NotíciasAssocie-seClubeFutebolServiçosInter Store

Museu do Inter celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Foto: Daniel Marenco/Sport Club Internacional

O Museu do Inter e a Diretoria Feminina e de Inclusão do Relacionamento Social promoveram o primeiro ato do projeto Clube da Inclusão – conjunto de ações voltadas a desenvolver atividades junto a PcD’s. A ação ocorreu nesta terça-feira (02), em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A iniciativa teve parceria da Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo (AFAPA), com o objetivo de proporcionar uma experiência inclusiva e acolhedora para os torcedores com espectro autista e seus familiares.

A visita teve início na Sala Colorada Inclusiva, um espaço inaugurado no final do ano passado, projetado para oferecer conforto e proteção aos torcedores com necessidades especiais. Equipada com abafadores de ruídos e acessibilidade, além de jogos de quebra-cabeça, a sala proporciona uma experiência mais tranquila e acessível aos visitantes em dias de jogos no Estádio.

Um dos momentos marcantes da visita foi a presença do atleta Hyoran, meio-campista do time, que interagiu com os visitantes, tirou fotos e presenteou os membros com um cordão de autismo personalizado do Inter, demonstrando o apoio e a inclusão do Clube do Povo.

“A nossa proposta dessa sala é transformar a relação da família com o futebol. É um espaço para jovens e adultos de TEA utilizarem. Essa ação retrata isso, com presença do mascote, jogador e ex-jogadores, a familia vivendo o estádio, mesmo com ele vazio e sem futebol, desperta paixão”, comenta Tamarisa Lopes da Silva, diretora feminina e de inclusão.

Após explorar a Sala Colorada Inclusiva, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o gramado do Beira-Rio, onde puderam tirar fotos e sentir a atmosfera do estádio.

A visita também incluiu uma atividade de pintura no Museu do Inter, proporcionando uma experiência lúdica e criativa em homenagem à data tão importante. Durante toda a ação, o Saci do Inter e os ex-atletas Hiran e Pinga também marcaram presença, contribuindo para tornar o dia ainda mais especial para os participantes.

Essa iniciativa demonstra o compromisso do Clube com a inclusão e a conscientização sobre o autismo, proporcionando momentos e promovendo a igualdade de acesso a todos os torcedores.