NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

CONMEBOL Sul-Americana: conheça os adversários do Inter na fase de grupos

A CONMEBOL Sul-Americana começa na noite desta quarta-feira (06/04) para o Clube do Povo. A equipe treinada por Alexander Medina está no Grupo E, junto com Independiente Medellin, da Colômbia, 9 de Octubre, do Equador, e Guaireña, do Paraguai. Primeiro brasileiro a levantar a taça, o Inter vai em busca do bicampeonato. Confira abaixo as principais informações sobre os adversários do Colorado na fase de grupos.

9 de Octubre

Foto: site 9 de Octubre

O primeiro adversário colorado na disputa será o 9 de Octubre, de Guaiaquil, fundado em 1912, e refundado em 1926. A data que dá nome ao clube se deve ao Dia da Independência de Guayaquil dos espanhóis, ocorrida em 1820. Por curiosidade, a equipe não foi fundada em 9 de outubro, mas em 18 de abril.

Cerca de 4 mil e 500 quilômetros separam Porto Alegre e Manta, cidade onde o ‘Súper 9’ sediará o duelo contra o Colorado – mais especificamente, no estádio Jocay, com capacidade para cerca de 20 mil pessoas. 

A equipe do técnico Juan Carlos León tem como principais destaques o goleiro Jorge Pinos, da Seleção do Equador, que já possui um título de Sul-Americana na carreira conquistado com o Independiente Del Valle, em 2019, além do habilidoso camisa 10 Danny Luna.

Na primeira fase, em confronto entre equatorianos, a equipe eliminou o Delfín. Após empate por 1 a 1 no jogo de ida, uma vitória por 2 a 0 em casa garantiu o Súper 9 na fase de grupos. Além do duelo desta quarta-feira, o Inter também enfrenta o 9 de Octubre no dia 24 de maio, no Beira-Rio.

Guaireña

Foto: site Guaireña

Na segunda rodada, será vez de encarar os paraguaios do Guaireña. Clube de Villarica, no departamento de Guairá, tem apenas seis anos de vida – foi fundado em 2016, em uma fusão de times de base da Liga Guaireña de Futebol. A equipe subiu para a primeira divisão em 2020 e vive uma ascensão dentro do futebol paraguaio.

Seu estádio oficial é o Parque del Guairá, em sua cidade natal, porém o time enfrentará o Clube do Povo no histórico Defensores del Chaco, em Assunção, com capacidade para mais de 42 mil pessoas nas arquibancadas. A distância entre Porto Alegre e a capital paraguaia é de cerca de 820 quilômetros.

A equipe treinada por Troadio Duarte tem na experiência de Miguel Paniagua e Juan Aguilar seus principais destaques. O primeiro, zagueiro/volante de 34 anos, é capitão do time, e possui passagens por River Plate-ARG, Olimpia e Cerro Porteño. Já o segundo, meio-campista de 32 anos, é o principal responsável pela articulação da equipe, além de contar com bagagem no futebol europeu e Seleção Paraguaia.

Na primeira fase, em confronto entre paraguaios, o Guaireña despachou o Nacional após vencer por 1 a 0 no jogo de ida e empatar em 0 a 0 no jogo de volta. Contra o Inter, os duelos estão marcados para o dia 14 de abril, no Beira-Rio, e 5 de maio, no Paraguai.

Independiente Medellín

Foto: VizzorImage / Donaldo Zuluaga / Cont

Após enfrentar equatorianos e paraguaios, o Colorado terá pela frente os colombianos do Independiente Medellín. Também chamado de ‘DIM’ (Deportivo Independiente Medellín), tem os apelidos de Poderoso de la Montaña e Equipo del Pueblo. Fundado em 1913, a tradicional equipe já contou craques lendários da seleção nacional, como Higuita e Valderrama. Entre seus títulos, ostenta seis conquistas da liga e outras três da Copa da Colômbia.

O Colorado irá encarar o histórico estádio Atanasio Girardot, com capacidade para cerca de 45 mil torcedores, localizado em Medellín – por volta de 4 mil e 800 quilômetros de distância de Porto Alegre.

A equipe é treinada por Julio Avelino Comesaña, que já levou outra equipe colombiana à final da Copa Sul-Americana. Em 2018, foi vice-campeão com o Junior de Barranquilla, sendo superado pelo Athletico na decisão. Como destaques, o time conta com nomes como Felipe Pardo, ponta que fez carreira na Europa atuando por Braga-POR, Olympiacos-GRE e Nantes-FRA, além dos argentinos Adrián Arregui, meio-campista ex-Independiente, e Luciano Pons, centroavante contratado recentemente junto ao Banfield.

Na primeira fase, o DIM eliminou os rivais do América de Cali nas penalidades, após dois empates em 2 a 1. Os duelos contra o Inter ocorrem nos dias 26 de abril, na Colômbia, e 17 de maio, em Porto Alegre.