarte